Diário Saúde: Dietas X Ilusão
Fiquei até espantada com a quantidade de comentários no primeiro post dessa Tag. Achei ótimo, pois significa que muitas estão pensando e querendo sempre melhorar, não apenas esteticamente, mas em saúde, que é o que importa. Quando começamos a pensar na saúde/ no interior, o exterior agradece.
Uma leitora muito querida, me enviou um email logo depois do post, se disponibilizando à falar mais sobre nutrição e saúde, já que ela é Nutricionista. Eu achei perfeito, e hoje mesmo já começamos a falar com a Dra. Jamila Vital.
Hoje será uma introdução, mas nos posts seguintes vamos falar sobre cardápios, alimentos amigos do corpo, e etc. Quem tiver alguma dica e dúvida para os próximos posts, pode deixar nos comentários =)
Ps: Quero aproveitar o post para dar uma dica MUITO boa. Eu nunca gostei de arroz integral, e sempre soube que o arroz branco é um vilão (apesar de ser apaixonada por ele). Resolvi provar um “arroz” chamado 7 Grãos, da marca PARIGI. Provem, além de fazer MUITO bem ao corpo, é muito gostoso e não engorda como o arroz branco.
Bom, vou deixar a Jamila “conversar” com vocês! hihi (eu falo muito, né. Eu sei).
“A Ilusão das dietas milagrosas
Se você tem o hábito de fazer um sacrifício imenso, passar fome, comer alimentos mirabolantes e perder peso de forma milagrosa em 1 semana e ganhar de volta tudo e mais um pouco em 3 dias, você faz parte do grupo em que as “dietas da moda” prevalecem. E se você espera ser parabenizado, tenho uma triste notícia pra você: Esse tipo de alimentação não supre as suas necessidades diárias, causando carências de substâncias essenciais ao seu organismo, gerando danos que vão de dentro pra fora. Pele, unhas e cabelos ficam danificados, frágeis, quebradiços, opacos e sem vida; Seu corpo fica sem energia e sem disposição para realizar suas tarefas básicas do dia-a-dia, seu humor sofrerá alterações frequentes e a sua saúde será largamente prejudicada.
O grande problema das dietas da moda é a falta de alimentos básicos necessários para nutrir o seu corpo. Geralmente são monótonas, com pouca variedade de alimentos e pequenas porções de comida, que não alimentariam nem um cachorrinho de pequeno porte!
A princípio tudo funciona maravilhosamente bem: o ponteiro da balança abaixa, a calça entra, o vestido fica lindo e você se sente confiante pra entrar naquele shortinho branco que está na moda. O problema em longo prazo é que seu corpo não suporta tão pouca quantidade de comida e pára de funcionar corretamente, causando maior lentidão no seu metabolismo, levando o seu organismo a gastar menos calorias que deveria e a poupar aquilo que você come para momentos de emergência, exigindo de você mais comida!
Nessas horas surgem as compulsões, quando a fome vence e você devora tudo que tem na geladeira em 20 minutos. E depois chora, se descabela e acha que o mundo acabou rsrs.
Desculpe assustá-las, mas essa é a verdade. Quando você passa por vários períodos de privação de comida o seu corpo tenderá a acumular tudo que você come, causando o resultado inverso do esperado. E quando terminam os dias de tortura e tudo que você quer é devorar aquela torta de chocolate, vem o famoso efeito sanfona, levando ao ganho de peso igual ou superior ao peso perdido.
De nada adiantará usar o look mais atual se seu corpo está dando os sinais de que precisa de ajuda. Nada ficará totalmente harmonioso se seu cabelo, sua pele e as suas unhas não estiverem saudáveis e fortes.
Uma alimentação balanceada, contendo frutas, hortaliças, carnes, cereais, feijões e todos os grupos alimentares é fundamental para despertar a sua beleza e harmonia de dentro pra fora. Cuidar da aparência vai muito além de um corpo magro, pois não adianta estar magra e não estar saudável!
