DIÁRIO DE UMA GRÁVIDA: 36 SEMANAS

1 de dezembro de 2014

Estamos praticamente na reta final, me desculpem a ausência dos diários mas essas últimas semanas não foram muito tranquilas pra mim… Ando muito ansiosa, com azia, dormindo mal e correndo atrás dos últimos detalhes para a chegada do Bê.

nati-vozza-gravida

Percebi que ainda faltam algumas coisinhas, como lençol de baixo de berço, também não tinha aquele rolinho para ele dormir de lado, não tinha nem travesseiro de berço. Não sei a real necessidade disso tudo, mas na dúvida prefiro ter. Ainda não comprei sutién de amamentação pra mim e nem o meu enxoval de maternidade, ai meu Deus! Mas o enxoval dele já está prontinho e na mala.

Hoje foi o primeiro dia da Linda, a babá que contratei para me ajudar com o Bê. Pedi que começasse antes para me ajudar na organização do quartinho e para que nós nos conhecêssemos mais. Minha funcionária de casa, a Sonia, é parte da família e já nos acostumamos uma com a outra, nos ajudamos, eu a amo e ela me trata como filha. Quero essa mesma sintonia com a Babá do Bê, por isso pensei que precisávamos de uns dias para nos familiarizarmos, antes da correria dos primeiros dias de um recém nascido na vida de uma mãe de primeira viagem.

Nos primeiros dias terei a Linda e minha mãe por perto, que ficará em casa até eu me sentir apta para ficar sozinha com ele. Não pretendo delegar tudo, pretendo sim aprender muito com quem já conhece e sabe o que está fazendo. Eu quem vou acordar, eu quem vou dar banho, trocar fralda e ninar. Mas quero elas por perto nos primeiros dias pois ainda estou muito ansiosa e insegura, mas creio que conforme o instinto de mãe aflore eu vá me sentindo mais e mais confiante para me bastar.

Engraçado que até umas duas semanas atrás eu estava e continuava um poço de serenidade, mas de repente tudo mudou, comecei a sentir falta de ar, ansiedade, e, confesso, já estou no meu limite. Conversando com algumas grávidas e mamães pude ver que não sou um ET, parece que a maioria também fica assim, certo?

Quem tiver facebook recomendo muito curtirem a página da revista Crescer. Eu ando viciada, do tipo que lê e compartilha todas as matérias, das maiores e mais relevantes as menores e mais insignificantes. Recomendo também o blog JUST REAL MOMS, compartilho também várias matérias de lá. Ontem mesmo compartilhei uma que acredito 100%, ela se chama “Será que seu filho precisa mesmo ser tão feliz?” (na verdade o blog está compartilhando uma matéria de outro blog, mas é bacana mesmo assim, pois eu não conhecia o outro blog e nunca teria visto essa matéria fantástica). Fala sobre a maternidade e como os pais de hoje em dia correm atrás dessa felicidade intangível para seus filhos. É uma ansiedade em fazer filhos felizes que provavelmente vai deixar um dos dois – ou muito provavelmente os dois – frustado.

Eu mesma me lembro de ter tido a melhor infância do mundo… Ia a praia com meus avós e família, brincava o dia todo na areia e naqueles parquinhos “de lata” (quem se lembra daquele brinquedo que era tipo um tambor de lata que você ficava rodando, tipo uma esteira??). Me lembro de ter amigas vizinhas, de brincar na rua, no prédio, de patins, de elástico, queimada, e dos meus pais me chamarem só para comer e tomar banho. Mas sabem de uma coisa? Eu era muito feliz.

Eu estudava na melhor escola da cidade (Estudei no Porto Seguro), mas meu pai era estudante de medicina e quem sustentava tudo isso eram meus avós. Meus pais me tiveram com 22 anos e ainda não conseguiam me proporcionar coisas materiais que a maioria das minhas amigas de classe tinham. Mas eu estava na melhor escola! Não ia a Disney aos 5 anos, mas ia a melhor escola e passava as férias na areia com meus avós. Claro que pedia para ir a Disney, mas não era infeliz por não ir. Eu conseguia ser feliz na praia ou com a amiga vizinha brincando de banco, com cheque e dinheiro de papel.

Fui a primeira neta e sobrinha das duas partes da família, por isso ganhava muitos presentes, e ainda mais com um tio morando em Miami e uma tia-madrinha morando na Austrália. Me sentia especial com giz de cera importado quando eles vinham nos visitar no Brasil. Toda criança tem esse lado “Eu tenho, você não tem…”, não à toa que esse slogan foi o que foi durante décadas e mais décadas. Isso faz parte do ser-humano, eu não era diferente e também não era infeliz sem o giz importado, só me sentia especial quando o ganhava. O ter é importante, mas quando ele começa a ser o mais importante, algo está muito errado.

