DIÁRIO DE UMA MAMÃE ALIMENTAÇÃO, FASES, BIRRA E DENTIÇÃO

16 de dezembro de 2015

Ai, tanta coisa mudou por aqui, não sei nem como e por onde começar a escrever. Sempre ouvi de outras mães que quando o assunto é bebê e criança, é tudo uma questão de fase. O bebê que sempre dormiu, vai passar um tempo sem dormir em alguma fase. O bebê que sempre comeu muito bem, obrigada, vai passar uma fase comendo mal. Vice-versa. Várias vezes.

POST---11-meses.2

Por aqui estamos em uma montanha russa. Bê sempre foi faminto, desde o primeiro dia de introdução de alimentos sólidos ele se esbaldava. Amava comer. Hoje estamos na fase do chororô na hora do almoço e jantar. Chora. Chora sentido. Trava a boca, não deixa entrar nem uma mosca. Ele é muito esperto e auto-suficiente. Sim, esse pingo de gente quer fazer tudo sozinho. Percebi que ele estava com birra da colher, pois ele travava a boca quando a colher chegava perto, mas se eu desse um raminho de couve-flor em sua mão, ele comia e ainda fazia: Hummmmm. Tipo Ana Maria Braga, sabem como? Tudo isso, pois um dia li sobre deixar um método (esqueci o nome, rsrs) que incentiva o Bebê a comer sozinho, primeiro sentindo os alimentos com a mãos, depois dando autonomia para a criança aprender a usar a colher e a coordenação motora. Pensei que seria demais. Lí ótimos relatos sobre esse método. Bom, não funcionou tão bem aqui em casa. Como sou mãe de primeira viagem, ainda erro muito. Sempre tentando acertar, mas erro.  Me perguntei mil vezes até quanto eu poderia deixá-lo ser auto-suficiente com 11 meses? Ele amou, passou a comer mais, confesso. Mas a birra com a colher continuou e ele passou a querer comer só com as mãos, segurando, fazendo uma sujeira sem fim ehehehe. Penso que é mais uma fase a ser passada, que ele está em um momento de ansiedade por estar aprendendo tanta coisa nova. Está andando (ainda com 1 mão segurando, mas quase sozinho). É muito esperto e curioso. Pensando no lado psicológico, entendo que essa fase gera muita ansiedade. Ele tem necessidade de descobrir as coisas, de sentir, de tocar. Mas preciso ensinar, faz parte do meu papel de mãe. Estou com medo de deixá-lo com essa autonomia toda e depois ser tarde para ensinar o que é certo. Será que vocês me entendem?

Estou longe de ser perfeita. Tenho muita ansiedade dentro de mim, em querer acertar, em querer ser presente, em querer ser boa mãe. Penso que esse sentimento faça parte da maternidade. Certo? Ou será só de mim? Por outro lado, sou beeeeem relax com outras coisas. Engraçado que eu consiga ter esses dois sentimentos, tão opostos, dentro de mim. Em relação a comida, agora estamos deixando ele comer com as mãos (normalmente coloco em um potinho, em sua mesa do cadeirão) algumas coisas, como legumes e frutas. Mas o almoço mesmo (come arroz, purês, carninhas, de tudo já), fica bem longe de suas mãozinhas heheeh. Vou observando e contando as cenas dos próximos capítulos…

Quem lê o diário desde o início, se lembra que o Bernardo sempre teve sono pesado e dormia a noite inteirinha. Pois é, o sono anda por uma fase meio complicada, devido ao dentinho. Bom, isso é o que eu acho, pois impressionantemente sempre que ele passa uma noite em claro, o dente aponta em 1 ou 2 dias no máximo. Eu pouco me importo de acordar de meia em meia hora e ir até o berço, o que me incomoda é de vê-lo nessa sofrência e não poder fazer nada. É uma fase que precisa ser enfrentada. Mas se falar que é fácil, estaria mentindo.

Tirando o dentinho e a alimentação, ele está crescendo e se desenvolvendo muito rápido e muito gostoso. Engatinha a casa inteira, quer andar, escalar tudo que estiver em seu caminho rsrs, nós descemos na quadra e até brincamos de chutar bola de futebol.  Mas é verdade, é uma delícia, e pensar que eu falava que não queria que ele crescesse, pois estava muito apegada ao bebezinho Bê. Mas cada fase é uma fase, e todas são igualmente deliciosas e prazerosas. Não existe no mundo nada que supere isso. Ver meu filho crescendo, se desenvolvendo, mostrando mais e mais sua personalidade, não tem preço que pague.

