DIÁRIO DE UMA MAMÃE – BERNARDO 8 MESES

11 de setembro de 2015

Não sei se começo pedindo desculpas, afinal, são praticamente dois meses sem diários. Não sei se simplesmente desembesto a falar como se não fosse um “big deal”. Eu acho que “perdi o fio da meada”, sabem? Pulei uma semana devido a correria, depois foi acumulando a quantidade de assuntos para falar e eu fui simplesmente deixando esse cantinho de lado.

diario-de-mamae-dente-de-bebe

Uma pena, né? Eu sei… Mas hoje sentei, abri o computador, li os comentários do blog (a grande maioria pedindo a volta dos diários, e alguns meio bravos pela falta dele rsrs) e resolvi que era hora de voltar. Confesso que nem sei por onde começar, pois dois meses na vida de um bebê é muita coisa. Muita coisa aconteceu, e o amor só cresceu.

Espero não esquecer nada, vamos lá?

No último diário escrito, contei sobre a introdução de alimentos sólidos e como isso ajudou no “nosso” probleminha de refluxo. Realmente ajudou demais, hoje praticamente não sabemos mais o que é refluxo. Conseguimos brincar, rolar, ficar de bruços e agora em pé.

Bernardo é uma criança grande, não apenas comprida, mas também gordinha rs. Ele fez 8 meses e já está com quase 10 Kg. Eu sempre falei sobre a filosofia do nosso pediatra (desculpa, tenho essa mania de falar tudo “nosso”. Como se o refluxo do Bernardo, o seu pediatra, a sua introdução alimentar, tudo, também fosse meu… rsrs) de não comparar Bernardo com tabelas, com estatísticas, ou com outras crianças, certo? Acho isso incrível, pois Bernardo só pode ser comparado com ele mesmo e com seu próprio desenvolvimento. Mas confesso que algumas semanas atrás eu fiquei preocupada. Sei de toda essa teoria de não compará-lo e concordo piamente, mas também sou humana e acredito que lá dentro, mesmo sem assumirmos para os outros, ou apenas para nós mesmas, comparamos um pouquinho. Bernardo demorou para sentar sem apoios, ele só sentou de verdade agora, com 8 meses completos. Acredito que seja o tempo dele, pois cada criança tem o seu, né? Mas também me pergunto se não foi a falta de estímulos devido a seu refluxo. Sempre que tentávamos sentá-lo, ou estimulá-lo, ele vomitava. Há algumas semanas ele foi para fazenda, ficou um dia inteiro brincando com sua priminha de 9 meses que já anda (Ela é irmã mais nova com diferença de 1 ano para o irmão, acredito que seja muito estimulada. É uma graça vê-la andar toda pequenina. Sem contar que é pequenininha e magrinha, o que acho que também ajuda a ser mais ágil ehehh.), a Isadora. Confesso que nesse dia o comparei. Me senti a pior mãe por isso, mas fiquei o dia todo tentando entender esse gap tão grande de desenvolvimento em apenas 1 mês de diferença de idade. Liguei para o médico, que até fez piada sobre a minha preocupação (Ele disse: Ué, ele deveria andar? Ele deveria sentar antes? Deu uma risada e logo me explicou que uma criança apenas senta sem apoios com 8 meses, mesmo. Algumas fazem realmente antes, mas isso é o tempo de cada uma.). Mas o mais legal disso tudo é que em apenas um dia brincando com a Isadora, Bernardo já tomou gosto por ficar em pé. Ele quer a todo minuto ficar em pé, ainda seguramos, claro. Mas parece que ele foi estimulado pela outra criança, sabem? Parei de comparar, de verdade, honestamente, para mim e para vocês. É que sempre queremos o melhor para nossos filhos, e eu sigo tantas mamães e bebês em blogs e Instas que instintivamente acabamos comparando. Que horror, né? Não quero ser essa mãe! Mas sou humana, também erro.