Pense nisso: Saúde, bom humor, disposição e felicidade são fundamentais para uma vida com qualidade e equilíbrio.
A reeducação alimentar é o primeiro passo para se alcançar um peso dentro do esperado sem prejudicar a sua saúde! E para que ela seja completa e adequada consulte sempre um nutricionista! Ele é o profissional mais indicado para qualquer orientação alimentar!”
Jamila Vital
Nutricionista
CRN 1- 7323
19 de outubro de 2011 at 10:05
Muito bom esse post… nada de dietas mirabolantes, o que vale é reeducação alimentar!!!Gostaria de saber da Jamila uma dieta para quem esta tentando engravidar
beijosss
19 de outubro de 2011 at 10:28
Ainda nao quero ter baby mas achei a ideia da Fabricia, ótima. Aliás, excelente post Naty, vamos pensar em algo mais sólido, a longo prazo e de fato funcional. beijinhos Pa
http://www.useinaoqueromais.com.br/
19 de outubro de 2011 at 10:29
Adorei o post Nati!
Realmente existe mta mentira nessa dieta milagrosas, onde no fundo acaba fazendo um mal pra saúde.
Beijooos
http://www.idfashion.com.br
19 de outubro de 2011 at 10:45
É a mais pura verdade, Nat! Minha mãe é nutricionista tb e me dá muitas diquinhas, nem sempre sigo muito…rsrs…mas sei que ela esta certa!
Quanto ao arroz 7 grãos, amo e só tem desse aqui em casa, o maridão tb ama!
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.com
@loveshoesblog
19 de outubro de 2011 at 10:46
Oiie Naty!!
Vc comentou do Arroz, já provou o Arroz Ritto é otimo e integral!!
Estou te mandando um link otimo!
http://www.maeterra.com.br/site/index.php?page=ritto
Beijoss
19 de outubro de 2011 at 10:48
Adoreii o postt!
19 de outubro de 2011 at 10:52
NAty, super apoio este tipos de post!!!
Não existe milagre e sim esforço para se adequar a um novo tipo de alimentação …mais saudavel!!
beijos
Ma Amorim – Blog Tips and Trends
http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
twitter: @_TipsandTrends
19 de outubro de 2011 at 10:56
Concordo 100% com tudo isso… vivo falando essas coisas p as minhas amigas q vivem fazendo as dietas da moda…
Desde que passei a ter uma vida saudavel naturalmente sem “grandes sacrificios”, sair do tam. 42 p 38.
Aprendi uma coisa no livro do ABILIO DINIZ: o que engorda eh a regra e nao a excecao.
GREAT POST!!!
xx
http://www.ilovenystyle.blogspot.com
19 de outubro de 2011 at 10:58
Amei a nova tag!!!Post perfeito!!!
bjinhos
Cacau Rivas
http://www.blogdacacaurivas.com.br/
@Blog_CacauRivas
19 de outubro de 2011 at 11:02
Adorei!!!! Dra. Jamila, bem vinda! Naty, muito boa sua idéia de trazer uma nutricionista para escrever para nós! AMEI!
19 de outubro de 2011 at 11:03
Nati, achei show de bola os posts sobre como cuidar da saúde, tb estava na mesma situação que vc, porque esperar ficar uns 10 kg acima do peso para depois pensar em emagrecer?? Minha alimentação ja é saudável a muito tempo, mas agora cortei alguns excessos e ja estou vendo resultado!!! beijão e parabéns pela iniciativa!!!!
