DIÁRIO DE UMA MAMÃE 10 SEMANAS
E lá vamos nós falar mais um pouco sobre meu assunto preferido: filhos!
Muitas me perguntam sobre o sono dele, como ele tem dormido à noite, como ele dorme de dia/tarde e como sou mãe de primeira viagem, não tenho muito com o que ou com quem compará-lo. Tive uma sorte grande no quesito barulho, pois ele realmente não se incomoda. Pode ser barulho de britadeira na rua (por acaso estou escrevendo esse post, com ele dormindo, e uma britadeira gritando na janela), fogos, trovão, porta batendo, pessoas falando (moramos ao lado e em frente à uma escola, portanto na parte da manhã vivemos entre gritos de criança e sinal de escola. Meu prédio também tem muita criança, em especial meninos. Minha varanda é virada para a quadra do prédio e confesso que não entendo porque criança grita tanto ahaha), cachorro latindo, nada o acorda quando ele está dormindo. Muitos dizem que nós que o acostumamos bem com o barulho, mas não sei se isso tem “dedo nosso” ou é realmente de criança para criança, sabem? As primeiras semanas em casa foram muito tranquilas, ele dormia demais e fazia quase a noite toda, mesmo com 1 ou 2 semanas. Eu tentava acordar depois que passava a quantidade de horas “correta” das mamadas e ele não queria saber de acordar e nem de mamar. Eu tentava de tudo, mas ele não queria saber. Depois, quando descobrimos que ele tinha perdido muito peso devido a minha falta de leite (que já falei em outros diários), o pediatra disse que esse sono excessivo poderia ser tipo uma “hibernação” para não gastar muita energia. Leigamente falando, claro. Quando entramos com a fórmula ele passou a acordar mais, mas mesmo assim os horários dele já são meio certinhos e 100% por conta própria. Nunca o deixei chorando, e depois que ele entrou novamente no ganho de peso eu nunca mais o acordei para mamar. Deixo dormir e ele pede se quiser (ô se pede hehe). Sei que cada pediatra tem sua “filosofia”, e cada casa funciona de um jeito, mas aqui está tudo muito bem dessa forma. Bernardo estava pesando, há mais de 1 semana, 5.700kg e medindo 59cm. O pesamos exatamente com 2 meses e 1 dia, e o médico disse que o peso esperado era 250g a menos, ou seja, hashtag #gordinho!
Já contei na teoria como tudo funciona, então agora vou exemplificar: Bê mama por volta das 9:30hs da noite, e muitas vezes ele só acorda às 4:30hs da manhã para mamar novamente. Mama e já dorme logo em seguida, depois só acorda às 7:30hs. Durante o dia ele anda ficando mais acordado entre as mamadas, mas elas nunca passam de 3hs de espaçamento, por conta própria. Brincamos um pouco, ele adora ficar olhando tudo ao seu redor e já me segue com os olhinhos. Deixo um pouco de bruços para fortificar o pescoço, brinco no tapete de atividades (ele anda fixando mais o olhar e soltando mini risadinhas, um amor e eu me derreto toda), canto músicas e ele ama. Impressionante como eles evoluem dia após dia. Durante à tarde ele dorme mais, mas também não passa as 3hs de espaçamento de mamadas, até a mamada das 21:30hs, que teoricamente é a última mamada da noite para ele. Alguns dias ele acorda novamente às 23:30hs, mas isso não muda o horário das 4:30 ou então 5hs da manhã, religiosamente. Como eu durmo tarde, preferiria que ele sempre tivesse a mamada das 23hs (ao invés de mamar às 21hs e acordar às 4hs, seria melhor que mamasse de novo às 23hs e então fizesse o intervalo maior depois dessa mamada, acordando só umas 6/7hs) e só depois fizesse mais horas, acordando então só às 6/7hs da manhã. Não, não estou reclamando, eu acordo a hora que precisar e a hora que ele quiser, mas acho que ele está espaçando muito a mamada errada ahahaha. Só isso!
Não tenho muitos parâmetros para comparar esses horários e saber se isso é algo bom ou não, mas também não gosto de comparar criança, cada uma é uma, simples assim. Só sei que não estou exausta, nunca estive exausta. Talvez só nos primeiros 2 dias de adaptação. Me sinto até mal em falar isso, pois não quero parecer que estou me gabando, que estou sendo aquelas mães competitivas que acham que seu filho é o melhor e que ela é a melhor e mais super-mãe-maravilha! Juro que não, odeio isso. Me abro tanto aqui, e sempre mostro a minha vulnerabilidade para vocês.
