Diário Saúde: Suplementos de Carboidratos
Ei meninas, que saudades da nossa tag-queridinha, né?
Hoje a Dra Jamila vai abordar um assunto polêmico, porém que muitas perguntaram nos comments.
Espero que gostem! Bjs
Nati
”
Suplementos: o que, quando e pra que – Carboidratos
Muita gente quando começa a malhar já logo fica ligada no comentário geral da academia, que é quase sempre Sobre o suplemento da vez. Tem quem tome whey, tem quem tome creatina, tem quem tome albumina, tem quem tome malto ou qualquer suplemento de carboidrato, mas todos no fundo tem um objetivo: no caso dos homens, ficar forte, e no caso das mulheres, ficar “sarada”, ou definida. A própria Nati deu aqui sua dica de proteína que consome e os efeitos que tem observado. O que muita gente não sabe é para que serve de fato o suplemento e aonde ele atua.
Os suplementos são, como o próprio nome diz, substâncias usadas para suplementar a dieta, quando a alimentação muitas vezes não é suficiente ou não se consegue alcançar aquele objetivo buscado somente com a alimentação. O que acontece muitas vezes é que as pessoas usam os suplementos como estratégias “milagrosas”para alcançar um objetivo que poderia ser alcançado com um pouco de paciência e mais tempo. Afinal de contas, os suplementos são substâncias artificiais usadas para um objetivo mais específico, não devem ser tomados indiscriminadamente e NADA SUBSTITUI a boa e velha alimentação!
Começando pelos suplementos de carboidratos, sua principal função é fornecer energia para a prática de atividade física e preservação da reserva energética. Esse tipo de suplementação é indicada antes e durante o treino, para fornecer toda a energia necessária para que seja possível obter o máximo aproveitamento do treino. Os principais tipos de suplementos de carboidratos ou que contém carboidratos encontrados são:
• Maltodextrina: Tipo de carboidrato muito usado e possui como característica uma absorção mais lenta e gradativa, sendo mais indicada para atividades de longa duração, colaborando para retardar a fadiga.
• Dextrose: Suplemento de absorção mais rápida ideal para fornecer energia quase imediata ou repor rapidamente as reservas do organismo.
• Sport drinks ou repositores hídricos: Sem citar marcas, são aquelas bebidas que compramos prontas em supermercados ou lojas de produtos esportivos. Contém em sua composição carboidratos e eletrólitos. São interessantes para reidratar o organismo, principalmente em modalidades que levam à produção de muito suor ou de longa duração. Um excelente substituto natural dessas bebidas é a água de côco, que também possui carboidratos e reidrata de forma natural o organismo.
• Géis de carboidratos: São apresentados normalmente em forma de sachet e são consumidos logo antes do treino ou quando se necessita de reposição energética rápida, pois são compostos de carboidratos de rápida absorção. São práticos e mais fáceis de serem consumidos durante o treino, principalmente em casos em que não é possível parar para se alimentar ou consumir outros tipos de suplementos. São usados também em casos em que não se pode encher demais o estômago ou evitar desconforto gástrico.
• Barras energéticas: São como barras de cereais, porém ricas em carboidratos e usadas quando se quer repor energia de forma prática durante o dia ou nas atividades físicas.
O ideal é sempre que possível fazer uma refeição que chamamos de “pré-treino”, que como eu já comentei em posts passados, vai fornecer energia necessária para que seu treino seja feito da melhor forma possível, preservando suas reservas energéticas e musculares e evitando a fadiga e desmaios ou alterações de glicemia ou pressão. Esses suplementos são geralmente indicados para os casos em que não é possível realizar uma refeição pré-treino adequada, pois eles cumprirão a função de fornecer a energia.
Dentre os apresentados, o mais indicado nesse caso é a maltodextrina, por evitar picos de glicemia rápidos e acentuados devido à sua absorção mais lenta e gradativa, fornecendo energia durante toda a duração do exercício. A suplementação de carboidrato durante o exercício é mais indicada em casos em que o treino tem duração maior que 2 horas ou é de alta intensidade.