Estamos em uma fase de altos e baixos por aqui, pois há dias incrivelmente alegres e dias mais doloridos e tristonhos para Bernardo. Os dentes estão irritando, ele fica chateado, irritado, quer morder qualquer coisa que aparece em sua frente. De preferência o que não pode, claro. Controle remoto é seu preferido! Eu fico triste com ele triste. Antonio acha engraçado eu ficar triste. O pai nunca vai entender a nossa relação, né? Mas quando ele fica choroso e tristonho, eu fico também. Parece que meu dia fica mais cinza, não consigo continuar um dia feliz com meu filho choroso e com dor. Essa relação é algo realmente de outro mundo, difícil colocar em palavras e a gente só entende mesmo quando é mãe. Parece clichê, e é, mas não existe maior verdade no mundo. Algumas semanas atrás ele começou a chorar na madrugada, coisa que não faz desde o primeiro mês. Eu apenas ia até o quarto, colocava a chupeta, fazia carinho, e ele voltava a dormir. Isso se repetiu por umas duas ou três noites, até que parou. Alguns dias depois, ele mordendo o meu dedo (se eu bobear, ele tenta morder até meu nariz), eu senti algo pontudo em sua boquinha. Era o dentinho! Nasceu. Meu bebê já tem um dentinho… Tudo se acalmou e voltou ao normal.

É. Bem. Apenas por alguns dias, até que a outra gengivinha começou a doer. Ainda estamos nesse momento, depois eu conto quando o outro dentinho nascer. Me pergunto se será assim em todos os dentinhos da boca ahahaha. Eles nascem assim, um atrás do outro, sem folga, sem descanso? Quando pensamos que a fase passou, vem outro por aí. Ai meu Deus…

Mas mudando de assunto, vamos falar sobre como pagamos a língua depois que somos mãe? Eu sempre falei que não levaria Bernardo para minha cama, que cada um teria seu quarto, pois sempre achei isso muito saudável para a individualidade de cada um, e para preservar o casamento, confesso. Ele dorme em seu quarto desde o segundo mês, e acho que isso também contribuiu para que ele dormisse bem à noite, naturalmente. Mas há mais de dois meses eu ando buscando ele pela manhã em seu berço (Claro, depois que ele acorda ehehe. Nunca acordo criança, em hipótese alguma! Essa foi uma dica do nosso pediatra. Também acho que contribuiu para o sono do Bernardo ser tão bom. Se ele está dormindo, é porque não está com fome, ponto. Quando a fome bate, eles acordam, não tem jeito…) e depois de dar a mamadeira (dou no quarto dele) eu o levo para minha cama, para ficar em um momento chamego, entre o papai e a mamãe. Ele ama, fica quietinho, de mão dada e tudo. Às vezes ele está mais serelepe e brincamos lá na cama mesmo, ele ama. Outros dias em que ele está mais quietinho, ficamos apenas de chamego. Outros dias ligo a Tv e assistimos Peppa, que ele ama. Não temos uma rotina tão certa, mas não abro mão dessa manhã com ele, por nada nesse mundo.

Muitas leitoras que me acompanham no SNAP ficam me perguntando como consigo fotografar, trabalhar, fazer reunião e ainda ficar bastante tempo com Bernardo. Recebo muitas perguntas dessas por lá. Graças a Deus meu trabalho me possibilita brechas na agenda. Sendo que praticamente todas as brechas são dele. Tenho dias de muito trabalho fora, mas a manhã está sempre fechada para ele. Ou dias que fico a manhã com ele, trabalho à tarde, mas entre um compromisso e outro, passo em casa e dou aquele passeio gostoso com ele, ou então sento no tapetinho do chão e brinco por 30/45 minutos. A vida voltou ao normal, apenas com um coração mais apertado e uma correria maior para conseguir colocar tudo que quero e tenho que fazer na agenda. Não é sacrifício nenhum sair de uma reunião, passar em casa (mesmo com trânsito de SP), dar o almoço para ele, e correr para o próximo compromisso. Isso é satisfação. Sei que sou privilegiada por conseguir, pois a maioria das mães que trabalham, não têm a agenda tão maleável assim. Por outro lado, viajo. Às vezes fico 1 dia todo fora. Choro antes de ir, mas vou. Bernardo fica bem, melhor do que eu, na verdade.

Cada um pensa de um jeito, mas eu sempre levei Bernardo para todos os lugares, sempre deixei todo mundo pegar, cuidar, e vejo o quanto isso fez bem para ele. Bernardo é aquele tipo de bebê que sorri para todo mundo que passa, que vai no colo de todo mundo, não estranha ninguém, não chora nunca. Uma criança leve e feliz, sabem? Ok, talvez alguns dirão que isso seja apenas a personalidade dele. Mas acredito que o ambiente influencie sim, isso é apenas a minha percepção, não verdade absoluta, hein rs. Eu e Antonio somos desencanados e leves com Bernardo, e vemos como isso influencia positivamente nele. Há dias em que estamos mais ansiosos, claro, somos humanos, e observamos o quanto isso também influencia no Bê. Parece que criança é uma esponja, sabem?