Minha mãe trabalhava na empresa do meu avô e meu pai estava se formando em medicina e dava milhares de plantões. Acho que se preocupavam mais com minha educação do que pensando se eu seria a criança mais feliz do mundo. Mas olhem só, eu fui. Acredito que filhos precisem de uma autoridade e de educação, caso contrário eles se perdem e não sabem mais quem é que tem que dar a ordem e quem é que tem que obedecer.

Me estendi muito nesse assunto, desculpem!

Outro link muito legal é o CORACÃO DE MÃE no Youtube. Vale a pena acompanhar, da minha amiga querida Ju Ozol que está morando em Boston e da Pati. Me divirto com os vídeos. Estou amando ver blogs e sites sobre maternidade, quem tiver algum legal para compartilhar nos comentários, sinta-se a vontade, vou amar.

Mudando de assunto, ando recebendo muitos comentários no Insta e etc sobre aquela perguntinha famosa: CESÁRIA OU NORMAL? Já falei sobre isso por aqui algumas vezes e, sinceramente, mesmo sabendo que não é por mal, não entendo a necessidade dessa pergunta. Acho tão, mas tão particular. Não entendo e nunca vou entender essa patrulha sobre parto normal. Tenho família de médico, tio, avô, pai, madrasta, e eles também não entendem. Eu já falei que não marco a cesária, mas não sou contra quem marca. Pois não acho que isso defina uma mãe. Uma coisa é boa mãe, e outra coisa é boa parideira. Simples assim. Conheço ótimas mães que marcaram lindamente uma cesária. E conheço mães que nem de longe pretendo ser igual, mas que foram ótimas parideiras. Eu não vou marcar, mas eu falei para meu médico que se não for “NORMAL NORMAL” ele pode entrar em cesária sem problema algum. Se a dilatação demorar, se ele acompanhar o quadro e ver que vai ter sofrimento, quero cesária. Quero estar bem psicologicamente para receber meu filho. Não quero meu filho estressado, não quero uma mãe estressada com 18 horas de trabalho de parto. Minha mãe quis tanto um parto normal que me teve com quase 42 semanas, depois de mais de 18 horas de trabalho de parto e simplesmente terminou em uma cesária às pressas (meu avô, médico, quase enfartou com a doida da nora ahaha). Ela chorou quando eu nasci, mas porque ela não conseguiu ter o tão sonhado parto normal. Hoje eu falo pra ela: “Que besteira foi essa?”. Ela rí. Os outros dois partos foram cesária, sem problemas, sem sequelas, e sem estress. Nem ela entende o que se passou em sua cabeça.

Eu acho que quem opta por parto humanizado, ok. Quem prefere parto normal, ótimo. Quem quer cesária, ótimo também. Gente, cada um sabe de sí.

Hoje tenho médico de novo, já estou tendo consultas semanais, é a reta final. Eu havia prometido para mim mesma que iria descansar mais nesse final de gravidez, mas não estou conseguindo. Quinta-feira tive fotos em Campinas, para minha linha de jóias com a La Chica De Oro. Sexta-feira tive o evento do lançamento, onde fiquei em pé e de salto por horas e mais horas. Meu médico nunca me proibiu o uso de salto, ele diz que se estamos bem, nos sentindo bem, não precisamos mudar nada. “Gravidez não é doença!”. Amo ele por isso. Amo o que faço. Por isso as fotos e os eventos não são uma obrigação pra mim. Mas sei que agora, à partir dessa semana, preciso parar. Vou continuar trabalhando aqui do computador, escrevendo para vocês, mas me limitando ao uso de flats e sem eventos. Posso ir ao meu limite, mas também não preciso ultrapassa-lo certo?

36ª semana, seja bem vinda. Engorde meu filho. Segure ele por aí. Todos já estão preparados para sua vinda, mas só quero quando ELE estiver pronto.

Beijos com muito amor,

Nati Vozza e Bê.

Compartilhe:

53 comentários

Deixe uma resposta

  1. Olá, Nati.
    Impossível não comentar mais esse post maravilhoso, essa partilha tão grande com que nos brindaste mais uma vez.
    Dá para sentir que foste uma criança muito feliz, és uma mulher muito feliz e o teu filhote vai, com toda a certeza, ser uma criança muito, mas muito feliz.
    Só posso desejar que estas últimas semanas sejam tranquilas, serenas e que o Bernardo chegue quando estiver pronto.
    Aproveito também para desejar desejar um Natal muito Feliz, rodeada de quem mais amas e que 2015 venha cheio de saúde, amor e sucesso!!