É sempre bom reforçar que carboidratos são aqueles temidos que podem engordar, portanto sua suplementação deve ser feita de forma controlada e adequada ao objetivo e tipo de exercício. Geralmente em casos de treino de musculação em academia com algum exercício aeróbio, caso a refeição pré-treino tenha sido adequada, não é necessária a suplementação de carboidrato!
Sou sempre a favor em dar prioridade à alimentação, é mais saudável, natural e fornece todos os nutrientes necessários ao organismo!
E no próximo post, os famosos suplementos de proteínas!
Saúde sempre!!
Beijos!
Jamila Vital Barbosa
Nutricionista
CRN 1- 7323
[email protected]
(61) 9294 2431
“
30 de janeiro de 2012 at 11:28
Já ouvi falar que suplementos podem causar problemas renais… Será que é verdade?
30 de janeiro de 2012 at 11:49
Um pouco de medo quando à suplementos… Mas a dica é boa!
Beijos
http://blogheloisamuller.blogspot.com
30 de janeiro de 2012 at 11:56
Mal posso esperar pelo post de suplementos de proteinas porque eh o que eu mais preciso… nao como carne vermelha, nem frango entao tenho muita dificuldade em ganhar massa magra.
Parabens pelo post.
30 de janeiro de 2012 at 12:43
Adorei as dicas!!! E queria propor um Diário Saúde que indique quais são as refeições pré-treino adequadas, para que fique mais claro. Adoro o blog, sigo todos os dias!!!!
beijo.
30 de janeiro de 2012 at 12:50
Claro, vou sugerir tá?
Bjos linda
31 de janeiro de 2012 at 15:41
Olá Gabriela!
Já falei sobre isso meio que por alto uma vez, mas posso focar mais!
Beijos!
30 de janeiro de 2012 at 16:16
Oi, Nati! Tudo bem?
Esse é o primeiro post de Diário Saúde que eu leio, então me desculpe pela pergunta, mas eu gostaria de saber se a refeição pré-treino ideal já foi esclarecida em algum outro post dessa série?
Obrigada e parabéns pelo lindo blog! Beijos!
30 de janeiro de 2012 at 17:48
OI Bianca,
A Jamila já falou alguma coisa, mas não entrou muito no assunto. Vou sugerir essa pauta, tá??
Mil beijos
30 de janeiro de 2012 at 16:59
AMEI o post… logo agora que vou começar a MALHAR mesmo! 😀
Beijos, Lu.
http://luearu.blogspot.com
30 de janeiro de 2012 at 21:02
amei o post.. eu adoro malha!! eu tomo whey apos meu treino, mais a minha alimentação é otima, como mt proteina!! vo adora o posto sobre proteina, aguardo ansiosa!! beij
31 de janeiro de 2012 at 11:16
Muito bom o post!! Alem do post sobre a refeição pré-treino, poderia tbm dar uma sugestão de pós treino, pois tenho grande interesse em ganhar massa muscular, sem engordar.
Beijoo
31 de janeiro de 2012 at 22:09
Só um questionamento, no inicio deste post, você menciona a Jamila como Doutora, e por favor, Nutricionista não é Doutor(a). Gosto muito do Blog apenas um questionamento para não ficar, meio, amador. Não me leve a mal, foi apenas um toque de leitora do Blog.
2 de fevereiro de 2012 at 16:14
Olá Nati, gostaria de te parabenizar pelo blog e por essa proposta muito interessante de falar acerca de saúde. Muitas vezes ñ temos a oportunidade de irmos a nutricionistas para termos um acompanhamento melhor em nossa alimentação e o blog vem nos ajudando nisso. Em especial gostei mto desse post pq sou “rata” de academia, fico feliz com sua contribuição. Parabéns e obrigada. Bjsss! Leio o glam4you quase todos os dias… adorooooooooo.
2 de fevereiro de 2012 at 16:31
Que bom Camilla =))
Mil beijosss
15 de fevereiro de 2014 at 18:27
Amigo voltei a treinar e tenho horarios d trabalho e refeições sem hora certa , sou magro e tenho dificuldade d ganhar peso …qual suplimentos me recomenda e quais horas tomar para ganho d massa pod ser com pouco gordura ?? q consiga aumentar meu peso tenho 1,75 e 65kg estou pensando em agregar um pro hormonal tambm.
Obrigado e Parabéns pelo blog