No começo, quando Bernardo ainda era mais bebê, eu era um pouco mais insegura sobre minhas ações em respeito à maternidade, sabem? Quando eu postava algo no Instagram (como sair com o Marido e deixar o Bebê em casa, ter uma vida social, e viver a vida) e recebia comentários tipo “fiscais da maternidade” e “ditadoras de regra”, muitas vezes chorava, me questionava, afinal, era insegura, era tudo muito novo e não sabia ao certo o que era correto ou não. Mas aprendi que o correto é o que deixa meu coração tranquilo. Trabalho muito, viajo, mas acredito piamente em tempo de qualidade e estar bem e feliz para ser um bom exemplo para meu filho. Para que ele cresça em uma casa feliz, com uma mãe realizada, um pai realizado, veja um casamento feliz ao seu redor e possa se orgulhar de nós um dia. Se eu seguisse a tal cartilha de “boa mãe” (das fiscais de plantão do instagram), já começaria não trabalhando, vivendo e respirando meu filho. Desculpe, mas EU não seria feliz, seria frustrada. Estaria mais tempo com meu filho, porém irritada, sem paciência, desleixada. Há quem faça isso e seja extremamente realizada. Parabéns, viva a diferença! Que cada um seja feliz da sua forma…

Então digo pela última vez: CADA UM SABE O QUE É CERTO PARA SI. Não existe cartilha, não existe regras para ser uma boa mãe. Vamos viver em um mundo mais leve? Vamos focar apenas em ser bons exemplos para nossos filhos? E isso começa agora, atrás do computador, sem julgamentos.

Beijos com muito amor e carinho (falei demais, para variar!),

Nati e Bê, 8 meses e 1 dentinho =)

Compartilhe:

75 comentários

Deixe uma resposta

  1. Tá certa de não comparar, mesmo que intimamente, e às vezes,. sem perceber, comparamos.
    A minha filha, é uma criança grande, maior que as da idade dela, até pq puxou ao pai que é alto.
    Meu sobrinho está com 7 meses…..já anda de mão dada com a gente pra casa inteira, chuta bola, fica “conversando”, dá tchau, e já tem 3 dentinhos, pois cada criança no seu tempo……..mas acredito mt que grande parte de toda essa atividade que ele faz, é por estímulo da minha filha, que tem 5 anos. Minha mãe fica com os dois e toda hora percebemos ele observando ela, e logo depois tentando imitar o que ela faz, ao seu modo.
    Crianças que tem contato diário com outras crianças, acho que acabam dando uma acelerada nas coisas que aprendem, mas não quer dizer que são mais espertar que as outras. NUNCA deixe ninguém te falar isso, pois já escutei e acho um absurdo. Algumas crianças tem o raciocínio mais rápido, tipo, são ótimas em quebra-cabeça, números, etc, e já outras são crianças “espuletas”, correm mais, pulam mais, têm mais agilidade em esportes…..assim como nós, adultos q

  2. Tá certa de não comparar, mesmo que intimamente, e às vezes,. sem perceber, comparamos.
    A minha filha, é uma criança grande, maior que as da idade dela, até pq puxou ao pai que é alto.
    Meu sobrinho está com 7 meses…..já anda de mão dada com a gente pra casa inteira, chuta bola, fica “conversando”, dá tchau, e já tem 3 dentinhos, pois cada criança no seu tempo……..mas acredito mt que grande parte de toda essa atividade que ele faz, é por estímulo da minha filha, que tem 5 anos. Minha mãe fica com os dois e toda hora percebemos ele observando ela, e logo depois tentando imitar o que ela faz, ao seu modo.
    Crianças que tem contato diário com outras crianças, acho que acabam dando uma acelerada nas coisas que aprendem, mas não quer dizer que são mais espertar que as outras. NUNCA deixe ninguém te falar isso, pois já escutei e acho um absurdo. Algumas crianças tem o raciocínio mais rápido, tipo, são ótimas em quebra-cabeça, números, etc, e já outras são crianças “espuletas”, correm mais, pulam mais, têm mais agilidade em esportes…..assim como nós, adultos q temos dificuldades em algumas atividades e facilidades para outras.
    Parabéns pelo texto, que muitas pessoas deveriam ler, nes,. sem perceber, comparamos.

