DIÁRIO DE UMA MAMÃE 12 SEMANAS
E Bernardo logo vai completar 12 semanas, 3 meses, ainda não estou acreditando.
Todos dizem que quando a criança entra no terceiro mês tudo muda, estou louca para entender isso. O que será que muda? Será que mesmo ele não tendo cólicas, isso se aplica a ele? Por sinal, quero fazer algo que julgo errado, mas vou fazer mesmo assim, que é incentivar o uso de um probiótico/remédio, pois eu sei e senti – por pouco tempo, mas senti – na pele como é triste um bebê com cólicas e sei que tem muitas mamães que sofrem meses com isso. Bernardo começou a ter cólicas e eu fiquei tão desesperada por ele que vasculhei a internet, o chat da Baby Center, tudo que vocês podem imaginar e descobri um remedio para colica: O tal do ColiKids. Ele não é sintomático, pelo contrário, ele serve para tratar/amadurecer o intestino dos pequenos, resultando em “tchau tchau cólicas”. Li muito sobre ele, que por sinal é novo no Brasil e não encontrei em todas as farmácias. O vidro é pequeno e eu acho caro, $70 reais na farmácia aqui perto de casa, mas depois de 3 dias com 5 gotas pela manhã, meu filho mudou, parou de chorar/berrar às 19hs (era o seu horário de cólicas) e simplesmente virou outra criança. Cheguei a comprar três vidros de Colic Calm, quando fui fazer o enxoval em Miami, de tanto que me indicaram, mas ele é apenas sintomático e depois de alguns dias não vi mais efeito algum. Então mamães, perguntem para seus pediatras, mas deem uma lida nesses fóruns de mamães, todas recomendam e como é apenas um probiótico, não acredito que eu esteja recomendando remedio para colica, é apenas uma ajuda pois realmente ele me salvou!!!!!!!
Essa semana foi de mudanças, tudo porque Bernardo começou a fazer a noite toda, assim, de um dia para o outro. O primeiro dia que eu acordei às 7:30 da manhã com um choro, levei o maior susto, pois pensei que ele devia ter chorado e, eu, péssima mãe, não escutei. Me cobrei o dia todo, mas o dia seguinte foi a mesma coisa. Mamou às 22:30hs e novamente só acordou às 7:30/7hs da manhã. Meu Deus, que maravilha, pensei. Lembrei que o pediatra disse que isso depende da criança mesmo, pois ela pode ficar até 12 horas dormindo à noite, se quiser. Normalmente quando ela está no peso, e bem alimentado durante o dia, ele consegue e quer dormir. Claro, sei que nem todas as crianças dentro do peso e bem alimentadas querem dormir a noite toda, não se culpem mamães, por favor. Me lembrei que durante a minha gravidez toda eu li livros sobre isso, inclusive que serviram muito mais como passa tempo e passa ansiedade durante a gravidez, já que mudei completamente de filosofia depois de tê-lo em meus braços. Graças a Deus as coisas caminharam sozinhas e eu tenho um filho dorminhoco, igual a mamãe e o papai.
