Diário de Viagem: Rio Grande do Norte

14 de fevereiro de 2014

Oi Girls, que semana agitada – enfim sexta rsrs -.

Sabe, depois de 15 dias em NY com os termômetros negativos, lia os comentários de vocês sobre o calorzão que está fazendo por aqui e, confesso que já nos últimos dias de viagem, fiquei com um pouco de inveja rsrs. Por isso resolvi postar o Diário de Viagem da nossa linda e querida Manu – colunista do blog – com uma super dica dentro do nosso lindo país. Confiram!!

Olá meninas! Tudo bem?  Aqui estou eu novamente, dessa vez para falar de um Estado que sou apaixonada: Rio Grande do Norte.

Não há quem o visite e não se surpreenda! O Rio Grande do Norte tem uma participação no turismo relativamente nova quando começou a se destacar apenas alguns anos atrás, na década de 80, apesar de ter uma história que data praticamente do descobrimento do Brasil. Os portugueses chegaram naquelas terras no meio do século XVI e ali já estavam os franceses e a tribo Tupi chamada potiguar (Daí vem a origem do nome dado aos que nascem lá).

Diversas nacionalidades brigaram pela conquista formal da região: franceses e até holandeses almejavam a colonização mas foram os portugueses que fundaram oficialmente, em 25 de dezembo, a cidade que se chamaria NATAL e onde começou a história desse belo Estado.

Essa paixão que os estrangeiros têm pela terra explica-se fácil! O Rio Grande do Norte é lindo, muito mais do que pode-se sequer imaginar. Espero que vocês gostem da seleção que fiz das coisas que mais curti e claro, não deixem de comentar e deixar outras dicas para as leitoras!

1) O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO

Localizado em Pirangi, 20 km de Natal, a história do cajueiro se mistura com realidade e fantasia. Teria sido de fato plantada por volta de 1888 por um antigo morador local ou apenas obra de uma ágil cutia que escondeu seu alimento e acidentalmente deu origem a essa bela árvore? As duas versões se esbarram mas o que vale mesmo é admirar essa bela construção da natureza (E de quebra, tomar o um delicioso suco de caju fresquinho).

Não deixe de subir no mirante para ter uma ideal geral do tamanho do cajueiro, as combinações de cores do céu, mar e cajueiro são incríveis.

{Uma área de 8.500m² e cerca de 120 anos de existência.}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Além de ser único, o cajueiro gera empregos. Estima-se que quase 1500 para atender aos 250 mil visitantes anuais.}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

2) PIRANGI DO SUL E SUAS PISCINAS NATURAIS

A praia de Pirangi do Sul mesmo sempre lotada – de locais e turistas – vale uma visita pelas suas águas verdes e uma caminhada bucólica na parte menos habitada. Na Orla é possível encontrar vários restaurantes com muito frutos do mar e como fica em frente ao Cajueiro dá para combinar as visitas!

Dessa praia também saem os passeios para as piscinas naturais de Pirangi. Vá de manhã bem cedo para aproveitar a maré baixa e curtir ainda mais.nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Uma caminhada na praia de Pirangi do Sul para começar a conhecer o litoral}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

3) PASSEIO DE BUGGY

É impossível ir para o Rio Grande do Norte e não fazer esse passeio! O ideal é contratar um buggy só seu porque fica mais flexível decidir os lugares que vai visitar. Se não for possível, existem milhões de empresas pela cidade de Natal (de onde saem os passeios) que organizam as idas para o litoral norte ou Sul. Indico e recomendo meu buggueiro! Nos levou para lugares fora do comum e entrou duna adentro para mostrar paisagens que poucas pessoas vêem. Quem quiser o contato me avisa!

Dentre vários, os pontos que parei e amei são: Genipabu e (quem sabe) um passeio de camelo, praia de Barra do Rio (maravilhosa!!!), Deserto dos Anjos e a Lagoa de Jacumã para os clássicos skibunda e aerobunda.

{A aventura começa assim!}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Genipabu}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Deserto dos Anjos}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

 4) MARACAJAÚ E O MERGULHO NOS PARRACHOS

Mais ou menos 55 km de Natal, Maracajaú atrai turistas por conta de seus famosos parrachos. As formações de corais ficam a 7 km da costa. Quando entramos no barco é difícil acreditar que a mare irá baixar de tal forma que vai formar as piscinas, mas é o que acontece. Plataformas flutuantes estão estrategicamente localizadas para proporcionar o melhor mergulho entre os parrachos em meio a peixes coloridos e uma água azul maravilhosa.