    1. Brigada! Adorei/
      Beijão

  3. Parabéns Nati !!!
    Não existe regras nem manual infalíveis.
    Eu acredito que o GRANDE SEGREDO seja o amor.
    Tudo o que você fizer para com e para cada um de vocês, tem que ser com e por amor.
    Mesmo assim, a gente erra, se arrepende, depois compensa. Enfim, vive !
    Bjs
    Shirley
    Curitiba-PR

    1. Está certinha!!!!!!

  4. Oi Nati!

    Não tenho filho ainda, mas adoro ler seu diário. E fique tranquila, não ligue para comentários maldosos, vc parece ser uma super mãezona. Sabe, não te conheço pessoalmente, mas pelas fotos (que louco isso hahaha) pelo menos eu, percebi que a maternidade te mudou muito. Vc tá mais segura, mais bonita, parece que se encontrou, não sei explicar hahaha. Por isso, acho que vc poderia nos presentear com mais um post novo, de beleza, eu sei que já existe com a coluna da Amanda, mas um post com suas dicas de beleza. Faz Nati por favoooor.

    bj Linda.

    1. Faço sim ahahahaah. Pode deixar!!!! Muitos beijos com carinho

  5. Oi Nati, veio muito a calhar a volta do diário.
    Serviu muito para mim neste momento. Parece que essa “culpa” de mãe a gente vai carregar para sempre né?
    Meu filho já tem 7 anos e estou com o coração apertado porque vou ter que deixá-lo na escola em período integral a partir da semana que vem. Sei que vai ser ótimo para ele, terá muitas atividades, a escola é ótima.
    Mas ele sempre estudou em um período e em outro ficava com a babá e minha mãe. A babá depois de 15 anos trabalhando com minha família precisou ir embora, eu não tenho outra pessoa de confiança para colocar no lugar no momento e minha mãe tem as coisas e compromissos dela.
    Todas as mães são assim mesmo né?
    Beijos no Bernardo lindo.

    1. Pense que pra ele será como ficar com os amigos, em um clube! É mais estímulo, mais educação, mais amizade… faça o que seu coração mandar e fique tranquila

  6. Amei como sempre!!!!
    Muita saudade desse diário. Não pare nunca mais, hehe…
    Bjos

  7. Nati,
    Meu filho também é gordinho, demorou a sentar e andar, mas sempre foi muito saudável. Também ficava encanada que os outro bebês andavam e o meu não. Mas depois que andou, você pensa, mas que besteira ficar encanada com isso. Ser saudável e feliz é o que importa. Os gordinho demoram mais na mobilidade é normal. Depois que andam é muito bonito de ver, mas antes também é muito bom, aproveite bastante o colo, porque quando começar a andar, não vai mais querer colo, de jeito nenhum. Ficam muito independentes, haha..
    Bjos

  8. Oi Naty! Nunca comentei por aqui, ou melhor, até tentei, mas o problema era que toda vez que escrevia um comentário, o blog reiniciava e todas as vezes meus comentários sumiam e acabava por desistir em te escrever novamente. Meu comentário era sempre em relação ao refluxo, meus dois afilhados tinham, e era tão grande ou um pouco pior quanto o do Bernardo. A Maria vivia com babador, Bento dava banhos de vomito em todo mundo, e não adiantou remédio, terapia, massagem, fisioterapia, nem nada. É realmente aquela coisa, depois que eles vão crescendo para, melhora que a gente nem lembra. Os dois eram gordinhos também, igual ao Bê, agora tão duas taquarinhas, magricelinhos e serelepes, é o ritmo e organismo de cada um. Toda sexta é aquela coisa, entrar no blog para ver se tinha algum diário novo! Parabéns pelo teu filho, e saiba que se algum dia me tornar mãe espero ser como você, fazer tudo pelo meu filho, mas não deixar minha vida de lado também, você é uma excelente mãe e profissional, e olha que nem te conheço pessoalmente, mas te admiro muito! (Ps, sofri com você em Bahamas sem o Be), beijo grande!

    1. Vc nem imagina o quanto fico feliz com seu recadinho. Mto obrigada de coração

  9. Sou odontopediatra e recomendo você a levar o Bernardo no dentista já! Um dentista especialista pode te dar várias dicas para ele não chorar quando nascer o próximo dentinho. Espero ter ajudado! Um beijo com carinho!

  10. Nati, amo seu diário em especial o de hoje! Ainda não sou mãe mas você é minha fonte de inspiração! Parabéns pelo Bernardo, um lindo bebê!