    Beijocas
    Lara-Portugal

    1. Oi Nati tb estou quase na reta final da gravidez, espero a tao sonhada Clara, completo 36 semanas na quinta, em relacao ao parto fico admirada o qt as pessoas querem saber se é normal ou cesaria, mas penso igual a voce, cada mae sabe do seu limite de dor e medo. Ainda tb n marquei quero q a Clara nasca na hora certa

    2. Oi Nati tb estou quase na reta final da gravidez, espero a tao sonhada Clara, completo 36 semanas na quinta, em relacao ao parto fico admirada o qt as pessoas querem saber se é normal ou cesaria, mas penso igual a voce, cada mae sabe do seu limite de dor e medo. Ainda tb n marquei quero q a Clara nasca ba hora certa

  2. Oi Nati….
    Para variar adorei o texto…senti falta do diário…rs
    Beijão

  3. Nati, que diário lindo!
    Lembro no começo da gravidez como vc estava desconfortável com o ganho de peso e tudo mais, e olha agora, vc lindamente grávida, exemplo para todas nós!
    Que Deus me permita ser uma grávida tão ativa e saudável quanto vc (quando for a hora).
    Estamos todos prontos e ansiosos para a chegada do Bê, mas que ele venha quando vier, será a hora certa.

    Obrigada por compartilhar momentos e pensamentos tão particulares conosco.
    Um beijo grande em vcs! 😉

  4. Nati,
    super concordo que criança gosta de autoridade e disciplina. Meu marido, prof de ensino infantil, é “carrasco”, mas a criançada o ama! Tudo para eles é Tio Gustavo (mto fofo, parece um bando de pintinho falando tio-tio-tio, hehehe).
    Amei vc abordar este tema sobre felicidade! Realmente felicidade é ser e não ter.

    Bjks e que o Bê venha venha cheio de saúde para babarmos. rsrs

  5. Oi Nati! Vc já ouviu falar daquelas cintas para segurar o barrigão, evitando flacidez e “queda” da barriga qdo grávida?? O que acha delas??

    1. Já, mas acabei não comprando. Vou comprar só a cinta para usar depois que tiver.

  6. Chega logo, Bê… Sua tia-avó aqui está quase tão ansiosa quanto sua mãe. :))

  7. Por Renata Lewinski Cruz

    Oi Nati, apesar de leitora a anos nao costumo comentar pois acabo usando o feedly pelo celu porem dessa vez resolvi parar o meu trabalho (faço biju, Jeito R – insta @jeito_r) para escrever.
    Noto muito cuidado da sua parte ao escrever sobre babá. Sei que tem leitoras de A a Z (classes sociais, região, modo de pensar….) mas acho que há muita critica por nada! Não entendo a apreessão de quem lê por alguem ter baba como se essa atitude fosse tratado como um abandono do filho! Não entendo pq alguem é mais mae pq está a 24 hrs sem dormir, nao conseguiu tomar banho e nao pode ir no salão ficar bonitinha p si mesma.
    Agora um puxão de orelha, sou Imaculada team!!! Apesar de 1 ano estudando minha familia quase q toda estudou la! Sou carioca com alma de campineira!
    Agora no finalzinho da gestação, relaxe e curta bastante a barriga! Vc ta linda !
    Beijos Re (jeito R)

    1. Eu tbm acho que tem muita crítica por nada, mas infelizmente tem críticas e preciso sim ter “dedos” para falar sobre isso. Gostaria mesmo de poder falar sobre tudo que penso, sem pensar que choverão comentários me julgando. Mas acho que de uma forma ou de outra consigo deixar claro o que penso, apenas tomo cuidado para as pessoas não entenderem errado. Pois sempre existirá quem está só para julgar =(
      beijos querida, e obrigada

  8. Que post!! Cada palavra vem carregada de emoção!! Você terá uma boa hora Nati, o cara lá de cima vai te abençoar sempre, sabe pq? Pq você é um SER HUMANO admirável. Adoro esse seu jeito simples, direto e essa capacidade de nos mostrar que você é gente como a gente. Meu carinho, admiração e respeito sempre. Beijos do NORTE. Catinha

  9. Linda a forma como você escreveu esse post Natty, e concordo em gênero, número e grau. Passei 16 horas em trabalho de parto, com 10 dedos de dilatação, porém o danadinho tinha 4kg e aí tive que fazer cesárea. Sinceramente não era o que eu queria, mas enfim, o que importa é que já se passaram 5 anos e meu filhote está cheio de saúde!