Penso que deve ser porque tenho ajuda em casa, pois cuidar de bebê + arrumar a casa é realmente puxado. Mas não tive babá até 10 dias atrás, sendo que mesmo com babá eu simplesmente faço tudo para ele, ontem mesmo ele estava mais manhoso e ele dormiu todas as mamadas da tarde no meu colo. As 3 horas seguidas no meu colo. Sei que não deve ser certo, apesar de não acreditar em certo e errado, mas achei que ele estivesse precisando de amor e carinho, então simplesmente dormiu 3 horas no colo, mamou, e dormiu mais 3 horas no colo. Quando ele acordava eu simplesmente deixava ele deitadinho por 1 minuto e corria pra fazer xixi. Almocei às 16hs, mas não ligo, na verdade acho é bom demais!!! Também tenho a sorte de ter um marido super participativo, que também acorda na madrugada, me ajuda muito e tem o maior jeito e amor com o Bernardo, mas sou eu quem fica o dia todo. Penso nessa parte de exaustão e me pergunto todos os dias: Será que eu deveria estar exausta? Odeio arrogância, mas como isso aqui é um diário eu deveria poder falar o que penso sem medo de julgamentos. Será que o Bernardo é bonzinho além da conta? Será que é porque eu tenho ajuda? Será que é porque sou sagitariana demais e muito espoleta? Será que é porque tomo muito chá preto? Será que eu deveria me sentir exausta? Me pergunto isso o dia todo, de verdade, mesmo.
O meu pediatra deixa sair de casa com ele desde cedo, claro que existe o bom senso, não vou a lugares fechados e com muita gente, escolho locais abertos e desde as 2 semanas já viajamos com ele. Muitos podem achar um absurdo, eu sei, mas a verdade é que colocamos ele em nossa vida, e não o contrário. Viajamos para a fazenda, para ele ficar com os avós que moram lá. Viajamos para Campinas, para ficar perto da minha família. Passeamos com ele na rua, vamos a restaurantes abertos, sentamos no starbucks para tomar meu chá (na parte aberta), e assim a vida vai acontecendo. Eu e Antonio somos muito energéticos e confesso que as primeiras semanas foram mais complicadas para mim devido ao fato de estar trancafiada em casa. Muitos não ligam, até gostam desse período de reclusão, mas estamos nos adaptando e vendo como funciona para nós. Estamos encontrando o nosso caminho, o nosso equilíbrio, sem esquecer que temos um bebê e que precisamos respeitar seus horários e não cansá-lo, mas sempre acreditei que pais felizes resultam em filhos tranqüilos e felizes. Não queremos apressar as coisas, não quero pular etapas e nem me esquecer dos cuidados que preciso ter com um bebê de 2 meses, mas uma saidinha vez ou outra, faz bem para todos! Disse acima que a vida vai voltando ao normal, mas acho que me expressei mal, pois ela não vai voltando ao normal, ela simplesmente vai melhorando…
Beijos e até semana que vem,
Nati e Bê, 2 meses e 1 semana =)
4 de março de 2015 at 14:08
Naty, com o Bê ta lindooo! E como muda né? Já esta ficando com cara de mocinho =)
4 de março de 2015 at 14:26
Nati!!!
Ri muito do comentário de ter muitos meninos no prédio!!!
Com certeza meu sobrinho faz muito barulho aí (mora embaixo do seu ap), tem quase 4 anos e é um terroristinha!!!
Qualquer dia vc vai vê-lo, chama Henrique!
bjs
4 de março de 2015 at 14:37
Nati, essa foto tá linda demais!
Falei no instagram mas falo de novo, ele é muito lindo!!
Que Deus continue abençoando voces! Ele é um anjinho!
4 de março de 2015 at 14:58
Nati,
Minha bebê tem 4 meses e confesso que tb nunca me senti exausta como falam!!! Tá, eu tenho babá desde o início mas eu tb escutei sobre exaustão de mães que sempre tiveram babá…
Sabe a minha conclusão? Eu penso como vc! Sempre tentei deixar a minha vida leve..nunca neurotizei demais…saio ás vezes..vou passear com o marido e volto com a cabeça bem descansada..e olha que a minha filha só mama. Eu tiro leite e dou na mamadeira e depois ela volta pro meu peito tranquilamente. Tb acho que criança tem que viver na sociedade, tal qual o adulto, o idoso etc. Tenho um pouco de agonia desse “endeusamento da criança” onde criança só pode estar onde tem criança. Respeito quem pensa assim, mas eu penso diferente, e acredito que simplificar tudo, me respeitar e utilizar o bom senso ao invés do senso comum é que tem me ajudado a não estar tão cansada…acho que vc está sendo ótima!!!!!