Outra mudança é que eu comecei a ficar com muitas dores nas costas de niná-lo durante à tarde e reparei que Bernardo ficava muito irritado no começo da tentativa de ninar. Deixa eu ver se vou conseguir explicar. Ele só dormia se fosse ninado ( depois de ficar acordado, mamar, brincar, ser estimulado, ele começa a ficar cansado e chorão, aí já sei na hora que é sono. Ele também só pega a chupeta quando está morrendo de sono. Então, normalmente eu o pego nos braços, coloco a chupeta e a naninha colada ao rostinho, e fico andando pela casa. Tem dias mais fáceis, e dias mais complicados. Às vezes ele dorme em 5 minutos, outras meu braço adormece e ele ainda está com os olhos arregalados, porém morrendo de sono. Sem contar que a hora de tirá-lo dos braços e colocá-lo no berço é um stress, pois eu sempre o acordo sem querer. ) e muitas vezes se irrita no início, chora, se contorce, então comecei a reparar que talvez ele não goste tanto assim de colo (de fato ele não gosta, ele ama ficar deitadinho e as pessoas brincando com ele). Comecei então a tentar colocá-lo para dormir direto no berço. Uma experiência, pois penso que se não tentar, nunca saberei e nunca conhecerei o meu filho. Fiz assim, coloquei no berço, o aconcheguei com naninha no rostinho, chupeta e carinho na testa (ele ama!!!). Já no primeiro dia, na primeira tentativa, ele capotou. Pronto, meu filho simplesmente não gosta de dormir no colo. Ele tem o direito de não gostar, ué. Engraçado que quando ele era mais bebezinho, muitas pessoas falavam para mim: “Nati, cuidado, você fica muito com ele no colo, você vai ver depois…”. Realmente, ele ficava no meu colo o dia todo. Ele dormia 3 horas no meu colo, eu amamentava e depois dormia mais 3 horas no meu colo. Nossa, é bom demais! Talvez ele até não goste de colo hoje de tanto que eu grudei. Pode ser. Mas também pode ser que ele já se sinta seguro demais, de tanto que a mamãe o pegou e o protegeu. Acho besteira tudo isso de “não pode”, acho mesmo.
Bom, sei que querendo ou não, as coisas vão se ajeitando sozinhas. Agradeço pela primeira babá que me deu o cano, pois sem ela eu aprendi a fazer tudo na marra. Hoje conheço todos os choros do Bernardo. Por sinal, odeio quando alguém o vê chorando e começa a odisséia: Ah, acho que é fome. Ah, acho que ele está com frio… Gente, eu conheço o meu filho, fico com ele 24hs por dia, desde o dia que ele nasceu. Por favor ahahahaahah. Bernardo não é chorão, nunca foi, achava até que era culpa do soprinho (Que besteira né? Mas perguntei para o médico se o sopro poderia influenciar no choro. Eu achava que ele não chorava porque não tinha fôlego. Ignorância pura!), mas conforme ele foi crescendo e se desenvolvendo aprendi que ele chora em um momento: 1- sono. 2- sono. 3- sono. 4- fome. O item quatro eu vou até abstrair, pois ele chora pouco de fome, normalmente assim que ele acorda eu já dou o mamá, então ele chora poucas vezes de fome. Já sono, esse item é algo para o Bernardo. Ele adora que eu o estimule, converse com ele. Batemos altos papos, gente. Mas depois de ser estimulado ele fica com sono, acho que essa ansiedade de ver tudo o deixa irritado. Não sei se todas as crianças/bebês são assim, mas tem dias que eu preciso colocar a naninha em cima de seus olhos para que ele se entregue ao sono. Ele chupa a chupeta em uma velocidade mega alta, desesperado de sono, mas os olhos ficam arregalados de ansiedade. Isso normalmente é tiro e queda, basta colocar a naninha nos olhos e ele capota, em dois minutos. Uso pouco desse artifício, mas sempre estou esperta com a naninha em mãos ahahaha.
Bom, já contei as mudanças lindas dessa semana, certo? Agora vou contar sobre a ida à Cardiologista.
Contei no diário de uma mamãe da semana passada sobre os exames cardiológicos, e finalmente chegou a vez da consulta com a cardio. Confesso que isso estava me corroendo. Antes de mais nada preciso dizer, como uma boa mãe coruja, como Bernardo se comportou como um homenzinho bonzinho. Gente, coisa mais linda, ele esperou a médica quietinho. Durante a consulta, a médica mexeu nele, tirou sua roupa, mediu sua pressão, usou estetoscópio geladinho, e ele rindo. Eu me derreto. Bom, mas resumindo, precisamos apenas acompanhar. Ele nasceu com Estenose Pulmonar, da qual chamamos de sopro, mas não é aquele sopro básico que muitas crianças nascem e muitas convivem a vida toda ou então que simplesmente some com o tempo. Infelizmente é diferente, mas felizmente é leve. Ufa. Vamos repetir os exames em 6 meses, se continuar leve, repetiremos novamente em 1 ano, e vamos viver assim, acompanhando. A médica nos deixou muito seguros, dizendo ser leve e que possivelmente não irá evoluir. Se continuar assim, até a vida adulta, ele poderá fazer esportes, viver a vida normalmente. Também tem a possibilidade de diminuir, tomara. Mas também tem a possibilidade de aumentar, por isso vamos acompanhar, mas não acreditamos nessa hipótese.