Semana que vem ele fará 1 ano e eu não consigo conter minha felicidade e agradecimento a Deus de ter ganhado a bênção de ser mãe dele. Muitas vezes vou até o berço e só de vê-lo em paz, saudável, feliz, dormindo, eu choro. Não sei explicar o porquê, mas é um choro de felicidade.

Até semana que vem, quando eu serei mãe do menino mais especial e feliz do mundo, de 1 ano, 5 dentes, cabelos dourados, 10kg e quase andando.

É tanta felicidade que não consigo terminar esse post, se não com lágrimas nos olhos.

Boa semana para todos <3

Com Amor,

Nati Vozza.

Compartilhe:

29 comentários

Deixe uma resposta

  1. Até eu fiquei com lágrimas nos olhos! Coisa linda!

  2. Eu só consigo pensar quando vejo seu snap: será que tem snaps do Bê? AHUAHUAHU AMOOO! Coisa mais linda!! Adoro quando vc fala “oi seu gordinho” ahuahuauh me sinto íntima rsss
    Nati, dps conta tudo pra gente do niver do Bê! Beijos

    1. ehehehe fofa

  3. Nati, primeiramente adoro seu blog, insta e snap! Parabéns!!! Sou mãe de primeira viagem e meu Lorenzo tem 2 meses…!
    Sugiro que procure uma nutricionista infantil pra lhe orientar sobre o método BLW (baby-led-weaning) que é um métido de alimentação responsiva, onde a introdução alimentar é guiada pelo bebê, deixando que ele explore os alimentos, sinta a textura, o aroma e sabor dos alimentos. Inclusive carninhas, arroz e legumes em geral. O ideal é q os alimentos sejam servidos ao bebê na própria bandeja fo cadeirão. Caso se interessa, siga o insta @mundoblw…é muito legal! Bjos

  4. Ah Nati imagino o quanto que você deve estar ficando orgulhosa desse menino, ahhaha quase andando mais já?! To passada. Acho que, na minha opinião como pessoa, é deixando ele ser auto suficiente que você poderá ensinar o que é certo e o que é errado, pq crianças são visuais elas aprendem através do exemplo do jeito que veem você e o seu marido nas atitudes compreende? Ele está muito fofo!!! Sucesso pra vcs!
    :*

    1. brigada viu, beijão

  5. Tudo pode ser complicado ou simples.Dependendo da forma que se vê e de como vamos lidar todos os dias com novas situações.Criar um ser tão pequeno,e ainda ser tão responsável pelo desenvolvimento dele,errar faz parte do aprender.Não tem problema nenhum em errar,afinal somos falhos.O importante é o grande amor que passamos para eles,.isso sim é que vai fazer a diferença no futuro dele.Seja assim mesmo”você mesma”se mãe não é fácil,mas no final tudo da certo,bjos

    1. brigada <3

  6. Nati! como é bom ouvir seus relatos! cada dia mais sei que só muda endereço mesmo! rs rs rs
    A minha + velha tem 6 anos, e a pequena 1,6meses e te falo: primeira ou segunda viagem, sempre sofremos, tentamos, erramos, estressamos e tudo o mais…. e realmente são fases, acho que a mais gostosa e difícil é essa de 1 aninho, 2… porque eles estão descobrindo um pequeno mundo, e nós estamos felizes e… cansadas!
    te falo: tudo passa, e por mais que as vezes, para mim pelo menos, as noites mal dormidas, as febres e as manhas sejam difíceis, os sorrisos, as descobertas, as gracinhas, acabam nos fazendo esquecer do resto mesmo! parabéns pro Bê e para você! beijos
    Cris

    1. Ah esquecemos tudo, com um sorriso deles, né? beijos com carinho viu

  7. Você é sensacional! Suas palavras traduzem meu sentimento, tenho uma pequena de 1 ano e 2 meses, se chama Maria Flor! Como você, amo ser mãe e tenho muitas duvidas tbm, gosto muito dos seus diários, acompanho desde o inicio! Desejo somente energia boa para você e sua família linda! Que o aniversário seja maravilhoso e bem proveitoso para o Bê! Minha Maria, aproveitou muito o dela. Bjos com amor!