Beijão Nati, o Bê é lindo demais!
4 de março de 2015 at 15:22
Nati, você é a melhor mãe, a melhor blogueira! Admiro muito você pelo seu bom senso e ter por guerreira e muito profissional. Você merece muito sucesso! Cada vez mais!! Um beijo de coração!! Tambem moro em Campinas assim como sua família!
13 de março de 2015 at 13:19
Fofa, fico mto mto mto feliz, brigada de coração
4 de março de 2015 at 16:43
É isso mesmo Nati! Não existe certo e errado. Acredito no amor e sensibilidade da mãe!! Parabéns por sua conduta amorosa….precisamos de mais amor e menos regra! Bjoooo
4 de março de 2015 at 17:06
Amoooo seu diário! E adoro sua sinceridade! Ps: te enviei um direct pelo instagram bjsssssss
4 de março de 2015 at 17:48
Oi Nati! Sempre te acompaanho e muitas vezes comento mas nunca recebi uma resposta sua. Uma pena que nào tenha dado sorte :). De qualquer maneira estou começando a me preparar para tentar engravidar e fico feliz de perceber que super podemos ter uma vida “normal”pois nisso somos bastante parecidas! É um alento ver que uma pessoa que eu super tenho carinho e acho parecida comigo está tendo uma vida bacana ao lado do bebe e do marido! ë isso. Parabens! Adoro vc!! um beijo grande em vc e um bem, bem enorme no gorducho do Be!
13 de março de 2015 at 13:19
OI LINDA, desculpa, impossivel responder todo mundo, tento responder quando é mais uma pergunta sabe? Desculpe mesmo. beijos com carinho
4 de março de 2015 at 21:47
Que delicia seus depoimentos, tbm sou TOTALMENTE contra neurose!
Por isso você não está exausta, leva levemente as coisas sem neura, leva pra passear, viagens para ficar com a família e assim as coisas ficam mais leves mesmo! Adoro seu diário .. Gde beijo
4 de março de 2015 at 22:17
Nati, relaxa! Agradeça a Deus por não estar exausta! Tenho 2 filhos, sem babá, sem empregada, fazendo engenharia numa federal, com sorte de ter marido que cuida das crianças e ajuda na casa, crianças super boazinhas, levadas e bagunceiras, mas uns amores. Ando mortinha de tudo, mas com paciência tudo dá certo. É como vc disse, cada casa tem um ritmo mesmo, cada família se ajeita do seu jeito, essa coisa de colo é algo muito relativo, acho que amor não faz mal a ninguém, e o seu Bê não vai ficar com nenhuma ‘sequela’ negativa por isso. Algumas pessoas que nem filho tem, vem me ‘criticar’ por amamentar minha filha Valentina de 1a9m. Só mãe sabe o pq de certas coisas, nem discuto! Tb sempre carreguei meus babys, escolhendo bem os locais como vc faz, mas não paramos a vida por causa das crianças, eles é que entraram para o time. kkkkkkk Pensamos muito parecido, tb tive minhas nóias como mãe de primeira viagem, mas nunca surtada ou desesperada. Penso nas crianças, lógico, mas tb em mim, no marido, na nossa relação. Sou total do time, ‘pais felizes, filhos felizes’! Bjs <3
Ps.: Tá difícil de comentar pq toda hora apaga tudo que escrevemos. :/
13 de março de 2015 at 13:18
Vou ver o que é Na… sucesso pra vc viu, mil beijos lindona
4 de março de 2015 at 22:38
Nati,como você faz pra nao esmagar o bernardo com tanto abraço e beijo(que acho q você da)?kkkkkk Ele ta cada vez mais lindo e gostoso,fico babando quando vejo foto dele! Beijos,que Deus cotinue abençoando vocês!!
5 de março de 2015 at 07:52
Nossa, não tenho outra coisa pra dizer, a não ser que… o Bê está muitooo lindooo!!! E vc está sendo uma mãezona, muito dedicada e amorosa, ele está super bem servido, não vai ter do que reclamar! E sim, dê quantos colos vc quiser e puder no seu tempo com ele! E a babá, agora é uma nova? Poxa, que difícil essa parte, tomara que agora seja bem competente e cumpra bem sua função. Beijinhos na bochechinha fofa do Bê!