    1. desde quando bebe com 4kg” tinha que” fazer cesaria? 4 kilo NÃO é indicação para cesária

  10. Nati, sempre leio e nunca comento. Fui Porto Seguro a vida inteira, mas em São Paulo. Temos muitas pessoas conhecidas e amigas em comum, quem sabe um dia nos conhecemos… Espero que vc tenha um bom parto, e aproveito para dizer que acho muito deselegante pessoas fazrem questionamentos deste tipo, algo tão pessoal e íntimo. Enfim, que fique serena e que o Be só traga felicidades para vc e Antonio. N~~ao te conheço mas tenho-lhe muito carinho! Um beijo grande, Bruna

  11. No começo do seu post, fiquei lembrando do finalzinho da minha gravidez!! De repente, fiquei com um medo enorme, uma vontade de chorar sem fim…pura insegurança. Mas acredite, assim que o neném sai da barriga, você vira outra pessoa. Você olha pra ele e tem a sensação que já o conhece há muito tempo….que era do jeitinho dos seus sonhos. É demais…um amor que não tem fim! Uma sensação única, um encantamento que não passam nunca…de que você foi agraciada por Deus com o melhor presente que Ele poderia te dar!!!!

  12. Nati, vc está uma gravida linda!!
    Sugiro vc assistir ao documentario o Renascimento do Parto! Emocionante!!!
    Dá uma olhada nos IG da @thaislechen e @perdadepeso, elas tiveram partos naturais maravilhosos e transformadores!
    Bjos!!

    1. Já vi Cecília, mas não muda meu pensamento heheeh.

  13. Nati cada vez q vejo comentarios criticando vc me da uma agoniaaa rsrs, mas me recomponho por ver sua resposta sempre educada e delicada, pq vc nao merece passar por isso. Te admiro bastante por esse profissionalismo e amor ao q faz! So desejo saude e felicidade para o Be e para vc ta bom?! E nao se canse muito! Mil beijos

    1. Ahahaha vc é mto fofa Bia <3

  14. Oi Nati! Estou também entrando na 36 semanas, completo na quinta-feira, estou também muito ansiosa, além de esta sentido muitas pontadas e idas no banheiro quanto de dia e a noite! Também não vou marcar cesaria, vou esperar para ver se da parto normal, é meu segundo filho o primeiro o ?Bernardo foi cesaria não tive dilatação, amigas chegam e falam para marcar a cesaria porque como o primeiro não deu certo e tem o feriado de Natal que as vezes me preocupa, mas quero que o Benicio tenha a hora e o dia que Deus escolheu para ele e não eu e o médico, só se caso não sinta nada depois das 40 semanas! Um grande beijo e estou acompanhado os preparativos para espera do ??Bernardo!

    1. muita saúde para vocês, muita!!!!!

      1. não existe mulher que não tenha dilatação. isso é mito. Se esperasse a hora certa , teria dilatação com certeza.

  15. Incrível como mesmo sem te conhecer eu já te achava uma pessoa linda por dentro e agora acho ainda mais, parece mais próxima das leitoras com esses diários, mais humanizada (?!?!). Adorei o ponto sobre felicidade dos filhos, sempre reparo que por mais brinquedos que uma criança tenha, ela sempre irá se encantar com o mais simples. Acho que a felicidade não significa só bens materiais e sim, amor. Meus pais não viviam me enchendo de presentes, só em datas comemorativas, mas eu era muito feliz, minha maior diversão era brincar fora de casa com meu irmão ou quando minha mãe trazia alguma besteira da rua pra nós. Outro dia andei lendo sobre a constante necessidade de não só fazer os filhos felizes, mas em querer torná-los campeões em tudo e sufocá-los com 1001 atividades para mante-los ocupados. Essa sociedade pós-moderna é amedrontadora! Enfim, comentário grande, saiu quase um diário rsrs

  16. Nati, que momento mais lindo esse seu!!! Não sei se já comentei, acho que não, mas leio TODOS os seus diários. Você está linda e por aqui a gente vê que está 100% pronta pra receber seu filho. Estou muito feliz por vocês e louca pra conhecer o Bê <3
    Bjs da Tia Chata!

  17. Olá, é a primeira vez que escrevo aqui, na reta final a ansiedade é GIGANTE!!! Normal ou cesarea, boa sorte, adoro você!!!