  11. Nati, acho que é natural mesmo a gente comparar… Minha filha tem 3 anos e pesa 12kg. Que tal? kkkkkkk Uma magrelinha deliciosa e mignon, como a mamãe.
    Ela sentou e engatinhou cedo, mas andou só com 1 ano e 3 meses. E tudo bem! Eu sofri, admito, sofri por me preocupar, por achar que podia ter algo errado, veja só… Quanta bobagem, mas ser mãe é isso mesmo!
    Ela falou muito cedo também e tem um primo dela que tem 2 anos e não fala nada… Enfim, cada criança é uma.
    A nossa parte a gente tem que fazer né: não deixar demais no carrinho ou “preso”, deixar ficar no chão à vontade, alimentar direitinho, estar sempre nas consultas com o pediatra, vacinar, observar, estimular, inventar brincadeiras, dar mt carinho…. Estando tudo bem, é só curtir cada conquista!!

    1. Quanta coisa né, só nós sabemos como ralamos para conseguir ser tudo que queremos ser… Mas é tudo uma delícia.
      Muitos beijos

  12. Como passa rápido né.. ele está lindo! Parabéns.
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

  13. Ai Nati, amei o diário!!! Comecei a te seguir no Snap há uns meses atrás e adoooooro!! Já te conhecia de Campinas!!!! Tenho 2 filhos, 1 de 6 anos e 1 de 1 ano e 2 meses, e me desculpa o choque de realidade mas ele está com 3 dentinhos nascendo e a 7 dias sem dormir (eu tb) rsrs, essa fase ainda dura bastante!!! Comprei agora o tal colar de Âmbar, já ouviu falar ?? Eu concordo com exatamente tudo que tu disse, e não é só no seu insta que existem as fiscais da maternidade rsrs em todo lugar e qualq

    1. Sim, mas nunca achei pra comprar, deixei passar ehehehehehe. Brigada viu, muitos beijos pra vc e seus filhotes

  14. Que delícia houvir sobre o Bernardo. Concordo com você Nati, também sou mãe de um menino de 6 meses e nós que conhecemos eles melhor do que ninguém sabemos o que é melhor para eles. Você parece ser uma ótima mãe e além de tudo consegue conciliar a busy vida que deve ter. Parabéns pelo filhote lindo. Continue postando para a gente.
    Se tiver um tempinho passa no meu blog–> colormesassy.com

    Xoxo

  15. Que lindo, Nati! Sou totalmente a favor dessa sua filosofia, de fazer o que deixa o nosso coração tranquila, e não o que as pessoas querem que a gente faça.
    Sou sua fã! E ah, ADORO os seus snaps :)
    Um beijo

  16. Nati, eu já estava com saudades dos diários! Eu tenho um bebê de 03 meses… Você sai a noite com o Bernardo? Eu ainda fico insegura de bagunçar a rotina noturna do meu pituquim! Obrigada

    1. também não gosto de bagunçar a rotina, mas se não é rotina bagunçar a rotina, não tem problema ehehehe. Será que deu pra entender? ehehehe. Não podemos ser radicais demais, saia, viva, seja feliz. Se for vez ou outra, não mudará em nada para ele. E ele amará ficar pertinho de vocês.

  17. Nati,

    Tb sou mãe de 1a. viagem (meu filho está com 10 meses) e me identifico com TODOS os seus dilemas. Essa questão da comparação é muito difícil, parece q a gente precisa está sempre se justificando, ou pá nosso bb é muito grande ( o meu já pesa quase 11kg) ou pq demorou para engatinhar (com 10 meses) ou pq já tem muitos dentes (o Lucas já tem 7 e quatro nasceram ao mesmo tempo) ou por qualquer motivo q alguém chega e faz um comentário infeliz. Como vc bem disse, com o tempo vamos adquirido mais confiança e entendendo q cada criança é única e como tal só pode ser comparada a ela mesma. Esse amadurecimento nos permite, inclusive, deixar de dar atenção às pessoas negativas e nos focar na nossa intuição.
    Admiro muito vc e o Bê é muito lindo. Muita saúde pra vcs! Bj

  18. Que lindo!! Me identifiquei muito!!
    Meu bebe, tb com 8 meses, so comecou a sentar agora, e as vezes desequilibra!! Por mais que sabemos que cada bb é único é impossivel comparar!! O Meu ta muito magrinho, com 8 meses nao chega aos 7kg. Passei uns perrengues porque ele nao mexia muito um bracinho e tb tinha dificuldade em aguentar a cabeça, agora com a fisio tudo se ajeitou! Ele tá perfeito!! E ainda nao engatinha, más rastejando a casa toda, é súper simpático, vai com todo mundo e um gostoso como o seu!!! Adorei o diario!!! Bernardo é um fofo lindo!!!