Mas é um passeio que depende da sorte, ou melhor, das marés, que quanto mais baixas melhor para formar um aquário natural de 13 km² e (no mundo perfeito) com 1 a 4 metros de profundidade.nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natallnativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

5) VISITAR GALINHOS

Pense numa daquelas praias localizada em um universo paralelo. Ou em um lugar cujo o tempo parou. Galinhos representa bem isso. Um pequeno município ainda inexplorado no Rio Grande do Norte com uma atmosfera simples e única. Super propícia para os praticantes de kitesurf, a praia fica cheia de argentinos praticando o esporte e acredite, uma das melhores pousadas é de um francês que descobriu o tesouro muito antes da gente.

Poderia ter ficado lá dias, é tanta tranquilidade, praia vazia e gente acolhedora que não dá vontade de ir embora. Está localizada cerca de 160 km de Natal, ao norte do Estado. No caminho dá pra ter uma outra experiência: ver de perto um pouco do sertão nordestino e os malefícios da seca com casas totalmente abandonadas e animais magricelos na estrada. Muito triste.

E Galinhos é tão especial que você só chega lá de barco! Tem que parar o carro no estacionamento da Prefeitura e pegar um barquinho (funciona todo dia, de 5hs as 23hs) que te deixa em uma das praias de Galinhos. Lá, te esperam as carroças. Sim, são elas que vão te levar pela cidade de ruas de areia e te ajudar a explorar os arredores.

{O meio de transporte mais popular de Galinhos}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natallnativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

6) NATAL

Natal é uma cidade linda e aconchegante que pode funcionar como parada principal para partir para outros lugares, além de também oferecer muitas atrações próprias.

Não deixe de ver de perto o famoso morro do careca na praia de Ponta Negra, toda a beleza natural da cidade e os shopping de artesanato, são ótimos!! E a comida é perfeita!!!!! Eu cito logo abaixo!

{Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Para excelentes presentinhos típicos esse é o melhor lugar!}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

7) GASTRONOMIA

Um dos pontos altos dessa visita é tudo que você pode comer de gostoso. São muitos os restaurantes tradicionais da cidade de Natal mas vou dar destaque para os 3 que fui e gostaria muito que tivesse delivery aqui no Rio (rsrs): Camarões, Mangal e Tábua de carne. 

O primeiro não preciso dizer a especialidade né? Chegue cedo no Camarões pois é um dos points da cidade. A comida é sensacional e olha que legal: os camarões servidos são criados em um cativeiro que também é do dono do restaurante.

Mangal é um nordestino com muita comida típica e nomes de prato interessantes: Arroz mamãe me solta, Gororoba de camarão (macaxeira, camarão, queijo de coalho e ervas), Purê de macaxeira (aipim), Linguiça  e buchada de bode, Sovaco de cobra (Carne seca desfiada com temperos e cebola) e Paçoca ( Farinha de mandioca – aipim – com cebola). Fechando com chave de ouro  com uma Cartola de sobremesa, que nada mais é que banana com queijo derretido, chocolate, açúcar e canela. Preciso dizer mais alguma coisa?

Para os amantes de carne de sol não poderia ter lugar melhor, Tábua de Carne. Uma prato bem servido e cheio de acompanhamentos gostosos como o  pirão de queijo e o feijão verde.

{ Camarões}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Tábua de Carne}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

8) PIPA

Um passeio que não dá pra perder por nada! Reserve pelo menos 2 dias em Pipa. A cidade é fofa, fica somente a 90Km de Natal, a noite é muito animada, a gastronomia é referência e as praias são bem tranquilas (se você for FORA de datas comemorativas).

O mais marcante da região foram as maravilhosas falésias da Praia do Cacimbinha, as palmeiras que nascem na areia das praias e deixam um lindo visual azul, verde e amarelo, a night nas ruelas da cidade e sensação de um mundo a parte que envolve Pipa.

Na praia do Madero dá para passar um dia inteirinho. Depois parta para um para um fim de tarde na praia do Giz, ao lado da praia de Tibau do Sul e do ladinho da Lagoa Guaraíras onde, com muita sorte, podemos ver golfinhos saltitantes bem de pertinho.

Recomendo para comer: Restaurante Aqui (comida mediterrânea), Creperia Aruman (Crepe delicioso num restaurante com arquitetura grega, lindo!) e Pane Vino, um italiano fofo com preço ótimo.

