RECEITA DE RISOTO DE ASPARGOS, BACON E MASCARPONE
Oi Meninas, tudo bem? Sou Patricia Guimarães do Blog Senhora Mesa e venho com uma super receita de risoto, que é um dos meu pratos preferidos para receber pessoas em casa.
Ele é muito versátil, e depois que você aprende a fazer, é só ter atenção que não erra mais, e pode combinar praticamente todos os ingredientes e criar muitas outras receitas. Eu adoro aspargos e adoro quando misturamos um ingrediente meio amargo em receitas de risoto. Experimente fazer também com endívias!
Dica 1. use a medida de 1 xícara de café para cada convidado. Você pode achar pouco, mas realmente é o suficiente.
Risoto
Ingredientes para 04 porções:
4 xícaras de café de arroz carnaroli ou arbóreo;
5 aspargos picados cozidos no vapor (prefiro o vapor porque conserva a cor e nutrientes, mas pode ser passado rapidinho pela água também)
5 fatias finas de bacon fritas;
1 xícara de vinho branco;
1 Litro de caldo de legumes (abaixo dou uma receita super legal que uso em casa);
2 colheres de mascarpone;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
1 fio de azeite
Modo de Preparo:
Deixe o caldo aquecido em uma chaleira. Em uma caçarola ou mesmo uma frigideira funda, coloque 1 fio de azeite e coloque o arroz. Deixe ele incorporar nesse azeite por cerca de dois minutos.
Coloque o vinho e deixe evaporar, não precisa ficar mexendo nessa hora. Assim que evaporar coloque aos poucos, em conchas, o caldo e vá mexendo. Repita esse processo até quase chegar ao ponto. Nessa hora é importante você prestar atenção. Se acha que seu arroz está quase bom, e mais uma concha alcança o ponto que deseja (hoje em dia prefiro ele um ponto acima do al dente), coloque o bacon, os aspargos, sal e pimenta e prove. Não é feio provar enquanto cozinha, é extremamente necessário!
Dica 2. Desligue o fogo enquanto ainda estiver com um pouco de caldo. Acrescente o mascarpone e tampe a panela. Espere 5 minutos e sirva. Ele estará cremoso, não ficará seco. O ponto ideal é que ele seja cremoso, mas que não escorra pelo prato.
Dica 3. É muito importante ficar mexendo o risoto. Quando você mexe, o amido do arroz (esses arrozes são mais ricos em amidos) libera com mais facilidade, dando mais cremosidade ao risoto.
11 de março de 2015 at 21:48
Oi! faltou a receita do caldo… Posta pra gente!
Beijos, Pá.
@papalombo