    1. Que delícia, ser mãe é aprender a respeitar o tempo, né? Um aprendizado por hora, quase ehehe. Delícia! Beijos pra vcs.

  19. Ai Nati o “diário de uma mamãe” é maravilhoso,nós (titias virtuais) nós sentimos proxima e matamos a curiosidade de saber como nosso sobrinha anda crescendo.
    acho você super certa em não seguir as regras das fiscais de plantão,mãe é mãe e cada um tem a sua e sempre a sua será a melhor!!!!!
    muito amor para vocês 3

    1. amém, brigada

  20. Ow Nati! Adorei a volta dos diários! Ainda não tenho filhos mas acho muito bacana a forma com que você está conduzindo o crescimento dessa delícia de bebê que é o Bernardo. Acho que a qualidade dos momentos em que uma mãe passa com filho são primordiais! Muita saúde e leveza para nós todas! Beijos!

    1. Brigada =)

  21. Oi Nati. Te acompanho desde qndo vc estava grávida. Minha filha nasceu um dia depois do Bernardo. Ela tbm tem refluxo e está assim como seu filho. Eu tbm fico preocupada , mas é assim mesmo. Minha mãe disse q eu só andei com 1 ano e 5 meses. Cada criança é diferente uma da outra mesmo. Muita saúde e felicidade pro seu filho, bjos!

    1. Exatamente, precisamos aprender a respeitar o tempo, né? Ser mãe é um aprendizado atrás de outro eheheh

  22. AI COMO EU AMO ESSE CANTINHO!!! Mesmo sendo nova e muito longe de ser mãe é como se estivesse na sua frente te ouvindo por horas e horas!! Bernardo é muito iluminado por ter uma mãe como você!!!! Não nos abandone mais!!!

    1. fico mto feliz, esse é o intuito desse espaço… muitos beijos

  23. Quem dera que todas as maes fossem como voce!! Tem tantos nao pode, nao deve, nao e saudavel…
    Parabens pela sua sinceridade, espontaneidade e muita felicidade!!! Deu ate um versinho!! Feliz com a volta do diario!! Bjs,

    1. eheeh adorei

  24. Amei Nati! Continue escrevendo mais sobre o Bernado! Meu bebe nasceu no mesmo dia que ele.. Amo seguir você!

  25. Ai, Nati! É impressionante com você se abre com a gente nesse espaço. Obrigada! :)
    Continua compartilhando a evolução do Bê. Tenho certeza que vou adorar ver os primeiros passos, os primeiros dentinhos, as primeiras palavras…

    Aguardando o diário da semana que vem.
    Beijos pra essa familia linda 😉

    1. Que linda, brigada

  26. Nati muito legal sua atitude de compartilhar sua intimidade e do Bê, sou mãe de primeira viagem também meu bebe tem 5 semanas e descobri que ele tem refluxo, já li alguns diários seus e achei bem interessantes, gostaria de saber como você lidou com o refluxo dele, assim como você eu também não consegui amamentar e estou dando aptamil pra ele, gostaria de saber qual leite você usou no Bê, quais suas dicas para bebe que tem refluxo!! e obrigada por compartilhar sua experiencia, sou sua fã, e também assim como você daqui um mês já começo a trabalhar pois sou autônoma e tenho que voltar logo. Se você puder dar algumas dicas des de já agradeço.. fica com Deus!! e muita saúde para voce e para o Bê…

    1. Trocamos de leite milhões de vezes. Hoje ele está em um sem lactose, melhorou. Mas sinceramente, alguns refluxos só melhoram na introdução de alimentos. Não tem jeito! Não se desespere, passa…

  27. Oii Nati!Tenho uma bebe de 5 meses-quase 6- rs tava sentindo falta dos diários tbm , como foi a introdução alimentar do Bê?eu to começando agora, tbm antes dos 6 pq vou trabalhar e nossa tem q ter paciência e ir bem devagar né?pior é q minha bebe não aceita mamadeira,leites de formula nem nada,nem bico chupa,por um lado é muito bom né,mas me facilitaria pelo menos enquanto estou trabalhando.beijos e continue com o diários!!!