{Falésias da Praia do Cacimbinha}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natallnativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Praia do Madero}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

{Praia do Giz}nativozzza-glam4you-blogdemoda-dicasdemoda-signature9-dicasdeviagem-riograndedonorte-natall

É isso meninas. E vocês, do que mais gostam nessa terra maravilhosa?

Compartilhe:

32 comentários

Deixe uma resposta

  1. Olá ,gostaria de conhecer Natal, e achei super legal as sugestões, me fale para conhecer tudo que vc falou, quantos dias? E um hotel que vc sugere…bjoss

    1. Olá Adila!! Eu fiquei 8 dias por lá mas sem dúvidas ficaria mais. Pipa, por exemplo, merece ao menos 3 noites. Vc tb pode dormir em Galinhos e de lá partir para São Miguel do Gostoso, que dizem que é maravilhoso!
      Sobre Hotel vou ficar te devendo , fiquei na casa de amigos e prefiro só indicar se eu realmente me hospedar em um para ser mais realista (e honesta) na recomendação :o)
      Mas olha, quando eu voltar em Natal vou tentar pegar um hotel na Via Costeira pois a vista de lá é linda d+!!!
      Bjoss

  2. Gostei muito do post 😀 É um dos lugares que estava pensando em ir logo menos, poderia fazer um post sobre santa Catarina, falando sobre Balneário Camboriu e Floripa, tenho duvidas de onde ir rs

    1. Oi Luana!! Poxa, eu ainda não fui por aquelas bandas e por isso ainda não tenho uma resenha sobre dicas e passeios. Vou tentar incluir no meu roteiro e daí volto aqui para te passar tudo.
      Bjoss!

  3. Oi querida! Por gentileza, me passe o contato do seu buggueiro!!! Vou para Natal pela quarta vez no Carnaval, mas pretendo fazer esses passeios novamente e da última vez que contratamos um buggueiro, foram desleais, cobraram acima do combinado, fizeram com má vontade etc!!!
    Muito obrigada! Bjos

    1. Oi Eliza, que coisa hein!
      O nome do buggueiro é Moal e o telefone dele está aqui, junto com email: http://manudooutroladodomundo.com.br/destinos/americas/desbravando-o-rio-grande-do-norte-em-8-dias/

      Bjos e boa viagem!!!

  4. Natiii, vc sabe onde tem seu vestido das costas valentino preto pra vender?
    beeeijos

  5. Que orgulhoooo!!! Ver minha terra tão bem falada não tem preço. Quem vier não irá se arrepender, pode ter certeza 😉 Amo ter nascido aqui, amo viver aqui…

    1. Micheline, que delicia!!! Sou MUITO APAIXONADA pelo Rio Grande do Norte, acho de verdade que é um dos tesouros do Brasil e nordeste! Sorte sua ser de um lugar tão lindo.

      Bjoss

  6. Adoro Natal… Ja fui 2x e pretendo voltar!

  7. As fotos estão lindas, exceto por aquela do cavalo – um pobre animal sendo explorado sob o sol a pino, para um divertimento dispensável dos turistas… :( Gente, vamos dispensar esse tipo de abuso! Não precisamos incluir nas nossas férias a exploração de animais inocentes… Fica a dica! 😉 bjosss

    1. Oi Lara, tudo bem? Entendo seu ponto de vista mas discordo que trata-se de exploração de animais. Galinhos é um local ímpar, bucólico, distante e sem muita infraestrutura. Cavalo lá não é opção, é necessidade. Não existem carros no local, então o meio de transporte mais viável – e diga-se de passagem SUPER sustentável – são as carroças. Por isso, os cavalos são hiper bem tratados e cuidados, já que existe ali uma simbiose: as pessoas precisam deles para ir e vir e os cavalos precisam das pessoas para alimentá-los e cuidar bem deles. Se vc der uma olhada nas outras fotos que postei, vai ver que eles andam a esmo, sozinho e soltos pela praia super bem cuidados e sinceramente, me pareciam bem felizes, rsrs.
      Olha que interessante: Todo mundo sabe de quem é o cavalo de quem e respeita. Assim, todos mantém seu “meio de transporte” livre, leve e solto de forma sadia, respeitando também suas necessidades enquanto animal.
      Veja mais aqui: http://manudooutroladodomundo.com.br/destinos/americas/desbravando-o-rio-grande-do-norte-em-8-dias/

      Bjos!!!

