Saúde e Nutrição: Os benefícios dos temperos naturais
Olá queridas, eu sou a Nat nutri da Nati Vozza e aqui do Glam!
Quando monto meus post sempre gosto de abordar situações preocupantes que vivo no consultório, aí corro aqui para comentar com vocês, com o objetivo de evitar que caiam nos mesmos erros.
Alimentar-se bem na correria do dia a dia tornou-se uma tarefa bastante difícil e bem preocupante. Os resultados desta falta de tempo são visíveis no aumento da obesidade, doenças no coração, gastrite, hipertensão, diabetes, depressão, etc.
Que o sal é um vilão da saúde todos sabem, porém, devemos considerar também outros “alimentos” riquíssimos em sal e que muitos acabam esquecendo, como por exemplo os temperos industrializados. Eles apresentam excesso de sódio, gorduras ruins e outros maus componentes, como o glutamato monossódico.
O glutamato monossódico é um realçador de sabor que afeta, principalmente, as células nervosas. Além disso ele aumenta as toxinas do nosso corpo, podendo causar muitos problemas a nossa saúde. E o seu consumo pode favorecer o ganho de peso.
Como já comentei em outro post, apenas 1 cubo desse tempero pronto contém a recomendação de sal do dia todo para um indivíduo adulto saudável, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Por isso recomendo sempre o uso de temperos naturais. Eles proporcionam enormes benefícios para a nossa saúde, além de deixar suas receitas muito mais coloridas e saborosas! Vamos aos benefícios de algum deles:
Alecrim: Esta erva possui ação na redução dos gases e melhora o processo de digestão. Pode ser utilizado em preparações que contenham carne, em substituição ao sal.
Orégano: Possuem propriedades antibactericida e antioxidantes. Pode ser consumido juntamente com azeite de oliva ou em preparações com carne, molhos, saladas ou legumes.
Açafrão: Poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Pode ser utilizado como corante no arroz, frango, carnes e molhos.
Pimenta: Possui propriedade antioxidante. Pode ser consumida na forma de molhos ou até mesmo em geleias.
Canela: Pode auxiliar na diminuição do apetite por açúcar, é muito recomendado para pessoas diabéticas. Podemos adicioná-la a frutas, iogurtes, bolos, pães e também no chá e até no cafézinho.
Dúvidas e perguntar me enviem aqui no Glam ou por e-mail ([email protected]).
Muitos Beijos
Nat 😉
28 de agosto de 2013 at 19:30
amei o post
beijos
http://www.blogdaangelica.com.br
28 de agosto de 2013 at 21:01
Adorei as dicas, alimentação saudável é sempre bommmm!!! Adoroo!!!
BIJOUX? Na Badulacaria tem, curta nossa página: http://www.facebook.com/badulacaria
Bjosss!!!
28 de agosto de 2013 at 22:23
Adorei as dicas! Sempre é bom comer bem!!!
29 de agosto de 2013 at 10:33
Adorei a dica principalmente da canela, não sabia que ajudava no desejo por açúcar e principalmente para quem tem diabetes, já corri e liguei pra minha mãe pra dizer isso pra ela, pq ela é diabética. Valeu. Bjs
30 de agosto de 2013 at 18:11
Muito bom saber que gostou =)
30 de agosto de 2013 at 11:47
Adoooooooooooooooro esses posts!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
30 de agosto de 2013 at 18:11
Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
30 de agosto de 2013 at 14:25
Eu tenho um caso de amor com a canela!!! Eu a descobri como substituto do achocolatado no dia que quero um leite morno!!! Fica uma delícia!!! Mas tenho uma dúvida… estamos tentando engravidar e li que canela é abortivo… Com isso tenho tido receio de utilizar a canela mesmo ainda não tendo a confirmação da gravidez! Tem alguma coisa a ver?
Bjs!
30 de agosto de 2013 at 17:58
Oi Cá,
Tudo bem?!
Não recomendo canela para pessoas grávidas, somente com acompanhamento! Deixa essa delícia para depois 😉
Beijão
30 de agosto de 2013 at 22:10
Oi apenas para contribuir, sou fitoterapeuta, farmacêutica e o alecrim tb é contra-indicado para gestantes, inclusive como tempero, pelos mesmos motivos que a canela. Abs
1 de setembro de 2013 at 09:35
Angela, obrigada pela informações!
Bjsss
2 de setembro de 2013 at 07:30
Oi Nat, e o chimichurri, ta liberado a vontade?
28 de outubro de 2013 at 15:35
[…] Sempre deem preferência aos temperos naturais, como: alecrim, alho, cebola, cebolinha, oréganos, cardamomo, salsinha, alho poro, manjericão, […]