    1. que linda, brigada de coração, beijos pra vcs 2

  8. Nati, impossível mesmo não conter as lágrimas, inclusive pra mim que não conheço e nem convivo com vcs. Mas ver a felicidade alheia é sempre bom. Muita saúde para vcs. Bjins

  9. Oi Nati ! Tenho uma bebê que está com 1 ano e 5 meses e já passou por essa fase de só querer comer com as as próprias mãos, no meu caso eu também não deixava ela comer arroz e feijão sozinha, ficava dando uns pedacinhos de verdura e carna pra ela comer sozinha e insistia no resto com a colher, se não fosse assim não comia. Graças a Deus agora melhor está comendo bonitinha com a colher ! Bj pra vc e o Bernardo !

    1. ufa… brigada viu. beijão

  10. Oi Nati. Que lindo diário!!! Leio todos e sempre me pego com sorriso na boca lendo eles!
    Meu bebê tá com 8 meses e cada dia eh uma surpresa. Esse método alimentar chama “baby led weaning” e eh mto comum aqui na Austrália, onde moramos. O Evan, meu filho, come papinha mas também come comidinhas com as mãos. No começo morria de medo que engasgasse, mas depois acabei ficando mais relaxada, lógico que sempre supervisionando e cortando as comidinhas do jeito certo.
    Enfim! Um super beijo pra você é um especial pro seu príncipe :)

    1. beijos pra vocês também =)

  11. Impossível não se emocionar com seu relato tão verdadeiro e sincero. Muita luz pra vocês!!!! Ansiosa pelas fotos da festinha do Be. Bjs

  12. Q diário lindo!!! Eu super te entendo, meu sonho é ser mãe… nem casada sou ainda rs, mas tenho ctza q Deus me presenteara com uma linda familia, acredito q não exista alegria maior do q ver um filho saudavel e feliz!!! Parabens pela linda familia e q Deus os guarde! Bjks.

  13. Nati que delícia ler seus diários!! Não sou mãe, mas quero muito ser e me emociono com seus posts sobre o Bê, às vezes até comento com meu marido,… também sou de Campinas e se um dia te ver na rua vou ter que te parar pra te dar um abraço (pode?) hihi
    Super beijo

    1. claro, deve… vou amar

  14. Ah que liiiiinda Nati! Amei esse diário, senti seu coração batendo aqui! O Bezinho é o bebê mais fofo do mundo e com certeza é muito abençoado por ter você como Mamãe!
    Beijinhos

  15. Oi Nati, entrei no blog e nem imaginava Q já tinha novo diário do Bê! Eu simplesmente amoooooo! TEnho Baby com 5 meses, já até te mandei foto via snap. São fases maravilhosas e eu já me pergunto quanto sentirei falta da fase bebê! Aprendo, amadureço e cresco mto C vc! Obrigado por compartilhar esse momento mãe com suas leitoras! Beijaaaaoooo

  16. Nat, seu filho sempre dormiu no berço? Eu estou com dificuldades nessa questão, o meu dorme comigo, pois quando ele acorda, eu to do ladinho dele, já coloco a chupeta e ele dorme novamente. Tem alguma dica? Ele dorme com alguém no quartinho dele?
    Muito obrigada.

    1. Ele dorme no berço desde o segundo mês. Ele não acorda, não sei o que fiz de especial, mas sempre pensei e vi que quando a criança começa dormindo com os pais, fica difícil de tirar depois, Então já o fiz acostumar com Berço. Mas ele vai toda manhã pra nossa cama ehehe

  17. Nati! O método se chama BLW, se o Bê só comer dessa forma, fique tranquila! Ele ainda é super novinho e agora é a hora que eles começam a nos mostrar que “querem independência”. Logo mais ele consegue se comunicar(falar, literalmente) e entender você melhor e você mostra e explica pra ele como usar talheres! Desencana, faz bem para os dois :)

  18. Nati, ele ainda mama?
    Mama qual leite?

  19. Adoro os diários, tento ler sempre… até porque tivemos bebê no mesmo dia. Só que eu tive uma menina, que se chama Laura. Acho incrível, como eles tem personalidades parecidas (pelo menos pelo que você escreve), a Laura é super alegre, sorri para todos, não é de chorar, mas agora está na fase de fazer manha quando quer alguma coisa, ela luta pelo que quer, sempre dormiu muito bem a noite, e come mega bem (nem os dentes nascendo tiram o apetite dela kkkkkk)

  20. Linda vc Nati! Também encheu meus olhos de lágrimas =)
    Q continuem sendo abençoados sempre! Beijos!!!