    1. Menina, se eu te contar que desde o primeiro dia ele já come como um leão ahahaha. Ele é mto esfomeado, não é parâmetro eheheh

  28. Oi,sou mãe de um Bernardo tbm e que tbm tem 8 meses,mas não é tão simpático como o seu (sem comparações )kkkk não vai com estranhos nem com parentes,bem chorão,irritado e impaciente e só pra constar ele é o ² filho e o meu Gael tem 5 anos é totalmente o oposto sempre muito risonho e oferecido …viva a diversidade .ele engatinhou com 7 e agora anda com apoio ….logo vai andar…o gael andou com 9 meses mas falou super tarde com quase 3 anos .eu parei de trabalhar pq como promotora de vendas oeu salário seria só pra pagar escola e pra mim não vale a pena acho essencial estar com eles nessa fase…..mas tbm não é fácil tem dias que não sei como to de pé ….UFA foi quase um desabafo kkkk bjs te acompanho sempre

    1. Entendo totalmente… hoje, se eu ganhasse só para pagar a Babá, eu preferiria ficar com meu filho. 100%!!!!
      E sim, viva a diversidade. O importante é mostrar que os dois são diferentes, e que OK. Cada um é amada por suas qualidades e defeitos. Né?
      Beijos mil

  29. Oi Nati, fico encantada com o Bernardo!! Não sou mt de me manifestar em blogs, mas qnd li o post voltei a minha infância (e na vdd a atualidade tb). Desde bebe sempre deitei na cama dos meus pais (bem no meio deles), sempre assisti tv com eles e ate hj, chego da faculdade e já deito la para falar sobre o dia! isso nunca me atrapalhou e nem a eles, pelo contrário, é algo muito saudável para nós, pois estamos juntos mas eu tenho o meu canto e eles o deles! vc está de parabéns pela criação e comportamento com o seu filho! Parabéns pelo blog e pela marca! beijos!!

  30. Que bom ler novamente sobre o Bernardo! Também sou mãe e trabalho bastante, minha filha tem 6 anos e até os seus dois aninhos eu viajava sem ela e era mais tranquilo, agora, ela fica chateada e quer ir junto. Agora tenho uma viagem de trabalho programada de 10 dias, não tenho como levá-la e estou com o coração na mão…

    1. te entendo, tbm tenho uma viagem essa semana e estou desesperada

  31. Obaa, estava com saudades dos diários. Acompanho desde minha gestação ( hoje meu Vicente está com 4 meses e meio) você é minha inspiração! Estou tentando me reorganizar para voltar ao trabalho, pois mesmo o trabalho me permitindo trabalhar em casa, meu marido está muito sobrecarregado, estressado e cansado (somos empresários e trabalhamos juntos) e o trecho da “cartilha de uma boa mãe” me fez refletir! Bjss

  32. Nati!

    Eu quase nunca comento, ou me manifesto dando minha opinião nos blogs que leio, e nas redes sociais das blogueiras que eu acompanho, mas hoje me deu vontade de dizer o quanto tu és querida, o quanto me identifico contigo e o quanto tu consegue ser sincera nas tuas publicações.
    Ontem mesmo mostrei fotos que tu postou do Bernardo no ig para minha mãe. Óbvio que ela achou ele um fofo lindo, assim como eu, e todas as tuas seguidoras acham . O Bernardo é unanimidade!
    Mostrei fotos tuas e perguntei com a maior inocência para minha mãe: Mãe, será que vou ficar assim (linda e radiante) depois de ter bebê?!
    Já sou casada, mas ainda não tenho filhos. Sou neuropsicopedagoga e acho que tu estas conduzindo as fases e desenvolvimento do Bernardo muito bem. Leveza é uma qualidade que admiro em uma mãe.
    Parabéns pelo blog e continue assim, como mãe e blogueira: leve, querida, sincera e linda!

    Beijos com carinho
    Flávia

    1. Vc não imagina o quanto eu fico feliz com seu recadinho. Muito obrigada de coração…

  33. Nati, por quanto tempo Vc usou o colikids com o Bernardo? Não usei com a minha filha mais velha, mas estou dando pro meu filho de um mês e meio. Vc usou só um vidrinho ou mais? Obrigada!
    Ah, seu filho é lindo e acho que vc está certíssima no seu jeito de cria-lo. Bjinhos

    1. usei até o quarto mes heeheh

  34. Nati fico feliz que tenha voltado com os diários, estava sentindo falta!!! Amo suas dicas…beijos

  35. Demorei, mas cheguei! Minha vida tãooo corrida não tem me permitido esses minutos de amor pelo glam, que tenho há tempos! Que gostoso acompanhar vc Naty, agora pelo snap tb! O seu é o que eu mais gosto! Fico olhando pra vc e me perguntando: quando irei trabalhar com moda, com produção de moda? Queria muito… É uma delícia poder ler o diário tb, tanta coisa já aconteceu neh? Seu mocinho é uma gostosura só, e seus aprendizados e sentimentos sinceros são os que nos faz não esquecer de ti! To sempre por aqui, mesmo que não deixe recadinhos, ok? Ah, não se esqueça e guarde o carrinho do Be para me vender ahuahuahuauh! bjoooo