Ah, preciso dizer que Bernardo já pesa 6,500kg! Gente, ele é um touro!!!!!!! ahahahaah
E vamos seguindo.
Bebê bem, gordo, crescendo, se desenvolvendo. É só isso que nós, papais, queremos!
Beijos com carinho,
Nati e Bê, quase 3 meses.
20 de março de 2015 at 12:03
Ai, essa foto dele me mata! Que bebe mais gostoso, gente! Não aguento!!
20 de março de 2015 at 13:15
Lindos! Desculpe a ignorância, mas fiquei morrendo de curiosidade: o que é naninha? kkkkkk…..
Bjão!
23 de março de 2015 at 15:10
tipo uma fraldinha, pra colocar pertinho do rosto e dormir com ela sabe? deixa a criança mais tranquila e aconchegada
20 de março de 2015 at 13:36
O Bernardo está cada dia mais gostoso.Estou de 38 semanas, ansiedade tomando conta para ver o rostinho da minha Letícia.Acompanho todos os seus diários e me identifico muito com seus relatos.
23 de março de 2015 at 15:07
Parabéns, vc vai ver que delícia que é esse amor <3
20 de março de 2015 at 13:39
Olá Nati!
Parabéns pelo seu baby, é lindo e muito fofo!
Meu bebê é um mês mais novo que o seu. É um amor e me faz cada dia mais feliz!
Nunca comentei por aqui mas comecei a acompanhar seu blog graças ao Instagram, quando tu estavas no finalzinho da gravidez. É tão legal, me identifiquei com as etapas e agora com cada coisa nova que vai acontecendo com seu Bê e confesso que, por várias vezes que me senti insegura, quando me senti culpada por algo que fiz e/ou não fiz, ao ler seus diários me acalmei, as situações que acontecem são muito semelhantes.
Beijos e que tu sejas inspiração para muitas outras mamães!
23 de março de 2015 at 15:06
Que bom, fico feliz… mil beijos Paola <3
20 de março de 2015 at 14:49
Como ele é LINDO! E você uma mamãe maravilhosa, dá pra ver só no seu jeitinho de escrever e de cuidar do seu pequeno! Essa é a minha sessão favorita do blog hhahaha beijos Natti!
20 de março de 2015 at 14:50
Amei, mais uma vez, rs! Sempre acompanho e te acho um exemplo de cuidado como mãe.
Deus abençoe, e fiquei tranquila, Jeová Rapha ( em hebraíco, significa, Deus que cura) já curou esse soprinho, será um milagre lindo, para contar com sorriso do rosto!
Um beijo
Talita
23 de março de 2015 at 15:06
Amém <3
20 de março de 2015 at 14:57
nossa, o bernardo é um meninão mesmo. está quase com o mesmo peso que meu lucas – que tem 7 meses. mas lucas sempre foi um bebê pequenino – pq os pais não são gigantescos…hehehe.
masseu bê está lindo! parabéns!
23 de março de 2015 at 15:06
ehehe mas é uma delícia bebe pequenino, né? eu amo ahahah
20 de março de 2015 at 15:01
Deus está no controle. Seu bebê crescerá lindo e forte. Nunca pewrmita que ele sinta-se diferente. Tudo dará certo. Que Deus continue abeçoando a sua linda família.
bjk
20 de março de 2015 at 15:50
oi Nati!!
Não canso de dizer o quanto adoro seus diários… como a minha Laura já está com quase 11 meses, é uma delícia ler sobre momentos parecidos que ela já passou!