5 de março de 2015 at 10:02
Oi!
Você já tentou dar a fórmula no horário das 23h?
É que eu fazia isso com o meu bebê. No meu caso era peito, não formula, mas eu tirava ele do berço ainda dormindo, dava o mamá e botava pra dormi de novo.
Se o bebê Mamou direitinho nem tinha ar pra arrotar, era só “devolver” pro berço e ele continuava a dormir.
Aqui funcionou. Experimenta!
Bjo.
10 de março de 2015 at 12:21
Já fiz só 1 vez, mas ele acordou normalmente às 4:30 tipo relógio eheh
5 de março de 2015 at 10:05
Ai, Nati, te admiro tanto! Vc conduz a sua “vida de mãe” exatamente como pretendo conduzir a minha quando tiver filhos, sem neuras, sem julgamentos, mas com muita naturalidade e muito amor. Muito lindo ver seu bom senso em tudo. Com certeza já está colhendo os bons frutos desse equilíbrio. Parabéns e tudo de melhor pra vc! Bjs!
5 de março de 2015 at 10:06
Nat, vc é uma pessoa super tranquila, por isso está lidando com seu filho nessa calma… Parabéns!
Confesso que meus primeiros dias, ou melhor meses com a Manu não foram assim tão calmos… mais cada um é cada um e não deve se culpar, de forma alguma, e sim agradecer essa oportunidade de curtir seu filhote lindo, sem traumas e drama.
Um super beijo e nem preciso falar que sou fã!
5 de março de 2015 at 10:44
Nati, fala um dia por favor sobre o carrinho dele, o Stokke certo?
Eu achava ele o máximo e lindo, mas sempre li que é um saco pra fechar e sábado estava no shopping e vi uma mulher com um bebê sofrendo muito pra segurar o bebê e tentar fechar o carrinho para colocar no taxi. O taxista até tentou ajudar, mas foi bem complicado, ele não sabia fechar o carrinho e final levou ele “meio fechado” no banco da frente.
10 de março de 2015 at 12:20
Oieee, realmente ele é complicado no começo… porque as alavancas para abrir e fechar ainda estão duras, sabe? Mas vão amolecendo e com a prática vai ficando fácil e tranquilo… eu amo amo amo, não trocaria por nada
5 de março de 2015 at 12:33
Nati,
O intervalo de 3/3h pra mamar está ótimo! Meu filho fazia assim também, por conta própria, mas só depois que passou a mamar a fórmula. Quando dava o peito, ele sentia muita fome, minha produção de leite era pouca – chegava a ficar 1h, 1h30 com a bomba elétrica para tirar 30ml de leite! Com a fórmula e sem fome, a vidinha dele mudou..rs
Sobre o cansaço, no começo eu ficava meio morta por conta das madrugadas. Não nasci pra coruja, sou totalmente diurna. Depois ele pegou o ritmo de dormir legal e a situação melhorou muito!
Como está indo a babá? Parou de dormir com ele no colo ou no seu sofá?
Ah, a página está atualizando antes de terminarmos o comentário. Tive que escrever no word e passar pra cá…
10 de março de 2015 at 12:19
mandei embora, estou sem de novo =(
5 de março de 2015 at 15:38
Nati, parebens pela forma como escreve seu diário, concerteza passa uma sinceridade enorme. Concordo e acredito que vc esta certíssima, pais felizes são filhos mais felizes ainda. Admiro a forma como vc administra a maternidade. Continue assim, tudo de bom pra vc e sua família, bjs.
5 de março de 2015 at 15:58
Sou mãe de duas meninas (9 e 4 anos) e concordo plenamente com vc!!!
Beijos
5 de março de 2015 at 15:58
Nati, Parabéns!!
O Bê ta coisinha mais gostosa, sou sua fã e amo de paixão seus diarios.
Beijos
6 de março de 2015 at 12:01
Nati, estou amando os diários! Você escreve de uma maneira tão simples, sincera, tão íntima, que sinto como se você e o Be fossem amigos íntimos. é tão gostoso lê-la que minha vontade de ser mãe até aumenta quando estou no blog.
Parabéns pela mãezona que você é, por fazer tudo pelo seu filho, participar inteiramente da vidinha dele.
Deus abençoe vcs, muita saúde!
Beijos com carinho
10 de março de 2015 at 12:17
brigada querida
6 de março de 2015 at 17:00
Nat, mas e o seu resguardo? Quais foram as indicações do médico?
