Saúde e Nutrição: Memória X Alimentação

4 de setembro de 2013

 

Olá meninas, eu sou a Nat Nutri da Nati Vozza e do Glam!

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: Memória X Alimentação

Neste post vamos falar de um problema que vem atingindo muitas pessoas hoje em dia e que sempre me deparo no consultório. A falta de memória, por muitas vezes, é ignorada pelos pacientes na hora que vem para um acompanhamento nutricional. O motivo das pessoas ignorarem essa situação é pelo fato de acharem que a alimentação nada tem haver com esse problema. Estudos têm mostrado que a dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Cientistas de uma das mais renomadas instituições de pesquisa dos EUA, estão empenhados em mostrar que a alimentação adequada contribui para evitar o declínio das funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas progressivas como Alzheimer, que ocasiona esquecimentos, dificuldade de raciocínio e alterações de comportamento.

Também foi verificado que uma dieta rica em colina, micronutriente derivado de um aminoácido encontrado fartamente na gema do ovo, não só estimula a atividade cerebral, como pode ser particularmente benéfico para a memória.

Vamos a ALGUNS alimentos que podem dar uma super ajudinha na sua memória:

Ovo: É a principal fonte de colina, que não só participa da formação de novos neurônios, como ajuda a reparar as células cerebrais, sendo fundamental para a memória e o aprendizado. Uma gema tem cerca de 130 mg de colina.
Ele também é fonte de proteína de alto valor biológico e ainda fornece vitaminas do Complexo B, responsável por facilitar a comunicação entre os neurônios.

Peixe: É um alimento excelente para o cérebro e para a memória. Por ser rico em ômega 3, apresenta ação antiinflamatória e protege os neurônios contra os radicais livres. Recomendo os peixes de águas frias, como: sardinha, anchova, atum, arenque e cavala.

Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

Frutas vermelhas: Possuem flavonóides que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Frutas amarelo-alaranjadas, verduras escuras e legumes: Ricas em vitamina C tem ação antioxidante.

Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs: Ricas em vitamina E e Selênio, também fontes de antioxidantes.

Meninas….. viram como através de uma alimentação saudável e adequada podemos dar uma forcinha em muitas questões da nossa saúde?!

Dúvidas, perguntas e sugestões me enviem aqui no Glam ou pelo e-mail ([email protected]).

Beijos
Excelente semana a todas =)

 

 

 

Compartilhe:

9 comentários

Deixe uma resposta

  1. Natty, adorei as dicas!!! nada mais saudavel e nutritivos que comidas naturais!!

    Acesse nosso site para ficar de olho na semana de moda da Mercedes Benz em Nova York que começa amanhã!! http://www.arttmode.com

  2. Adoro estes posts de nutrição e sigo varias dicas! Tankyou!

    1. Fico muito feliz em saber, obrigada!
      Bjs

  3. Oi, Nat! Tudo bem? Vi que você recomendou o consumo de ômega 3, presente nos peixes. Não como peixes todos os dias, mas uso semente de linhaça diariamente (1 col. de sopa), que sei que também possui ômega 3.

    Sei que ele é um tipo de gordura, e pelo fato de estar em uma dieta de emagrecimento, gostaria de saber se tem problema eu consumir um peixe rico em ômega 3 e a linhaça no mesmo dia.

    Obrigada pela atenção!

    1. Olá Isa,
      Tudo bem?!
      Sem problemas!
      A linhaça é um excelente alimento. Rico em fibras que ajudam no funcionamento do seu intestino e aumenta a saciedade, sendo excelente para quem quer perder peso.
      Beijinhos
      Nat

    1. Obrigada!
      Bjs

  4. Nat, estava comentando sobre exatamente este assunto hj no meu trabalho. Seu post caiu como uma luva!! hahaha
    Beijo

    1. Hahahahahaha ….. Adivinhei!

      Bjs