Ai, como eu quero conhecer esse gordinho!!! Ele tá uma fofura!!
gde bjo pra vcs!!
20 de março de 2015 at 16:29
Ele ta uma delicia!!!! Lindo demaaaaais Nati!
Deus abençoe muito esse fofo!
Bjss
20 de março de 2015 at 17:40
Muito fofo! Adoro os diários, apesar de já ter visto tudo isso em dose dupla. Essas mudanças, felizmente e infelizmente também, são normais e eles mudam o tempo todo. Tem mês que dormem a noite toda, no outro dormem tarde e acordam tarde, numa semana adora feijão, na outra detestam… Quando é uma mudanças mais positiva, tem que aproveitar muito, quando eles fazem algo que dá uma canseira, tipo dormir 1h da manhã, ainda há esperança, poiS rapidinho passa! Felicidade sempre pra vcs! <3 <3 Bezinho tá tão lindo! Que saudade dos meus bebês que já estão enormes!
23 de março de 2015 at 15:05
faz mais um eheheheh
20 de março de 2015 at 17:51
Nati, que fofura! E que lindo esse body da foto!
Estou grávida de 14 semanas e esta semana descobri que é um menino. Lembrei de um diário de gravidez seu, pois também sempre me imaginei mãe de menina, rs! Mas já estou apaixonada pelo meu garoto que vi na ultrassonografia!
É legal ler os seus diários, para quem é mãe de primeira viagem.
Só uma perguntinha: você já tinha alguma barriguinha com 14 semanas?
PS: super difícil escrever um comentário mais longo aqui por conta das atualizações automáticas.
Beijos e tudo de bom para vocês!
23 de março de 2015 at 15:05
vc vai ver que é a coisa mais deliciosa do mundo… parabéns viu
20 de março de 2015 at 18:14
Meu bebe tem quase 6 meses, mas ele nasceu prematuro (com 34 semanas) entao ainda está um pouco atrasado. Amamentei ate 12 semanas, uma semana depois ja tentamos deixar ele dormir a noite toda e ele dormiu, assim facil. As vezes ele tem growth spurts e acorda de madrugada, mas eh bem esporádico. Temos muito problema com as naps durante o dia, pq ele nao consegue dormir sozinho ainda (mas de noite ele dorme sem problema). Eu gosto de ninar ele e meu marido acha que tem que deixar ele no berco chorando (baby wise book influence) – mas eu nao consigo e ja reparei que ele precisa ter alguma coisa tampando os olhos para dormir. Temos muitas discussoes sobre o assunto pq eu achava que seria facil deixar chorar (ja que fui baba aqui nos EUA e nunca tive problema com choro), mas com o meu bebe eu nao consigo. Ele nunca chora e por isso eu nao consigo nao ninar ele. Le o livro http://www.amazon.com/Attachment-Parenting-Book-Commonsense-Understanding/dp/0316778095/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1426885981&sr=8-1&keywords=attachment+parenting+books depois que eu li eu fiquei mais tranquila segurando ele toda hora
sorry pelos acentos mas meu teclado aqui dos EUA nao tem
20 de março de 2015 at 18:44
Nati querida!