19 de outubro de 2011 at 11:08
Tbm quero dieta pra quem tá tentando enfravidar!! rs
Beijos
19 de outubro de 2011 at 11:12
curti muito essa nova tag! para um proximo post, gostaria de ver um exemplo de uma dieta SAUDAVEL e que ajude a emagrecer
19 de outubro de 2011 at 11:17
Muito importante as informações. Saúde acima de qualquer coisa.
http://www.lalicci.com
@LalicciStore
19 de outubro de 2011 at 11:22
é isso aí, Nath! temos que pensar em saúde!
bjo,
lili
http://meubemestar.wordpress.com
19 de outubro de 2011 at 11:36
Nati, adorei essa tag… Para quem é daqui de SP e mora perto de Pinheiros, recomendo um rest muito bom super saudável, o Integrão. A comida é muito boa (macrobiótica), eu amo! Almoço lá quase todos os dias! Beijos
http://dedodemocas.blogpost.com
19 de outubro de 2011 at 11:45
Naty,
Muito legal a TAG, viu?
Você falou sobre o arroz integral e eu sinto a maior diferença!
Conversei com um nutricionista e troquei toda a alimentação por alimentos integrais e mais saudáveis.
O arroz branco “virou” integral (7 grão Tio João), o leite de vaca “virou” leite de soja, o macarrão normal “virou” integral… e por aí vai. Impressionante a sensação de saciedade que dá, você come pouquinho e se sente saciada por muito mais tempo, super vale a pena.
Trocando assim, junto com exercícios, eliminei 8kg em 2 meses que ganhei comendo besteira, mesmo sem ter tendência a engordar…
Muito boa sorte!
Beijo, Adeline
19 de outubro de 2011 at 11:48
Naty, adorei esse post…já até imprimi! rsrs.
Adorei em especial a frase da Jamila na seguinte parte..
“De nada adiantará usar o look mais atual se seu corpo está dando os sinais de que precisa de ajuda. Nada ficará totalmente harmonioso se seu cabelo, sua pele e as suas unhas não estiverem saudáveis e fortes”.
Na verdade os looks maravilhosos..precisam estar em harmonia com um bom corpo, com um cabelo e pele bem cuidados, com um sorriso bonito e aí vai..
Beijos
http://marichedid.blogspot.com/
19 de outubro de 2011 at 11:54
Nati, acho q vc poderia nos contar como ta sendo o seu menu pós-spa… pra gente ter uma noção das quantidades, embora saibamos que varia de organismo p organismo.. coloca vai!!! bjos
19 de outubro de 2011 at 11:54
Nati, acho q vc poderia nos contar como ta sendo o seu menu pós-spa… pra gente ter uma noção das quantidades, embora saibamos que varia de organismo p organismo.. coloca vai!!! bjos
19 de outubro de 2011 at 11:58
Adorei o post. Gostaria de ter mais informações sobre alteração de humor x alimentação. Parabens pela iniciativa. Saúde é o que interessa.
19 de outubro de 2011 at 12:01
Natii, adoro muito seu blog, diariamente estou aqui!
Tenho uma grande duvida, eu não gosto de salada, não adianta ja tentei comer mais não entra! kkkkk
Queria saber o que deveria comer no almoço, ja que nao gosto de salada, qual seria o almoço ideal?
bjoos
19 de outubro de 2011 at 12:05
Parabéns pelo post! Moda, beleza e saúde tem tudo haver!! E vai servir de inspiração pra muita gente… Beijos
19 de outubro de 2011 at 12:49
Adorei o post! Um assunto que eu acho legal também é falar do leite, pois ouço muitos dizerem q é bom para a saúde e outras nutricionistas dizem que não se deve comer nem os derivados.
Beijos
19 de outubro de 2011 at 12:54
Adorei a novidade!!!!!! =D
http://mariliaontherocks.wordpress.com
19 de outubro de 2011 at 12:56
Gostei muito do post! Também como arroz integral a bastante tempo! Vou experimentar o 7 grãos. Gostei muito da dica!
Bjos
http://www.desejosdehoje.com.br/
19 de outubro de 2011 at 12:59
Adorei o post! Também como arroz integral a bastante tempo! Vou experimentar o 7 grãos! Gostei da dica!
