DICAS DE VIAGEM PARA ÁFRICA
Oi meninas, tudo bem? Aqui é a Camila Neves (@camilaneves) do blog Beauty and the City. Hoje o post vai ser um pouco diferente. Não vou escrever sobre uma experiência que tive, mas que estou tendo. Sempre gostei de fazer trabalhos voluntários no Brasil, mas vir à África ajudar crianças carentes era desejo antigo. Primeiro porque sou apaixonada por crianças, segundo porque é no mínimo deprimente ver um pessoinha que mal chegou ao mundo sofrer tanto pela falta de necessidades tão básicas, e terceiro porque o continente africano conta com áreas realmente pobres, de um jeito que muitos de nós nem imaginamos.
Não que o Brasil esteja isento disso tudo e não precise de ajuda constante. Pelo contrário. Mas há países que dificilmente sobreviveriam sem ajuda internacional. E Moçambique é um deles.
Cheguei em Maputo, capital do país, há pouco menos de duas semanas; vim conhecer o trabalho da Vida para África, ONG comandada pela Magaly que auxilia na educação de crianças de 3 a 5 anos em escolinhas comunitárias de áreas extremamente precárias. As aulas acontecem pela manhã e incluem atividades semelhantes às de escolas particulares: dança, música, desenho e alfabetização. A diferença está na estrutura do espaço, é claro, todo mantido com ajuda de doadores (25 reais são suficientes para alimentar uma criança durante um mês inteiro!).
É um trabalho lindo de ver, mas mais incrível ainda é fazer parte, colocar a mão na massa. Difícil transformar em palavras a emoção do primeiro encontro com o grupo supervisionado pela Filomena na Zona 44 Santos, em Matola. Foi lá que nasceu o projeto, há nove anos. Hoje, 62 crianças são educadas enquanto seus pais e tios vão trabalhar. Como essa, há outras 37 escolas moçambicanas beneficiadas, totalizando 1.800 meninos e meninas.
Há muitos órfãos, e mesmo os que moram com a família são sedentos de carinho e atenção. Toque é coisa rara em casa; o que eles mais precisam é de um abraço bem dado. E se um abraça, todos querem abraçar. Se um beija, todos querem beijar. E vira festa.
Parte o coração ver meninas descalças, com os pezinhos sujos de terra, sem ter o que calçar. Meninos vestindo a mesma camiseta furada e encardida todos os dias. Mas fico feliz em saber que todos eles podem ter a esperança de um futuro melhor. Afinal, estão sendo alfabetizados.
Falta uma semana para eu voltar ao Brasil, já ansiosa para vir para cá o mais breve possível. De preferência com muitas doações ? Quem se interessar, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Semana que vem escrevo sobre mais um super destino para vocês!
31 de julho de 2015 at 11:49
Oiii meninas, visitem o blog http://www.espacoviciante.com esta no inicio mas vcs vão gostar … beeeeeijos !!
31 de julho de 2015 at 15:18
Alguém sabe de algum trabalho voluntario desse tipo aqui no Brasil? No nordeste por exemplo, se sim poderia indicar alguma ONG de confiança. Obrigada.
2 de agosto de 2015 at 19:15
Olá sou proprietária da La chica de Oro gostaria de doar uma joia em q vc promovesse tipo de um leilão para arrecadarmos fundos para as crianças ! Obrigafs
4 de agosto de 2015 at 07:56
Você é linda por dentro e por fora…parabéns…..é mt fácil dizer que quer ajudar, mas realmente ir lá e colocar a mão na massa, é mt lindo…..estou admirada por sua coragem, pois além de tudo, é mt difícil ver de perto tudo isso, a pessoa tem que ser muito forte mesmo. Parabéns!
4 de agosto de 2015 at 22:17
Parabéns Camila! LInda a sua iniciativa, são poucas as pessoas que realmente se dispoem a esse tipo de trabalho.
10 de agosto de 2015 at 08:23
Chorando litros, que lindo. Parabéns e continue sendo este espírito de luz na terra. Levando um sorriso e um abraço a quem mais precisa… E inspirando as pessoas a fazerem o mesmo…
10 de agosto de 2015 at 14:40
Que lindo esse ato. Há tempos quero fazer trabalho voluntário na África, mas fico meio insegura quanto a seriedade dos programas! Bom saber o nome da ONG. Beijos.