Te conheci por acaso no Instagran, porque estava grávida junto com você, apenas uns dias a menos. Acompanhei toda sua gestação, e o seu Be nasceu e o meu Arthur nada de vir… só nasceu com 41 semanas, dia 9 de janeiro, entrei em trabalho e parto, mas não consegui parto, fiz cesárea. Leio TODOS os seus diários, me identifico muito e adoro suas dicas. Quando você falou que se culpava por não dar tanta atenção para os filhos de suas amigas antes, eu sempre pensei a mesma coisa, tem tanta gente que trata a gente super bem com tanto carinho e atenção, e antes de ter bebê eu não me importava tanto. Quando você contou semana passada da baba, fiquei pensando que pessoa preguiçosa e irresponsavel, também não tenho baba, mas tenho minha mãe que mora perto e me ajuda muito. Agora que você contou sobre o sono do Be, não vejo a hora que o Arthur durma toda noite, mas ele não encomoda, só acorda para mamar mesmo, mas a gente cansa igual. Continue com seus diários eu adoro, parece que sou intima sua, kkkk, por que fico lendo e me identificando com tanta coisa, !!! Leio toda semana! Parabéns pelo filhote ele é muito lindo! Beijos com carinho! Jana
23 de março de 2015 at 15:04
brigada querida, beijos pra vc e pro Arthur
20 de março de 2015 at 20:09
oi naty sempre acompanho seu blog, e adoro, minha filha tbem nasceu com esse sopro, e antes de completar um ano ele se fechou, tenho certeza que com o bernardo sera assim , bjussss
20 de março de 2015 at 21:12
Nati querida,
Seu BB é lindo e abençoado! Parabéns pela Tag “Diário de uma mamãe”! Eu achava que nunca teria vontade de ser mãe, mas acompanhando seus diários desde a gravidez e os recentes, confesso minha vontadezinha nova.
beijocas
20 de março de 2015 at 23:36
Fico feliz que o Bê está bem!!!
Nati, meu pediatra (apesar dos meus 27 anos, vou nele até hj, kkk) fala que criança precisa de amor e colo, para serem seguros. Acho que deu certo com o Bê.
Bjinhos e fiquem com DEUS
21 de março de 2015 at 08:57
Nati, te acompanho normalmente no Insta e a cada foto q vc posta do Be, eu me derreto!! Como ele eh lindo! O nosso homenzinho chega ao mundo a qualquer momento e nao vejo a hr! Que ansiedade
Parabens pela familia linda! Beijos
21 de março de 2015 at 12:00
Oi Nati! Tudo Bom??
Minha filha também nasceu com estenose pulmonar, infelizmente a dela era bem forte, e com 23 dias ela preciso passar por um processo de cateterismo de emergência. Dei muita sorte em tudo, como trabalhava em uma empresa de equipamentos médicos de imagem, fui acompanhada pelo melhor cardiologista pediátrico do HCOR. Enfim, depois disso sempre fomos acompanhando e hoje ela está com 4 anos, e só precisará voltar ao médico para uma consulta de rotina daqui a 3 anos. Com certeza sei o que você está passando, mas com certeza dará tudo certo e ele será um príncipe lindo e saudável!!! Beijos!!
23 de março de 2015 at 15:02
Mas que bom que agora está tudo bem, né? fico feliz por vcs… obrigada pela preocupação e pelas palavras de carinho
22 de março de 2015 at 16:34
Oi!
Meu filho tem uma semana a menos que o Bê, sempre acompanho seu diário.
23 de março de 2015 at 11:55
Nat, seu filho é lindo, parabéns! e essa fot dele dormindo e sorrindo tá linda, que vontade de apertar!!!
24 de março de 2015 at 12:45
Nati, adoro seus diários ! Minha baby nasceu um pouco antes do Be (05/12). O colikids e milagroso mesmo. Sofremos com as cólicas desde a 1a semana e quando ela completou 40 dias o pediatra receitou. No 1o dia que dei foi a 1a vez que dormiu mais de 2hs seguidas !!! Dei até completar 3 meses e hoje e muito raro ter cólica.
Bjs, felicidades e muita saúde pra vcs !
24 de março de 2015 at 16:27
Nossa, me derreti em frente ao computador agora!
Quanta doçura e quanto amor Nati!
Me inspirei em ter mais um, quem sabe?!
Parabéns ao Bernardo pela mamãe carinhosa e amorosa que tem!
Bjus
24 de março de 2015 at 21:57
Olá Nati,o Ber é lindo sou encantada por ele. Ainda não sou mãe mas diante os diários me imagino… (Nossa,muito eu).