Bjos
19 de outubro de 2011 at 13:11
Oi meninas, otimo post! Eu tive bebê há 9 meses e engordei 12 kilos. Parei de amamentar há 3 meses e acabei nao conseguindo perder 8kg. Resolvi contratar uma nutricionista e fazer uma reeducação. Ela é totalmente contra dietas radicais, e estou amando o resultado. Eliminei 3 kg no primeiro mes. Como de tudo (saudavel) com moderação e sigo a risca o cardapio. Vale a pena… sem contar que finais de semana é livre (com moderação). Bjs
19 de outubro de 2011 at 13:47
Naty, tb sou nutricionista e assino embaixo do que ela escreveu! Beijãooo
19 de outubro de 2011 at 13:49
Nati.. estou adorando a tag. ate porque, estou em plea Reeducação alimentar.. acho que a Dra poderia abordar temas como.. Indice glicemico dos alimentos e o mal que isso faz.. e tbem falar sobre alimentos termogenicos… fica a dica.
bj
19 de outubro de 2011 at 14:01
Ah e adorei essa tag com a nutri pra esclarecer as dúvidas das meninas!
19 de outubro de 2011 at 14:03
Nati vc é uma fofa mesmo! Sempre pensando nas suas leitoras queridas!! Amei essa nova tag e acho super importante essa conscientização. Eu mesma tenho uma amiga que não come (literalmente) pq acha que assim irá emagrecer e não há quem consiga fazê-la mudar de ideia! Ceder seu espaço para que alguem fale de nutrição mostra como vc é inteligente e se importa com a gente! Parabéns!!!
19 de outubro de 2011 at 14:15
Oi Nat, adorei o post com a nutricionista. Sou muito ligada em alimentação saudável e desde sempre mantenho hábitos alimentares saudáveis, não só para me manter magra mas também para cuidar da saúde. A ingestão de arroz integral é excelente para o organismo, pois além de dar uma maior sensação de saciedade, também melhora o funcionamento do intestino. Eu como todos os dias e adoro.
Um assunto interessante para a nutricionista abordar aqui no blog seria o consumo de LEITE…alguns nutricionistras defendem e outros não, eu gostaria de entender melhor…eu pessoalmente não tomo leite, pois descobri que em mim provoca sensação de estufamento e gases o dia inteiro (um horror!). Beijão!!!! Lóren
19 de outubro de 2011 at 14:16
Estou amando esses posts sobre saude!!
http://www.xicabrecho.blogspot.com
19 de outubro de 2011 at 14:38
Estou amando suas dicas de saúde, inclusive estou tentando manter a minha dietinha baseada no que vc posta aqui e no twitter.rsrs
Parabéns!!
bjs
19 de outubro de 2011 at 15:04
Amei a novidade, nati. Estou em fase de reeducação alimentar, ja fiz várias dietas milagrosas que realmente fazem efeito a curto prazo, depois os quilos voltam. Também gostaria de saber mais sobre os efeitos da mudança de humor de acordo com a alimentação. Beijão
19 de outubro de 2011 at 15:16
Naty o post esta simplismente perfeito! Amei todas as dicas e instruções!
Mas gostaria de um post com dicas pra as meninas que querem perder peso, mas tem horror a verduras “meu caso”, sei que elas são essenciais, mas já tentei de tudo e juro não consigo comer! Agradeceria saber um pouco mais dessa disfunção e claro receber dicas!
Beijosss.
http://www.natyfigueiredo.com
19 de outubro de 2011 at 15:21
Adorei essa novidade. Muito legal esse novo quadro. Estou um momento de reeducação alimentar, e vou adorar ler mais sobre isso.
Parabéns.
Beijos!
19 de outubro de 2011 at 17:04
Adoreei o post !