Bjs
6 de março de 2015 at 18:46
…mama, arrota e volta pro bercinho. Aqui funcionou super. A Siena acordava sempre as 4:30 pra mamar e agora vai até as 7:30 direto. Eu indico muito o livro dela pras mamães de primeira viagem! Beijos
6 de março de 2015 at 18:52
Nati, vc ja ouviu falar na Encantadora de Bebês? O livro dela me ajudou muito a ajustar a rotina da noite da Siena. Ela ensina diversas técnicas para o bebê dormir, entre elas a da mamada dos sonhos” que nada mais é do que pegar o bebê umas 23:30, 00:00 e dar uma mamada reforçada. Eles geralmente nem acordam. Mamam dormindo mesmo…
7 de março de 2015 at 17:26
Otimo diario Nati! Tb nao me sentia exausta no começo, mas agora com 1 ano e 2 meses eu me sinto muito cansada. Ele nao para um segundo.
Vc esta certa em leva-lo para passear com vcs. Faz bem pra todo mundo. Muita saude, amor e paz pra vcs.
11 de março de 2015 at 14:19
Muitas mães sentem essa exaustão quando o bebê mama no peito. Nem todas, mas acontece muito.
Eu tive babá, empregada, marido super participativo e mesmo assim me sentia exausta e sufocada porque ele queria o meu peito all day and all night long. Não tinha chupeta ou mamadeira que desse jeito.
Foi um período muito delicado pra mim, eu chorava de cansaço, dava o peito até deitada pra descansar um pouco…não estou reclamando, só contando o outro lado da moeda de quem amamenta no peito em livre demanda.
Aproveita!!
16 de setembro de 2015 at 15:58
Realmente o cansaço quando se tem um bebê que mama em livre demanda não tem comparação quando se alimenta com fórmulas. Dificilmente um bebê que mama no peito, especialmente no início, passa 3 horas inteiras de sono. Quando damos a mamadeira, rapidamente ele toma, arrota e sono de novo… Já no peito, o período de mamar é bem mais longo, além de menos horas dormidas. Ou seja, mamãe só dorme cerca de uma hora entre uma mamada e outra…
11 de março de 2015 at 17:26
nunca fui muito de ler blogs mas não fico um dia sem ler o seu, principalmente quando fala sobre o Be! Te admiro muito pela sinceridade e por não ter medo de falar o que pensa sem se importar com os comentários. Fico brava quando acaba o post hahaha boa sorte pra você sempre e muita saúde pro seu Be, que e’ lindo demais!
beijo <3
13 de março de 2015 at 11:03
Que bom, fico mto mto mto feliz
1 de maio de 2015 at 15:52
Meninas e Naty, sim porque o blog da Naty é uma comunidade de pessoas maravilhosas
Meu bebê tem 21 dias, tive uma cesárea complicada pois 3 dias antes do João Pedro nascer, tive uma inflamação pulmonar o que ocasionou muita muita tosse, então imaginem estar com o corte da cesárea + tosse e nebulização, foi bem complicado.
Bom, meu bebê nasceu lindo, saudável, uma benção, mas depois do décimo quinto dia, começou a ter muitas cólicas, são horas e horas intermináveis de cólicas. Já tentei o ColiKids, bolsa de água quente, e agora estamos dando luftal de 8 em 8 horas – melhorou mas as crises continuam porém em menor intensidade.
Confesso que estou sim exausta, o JP mama de 2 em 2 horas, considerando a troca de fraldas e as crises de cólicas, tenho dormido máx 3 horas por dia. E também estou sem babá, não consigo me adaptar, a que eu tinha, colocou a fralda tão apertada que o coitadinho ficou todo marcado, imaginem, deste tamanhinho, com dor e a fralda totalmente esmagando ele, não dou conta.
Quero dizer pra vocês que todos os dias, quando a coisa aperta, venho pra cá ler algo, os comentários, os posts, e sempre aprendo – muito obrigada Naty por nos oferecer este conforto e ter tantaaaaaaa gente legal aqui.
É impressionante o amor que sentimos por estes pitoquinhos e como somos capazes de enfrentar tantos desafios, e juntas é muito mais gostoso.
Muito amor e luz pra vocês xx
2 de setembro de 2015 at 17:46
31 conversas que mostram por que sua mãe deve estar no WhatsApp
http://www.mestresabe.com/2015/08/31-conversas-que-mostram-por-que-sua.html
meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/
aproveite e veja meu site de vendas
http://www.lojadomestreandre.com.br/