    2. Ano passado fui pra Natal e pra Pipa e realmente as praias são maravilhosas, mas tem esses “passeios a cavalo” em galinhos e uma outra praia que eu fui, e é horrivel o tratamento dado a eles. Morrendo de fome, tomando agua do mar, revoltante! Por isso que a maioria dos guias nem oferece mais esse passeio a Galinhos, porque realmente é muito revoltante… não recomendo a ninguém, mas o passeio de buggy é muito legal

  8. Adorei as dicas! Vou passar minha lua de mel em Natal! Me passe o contato do bugueiro, e mais todas as dicas que quiser!!!!!!
    Bjs

    1. Oi Danielle! Aqui tem o telefone e email dele para você: http://manudooutroladodomundo.com.br/destinos/americas/desbravando-o-rio-grande-do-norte-em-8-dias/
      Além disso muitas outras dicas e fotos para vc se animar com sua viagem!!

      Bjoss!

  9. No passeio de Bugy,vc indica ir parao litoral norte ou sul?

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Eu escolhi o litoral Norte e não me arrependo, achei muito lindo e cheio de opções diferentes para conhecer e ver. Mas isso tb não quer dizer que o Sul não seja legal, se eu pudesse com certeza teria feito os dois!! :o)

      Bjosss

  10. Adorei as dicas, espero ir lá este ano e vou usar as dicas como guia. Valeu!!!

    1. Que bom Ediana!!! Espero que aproveite a viagem bastante, assim como eu!

      Bjosssss

  11. Muito legal o post. Tenho parentes em Natal e viajo para lá as vezes… E é realmente o que está no post… Mais lindo do que se imagina.
    (Só uma coisa, pelo que sei o passeio de barco e o Cajueiro ficam em Pirangi do Norte, mas Pirangi do Sul vale a pena também… LINDA!
    E o restaurante é Mangai e não Mangal, mas realmente delicioso!) ;D

    Mas enfim, é tudo muito lindo e vale muito a pena!
    Beijos, Nati e Manu.

    1. Claro Joanna, obrigada! Escrevi apenas Pirangi no cajueiro e pode ter ficado confuso, ele fica em Pirangi do Norte gente!!
      Bjoss

  12. Oi Naty, Qual hotel você ficou em Pipa?

    1. Oi Catarina!!! Para um hospedagem confortável e caseira tem a Pousada Barracuda, muito limpa, boas instalações e atendimento super amigável. Fiquei lá e recomendo!
      Para algo mais rústico, chique e com cara de SPA logo em frente tem a Pousada Coco fresco, que fiquei apaixonada pelas instalações, mas que não conheci o serviço pois escolhi a primeira.
      Bjosss!!

  13. Moro aqui em Natal e é um prazer muito grande ver o meu estado tão bem falado. Espero que nos visite novamente em breve, aproveite e traga Naty. E por falar em Naty, amo de paixão o GLAM4YOU, ela é a minha blogueira preferida, porque acho que o glamour não a fez esquecer que acima de tudo é uma mortal como todos nós. Beijos!

  14. Oi Nati… Sou Natalense e fique mega orgulhosa de ver meu lindo RN aqui, já lhe acomponho desde do 2012, quando passei por terrível problema, vc e seu blog me animaram muito, bálsamo, vc realmente fez coisas top daqui, mas quando voltar me envia email que te indico as coisas locais e charmosas daqui, com dicas até pro seu marido que gosta de esportes. Cheiro no coração.

  15. Bom dia ! O nome do restaurante é Mangai e não Mangal. bjs

    1. Setímia, isso isso!! Me desculpe! Deve ter sido um problema no capslock do meu teclado e eu digitei o “i” maiúsculo! Obrigada!!!!
      Bjos

  16. Olá, preciso do contato do buggueiro…

    Thanks!

    1. Oi Priscila!! Tudo bem? O nome do buggueiro é Moal e o telefone dele está aqui, junto com email: http://manudooutroladodomundo.com.br/destinos/americas/desbravando-o-rio-grande-do-norte-em-8-dias/

      Bjos e boa viagem!!!

  17. Linda descrição do meu lindo estado!!!! Venham todos, o Rio Grande do Norte espera todo mundo de braços abertos!!! Ah, o restaurante se chama “Mangai” e não “Mangal”, ok? Bjos mil e fiquei muito feliz com o post!!!

  18. Oi Nati! Adorei ver minha cidade no seu blog! Realmente meu estado é lindíssimo e Natal encantadora! Sinto muitas saudades… Deixa só te falar, quanto ao nome de um dos restaurantes, o certo é Mangai com “i” no final, rsss… Bom, espero que retorne a minha cidade pois ainda há muito o que conhecer! beijoss