Mesmo sendo estudante de Nutrição eu tbm gosto de moda. Não vou nem ficar escrevendo, porque a Nutri já falou tudo que acredito: não adianta estar magra e usar a peça do momento se o corpo tá dando sinais de que não anda muito bem ! Procurem sempre um Nutricionista ! 😀
beijos
19 de outubro de 2011 at 17:52
Nati muito legal esse post..o que mais existe é mulher passando fome e depois chutando o balde!!No meu blog eu gravei um vídeo fazendo um recita de uma omelete com bastante proteína e uma delícia. Fiz um ovo sem gordura nenhuma , muito legal… Qq hora dessas vou fazer um molho de atum com creme de ricota pra macarrão. Quem quiser entra lá http://www.marifontana.blogspot.com .
A melhor coisa é poder se alimentar bem, não passar fome, ter prazer em comer e continuar Linda…
Um beijinho
Mari
19 de outubro de 2011 at 18:03
Eba, vou ver!!!
Bjão e obrigada Mari
20 de outubro de 2011 at 11:35
Amei essa tag!essas dicas são tudo que estou precisando no momento!
Beijo
20 de outubro de 2011 at 12:05
Natyy muito boa essa Tag continue com ela pq eu tô amando….inclusive queria dicas para substituir os doces, sou compulsiva por doces.. se fico nervosa como um doce… então queria alguma dica pra substituir por algo saudável.
Brigadinha!
Beijaoo!
20 de outubro de 2011 at 22:20
Amei essa nova tag
é um assunto que interessa a maioria da mulherada e não vemos por aí em blogs, vai ser bem legal ter um blog querido com uma tag para ajudar cuidar do corpicho *-*
20 de outubro de 2011 at 23:12
Adorei a TAG ! É um assunto que todos os dias está estampado em várias revistas,muita gente segue,mas nunca vê resultado. É ótimo entrar em um blog de moda,e ver que não precisamos dessas loucuras para estar na moda. Adorei a ideia de por uma nutricionista falando sobre vários assuntos relacionados à alimentação,dietas e loucuras para entrar no “padrão”,afinal,quem melhor que elas para falar sobre isso,? beijos
20 de outubro de 2011 at 23:27
Falar de reeducação alimentar é fundamental na época do fest-food, comer o que esta a mão, sem planejar e sem pensar, você é o que você come e eu quero ser saudável e magra, não agora mas sempre.
Sou testemunha viva da reeducação alimentar estou em busca do emagrecimento sustentável, eliminei 10,8 quilos em 6 meses e a minha meta inclui mais 10 quilos.
Não posso deixar de elogiar a matéria e dizer: essa nutricionista é minha sobrinha.
beijos
21 de outubro de 2011 at 10:43
Bom dia!
Ja fiz mtas dietas loucas rsrs… mais como sempre nada resolve então entendi que o negocio é reeducação alimentar, por este motivo criei um blog para interagir com todas vcs, crieo ontem e nele vou falar das minhas experiencias no dia a dia e das dificuldades tb rs…
Visitem meu blog, conto com ajudas de vcs tb nessa tarefa =)
21 de outubro de 2011 at 11:27
Adorei o post..Dra. Jamila está de parabéns..falou simplesmente a realidade de muita gente hoje em dia….
Antes de pensar no que fazer..pense primeiramente na sua qualidade de vida..e não procure idéias fáceis de se realizar (dietas da moda)…
A saúde em dia..o corpo em forma e a mente limpa, exige esforço, disciplina de dedicação…alimentação saudável…atividade física e logo, logo se alcança os resultados..
Até mais..
Bjim
24 de outubro de 2011 at 14:14
Confesso que sou praticante dessas dietas loucas, mas depois de muito pensar estou me adaptando a uma dieta balanceada.
Adorei o post! Parabéns!
25 de outubro de 2011 at 14:34
Adorei a nova tag, tbm! Te entendo muito…temos mais ou menos a mesma altura e o mesmo drama dos 3 kg que oscilam na balança, tenho 1,62m e devo estar com 54, 55kg, querendo chegar aos 52… espero boas dicas no blog! Sorte pra todas nós