    1. adoro vc aqui, muitos beijos Ty <3

  36. Oba, o diário voltou! Muito gostoso saber da sua rotina, Nati. Ainda não tenho filhos, mas gosto muito de acompanhar a evolução do seu baby e a sua como mãe. Te acho exemplar, tão carinhosa e cuidadosa com ele e ao mesmo tempo super ativa, linda e com esse corpaço! hehe…Te acompanhar pelo snap só me fez te admirar mais, você é tão simples e humana! Tomara que um dia a gente te conheça pessoalmente, para eu te dar um abraço e sentir essa energia boa que você passa! Beijos em vcê e no Bê <3

    1. fofa, fico mto feliz =)

  37. Nati, concordo com tudo que você escreveu!!! Também sou mãe , de um príncipe de 1 ano e 11 meses, e sempre digo que , na maternidade, não existe certo ou errado e sim o que funciona para você e para o seu bebê. Simples assim !! Beijos para você e o Bê ! PS: Adoro levar o Eduardo para a nossa cama também.

  38. Oi Nati, seu filho é encantador! Te acompanho pelo insta e snap, não sou muito de comentar, mas lendo seu post me identifiquei muito! Desde bebê que eu estou no “meio” dos meus pais! Todos os dias depois do almoço nós deitávamos (e deitamos) juntos na cama deles, eu chego da faculdade troco de roupa e lá estou eu para conversarmos! Esse nosso costume nunca nos causou problemas, eles tem a vida deles de como casal e eu tenho a minha liberdade como filha! Então, se valer de algo, essa sua “mania” não atrapalha em nada, pelo contrário, só melhora o relacionamento! beijos, que Deus te abençoe e a sua família também!

    1. Amei saber!!!!

  39. NATI PARABENS! EU TE ADMIRO MUITO COMO MÃE,ESTÁ CERTA,OS FILHOS CRESCEM E QUEREM PAIS ALEGRES E FELIZES, OLHA EU DEMOREI MUITO PRA VOLTAR MINHA VIDA, POR ISSO TE ADMIRO ,PELA FORÇA E MATURIDADE, PARABENS! GRANDES BEIJO

    1. obrigada de coração

  40. nati nao me respondeu =/

    1. tô atrasada aqui, mas não desisto… to respondendo só agora

  41. ati, que delícia ler o seu diário. Estava sentindo falta, mas imagino a tua correria! Acabei de voltar de Orlando com as comprinhas do enxoval do meu filho. Segui suas dicas e contratei a Mommys. Amei! Nem olhei para o lado. Só via o que a consultora me mostrava. E ainda receber a mala pronta foi maravilhoso. Assim aproveitamos mais o passeio. Beijos querida!

    1. fico tão feliz!!!!!!! que bom

  42. Fofura mais sincera. Seu coração e sua espontaneidade são muito bonitos Nati. Que essa leveza flua sempre, felicidades pra sua família : )

    1. que comentário lindo, fico mto feliz, de verdade. brigada <3

  43. familia linda.gostei muito do diário

  44. Nati, td bem? nunca comentei mas não posso deixar de falar rs rs: olha, tenho duas filhas, uma de 6 anos e outra de 1 ano e 3m. e achei que na 2a era só repetir a “formula” da primeira, que fez tudo rápido: andou, falou, leu, escreveu! paguei a língua! a minha nem andar ainda anda, e não é por falta de estimulo….e parece que quanto mais esperamos o grande dia, menos ela sai andando kkkk
    realmente, cada um é um, único e com seu tempo… sem certo ou errado mesmo
    no final dá tudo certo, é o que penso tb…
    Parabéns pelo Bernardo!!
    bjs

    1. cada um tem seu tempo, né? temos que respeitar, pois parece que quanto mais ficamos preocupadas, menos acontece eheh

  45. como eu adoro os diários! nem sou mãe mas adoro ler e acompanhar o crescimento do Bê e o seu tb, como mãe.
    espero ter a mesma sensatez quando for mãe, adoro seu jeito de pensar e me identifico bastante. Por favor, não desista dos diários!!rs
    bjão!

  46. Nati, acompanho seu diário e me identifico bastante… Tenho duas perguntas a vc! Como votou a forma e qual a rotina do BÊ com a mamadeira e papinha? Aguardo ansiosa sua resposta ! Bjssss…