Tenho uma afilhada que esta com 7 meses moro em outra cidade mas passei três meses cuidando dela e é assim quando faz três meses passa mais rápido ainda e é cada coisa nova,cada “arte”. Marina o nome dela uma coisa que me chamou a atenção é que ela também n gosta de dormir no colo,quando cheguei lá eu fui toda,toda pra ninar ela,ela n quis conta,dei a Naninha dela e ela dormiu. ????
Ela teve um início difícil teve problemas ( o leite ao invés de ir pro estômago foi pro pulmão) ficou na UTI,mas graças a Deus ela ta ótima e nem parece. Esperta e brincalhona cada dia mais,já fica sentada,já pega as coisa e joga,e n é que já falou? (Neném,a primeira palavra). Bom é isso, deixa eu parar por aqui se não quem vai acabar fazendo um diário sou eu. Beijos!!
25 de março de 2015 at 09:00
[…] vou parar com o diário de uma mamãe, pois faço com tanto carinho e amor. Não vou parar de mostrar ele para vocês, pois vocês fazem […]
1 de abril de 2015 at 02:49
Amei o post ?? e,claro que me identifiquei em vários aspectos. Muito bom ler,nos identificar, interagir e saber que não estamos sozinhas nesse barco louco e ao mesmo tempo apaixonante que é a maternidade. Como seu bebê é um pouquinho mais velho que o Meu baby vou acompanhando e identificando- me e antecipadamente alguns momentos que viverei com o pequeno 😉 Lucas completa 8 semanas e sofremos (eu e ele) com as cólicas. Já uso o Colikids faz um pouco mais de 20 dias e notei melhora sim,mas beeeeem pouca ???? ele ainda chora,resmunga, se contorce e usa a chupeta como alívio quase que o dia todo :,( no caso dele,acho q tem muitos gases,pois qdo vai soltar pum trava a bundinha e chora,chora,chora …até hoje me culpo achando que essa crise do sistema digestivo dele é minha culpa que não amamento exclusivamente e,desde que nasceu ele toma fórmula – Aptamil. A propósito, você amamenta exclusivamente? Poderia fazer um post sobre isso
esse foi um grande drama que enfrentei desde que ele nasceu …ele custou,mas custou mesmo a pegar o peito e meu leite demorou mto a descer …dps de lutarmos muito (eu e ele) pegou …mas como mama mamadeira desde q nasceu, ele mama no peito e chora querendo a mamadeira,tenho baixa produção de leite. Sigo dando o peito antes da mamadeira,pois sei que 1 gota do meu leite é mais importante que qualquer fórmula infantil. Enfim, as cólicas e gases são um drama enfrentado diariamente por nós e que estou contando os dias para acabar …como eu queria sentir tudo no lugar dele … Veja isso: http://bebe.abril.com.br/materia/toda-a-verdade-sobre-as-colicas
1 de abril de 2015 at 12:20
Oi amor,
Dê uma lida em todos os diários, principalmente os primeiros. Eu conto tudinho sobre a amamentação. Não se culpe, eu te entendo, vivemos de culpa, né? Mas eu não amamento mais, e só amamentei exclusivamente até 1 mês. Portanto, fique tranquila, a culpa não é sua de forma nenhuma. Eu chorei quando parei, quis, mas não tinha 1 gota de leite, devido a um susto que levei com a saúde do Bê e meu psicologico ficou bem fragilizado. Não somos uma máquina, cada corpo reage de uma forma. Tomei remédios, fiz de tudo, mas não rolou. Acontece, fazer o que…
Cada bebê também tem seu tempo, dê o dele e fique tranquila. Mamãe tranquila, bebê tranquilo. Sei que a teoria é muito mais fácil do a prática, mas é bom tentar, repita como um mantra ahahah
Mil beijos e muitas felicidades à vocês.
14 de abril de 2015 at 11:13
Nati, Vc disse que o ColiKids é novo no Brasil. Vc sabe o nome dele no exterior? Moro fora e queria testa-lo depois de falar com o pediatra do meu bebe. Ele está sofrendo tanto com colicas (e eu com o sofrimento dele).
Bjo e obrigada,