  18. Que diario lindo nati! Estava com saudades, mas entendo sua ausencia! Achei muito lindo sua dedicaçao em aprender a cuidar do bernardo,você será uma mãe maravilhosa! Fico imaginando uma sua familia deve estar ansiosa pela chegada do be, ate eu estou! Bjs, que Deus lhe abençoe ainda mais, que o bernardo chegue na hora certa, com um parto maravilhoso!

  19. Nati,

    Aceite toda a ajuda que vc tiver. Da sua mãe, da babá, da dinda, do papai, do vovô..rsrs.. Tudo é bem vindo. E delegue sim um pouco das atividades, fará bem pra vc (que descansa) e para as pessoas que cercam o bebê estreitarem o vinculo com ele.
    Quanto ao parto, há sim uma patrulha. Eu que fiquei SÓ 4 MESES em repouso absoluto fui julgada por não ter meu filho de PN. Lutei mto pelo PN, queria demais. Determinado momento meu médico diz que era melhor pra ele a cesárea, que ele não estava reagindo bem ao processo. Vou fazer o que? Insistir? Nasceu de cesárea. E teve gente que me julgou. Mas os mesmos que julgaram foram os mesmos que NUNCA se ofereçam para ficar 15 min com o bebê pra eu dormir!
    Quanto à babá, vc fez bem eu contratar antes. Eu tinha uma diurna (até hj) e uma enfermeira noturna (esta ficou até ele ter 5 meses) e foi a melhor coisa! Ninguém tem nada a ver com se vc tem ou não babá, o problema é seu e da sua família, de ninguém mais. E de novo, TODA ajuda é bem vinda.
    Entrar na 36ª semana é a bomba relógio, como dizia meu médico. QQ hora é hora! O nervosismo é natural e essa ansiedade demora pra passar, mesmo depois que ele nasce. Com calma, muita paciência e amor tudo se ajeita!

    1. não estava reagindo bem ? parece desculpa sem sentido… era melhor para ele ( o medico ) ne?

  20. Mais um post lindo!!! Vc esta linda!!!
    E nati que chatisse esse povo com essa história de parto normal.
    Eu não quero parto normal sou enfermeira meu marido médico e ele tb não quer que eu tenha parto normal. Isso é uma decisão sua e de mais Ngm.
    Linda linda linda!!!!

  21. ótimo post!!! :) bom parto pra você Nati, que nossa senhora do bom parto lhe acompanhe!!!. bjs

  22. To amando acompanhar sua gravidez Nati!! Agora reta final hein?! Uma dica legal de blog com reflexões hiper interessantes é o “Antes que eles cresçam”: http://antesqueelescrescam.com/ vale a pena!

    Beijão =*

  23. Nati, quanto mais vejo seus diários mais tenho a certeza de que você será uma ótima mãe! Fica calma!

    Tudo de bom pra você e pro Bê!

    Beijos, Lais

  24. Nati, onde você conseguiu uma babá? Tenho um bebê de um mês e preciso contratar uma babá urgente…não consigo comer e nem tomar banho….rs….bjos e está LINDA!

    1. tem um grupo no facebook, uma amiga me mandou a indicação

  25. Nati, nunca comentei por aqui, mas estou tão encantada com seus diários que hoje não resisti. Que Deus continue te protegendo e te abençoando. Que Nossa Senhora do Bom Parto te ilumine e que o Bê venha à esse mundo cheio de Saúde. A cada dia te admiro mais. Beijos Mil Sua Linda !!!!

  26. Que lindo! Post escrito com o coração. Você é maravilhosa e será uma mãe maravilhosa. Tudo vai dar certo! Mais do que certo! Beijos e torço muito por vcs.

  27. Oi Nati, concordo plenamente com vc e nao entendo o por que de algumas pessoas serem tao criticas. O que definirá se vc vai ser uma boa mãe, com certeza nao será o tipo de parto que vai escolher… Alias, para mim isso é um detalhe mínimo. Pra te falar a verdade, quando eu engravidar, quero mesmo é marcar a minha cesárea, fazer uma escova, uma make e partir lindamente pra maternidade!! Sonho em ser mãe e esse detalhe no parto nao muda nada!! Boa hora para voce, curta esses ultimos momentos e continue essa pessoa linda e carismática que é! Beijo grande

  28. Nati, tu és muito especial!!! <3 beijo no coração de vocês!

  29. Naty, como sempre adoro seus diários! Veja o canal magamama do youtube! É uma professora de yoga que trabalha com as questões da feminilidade (recomendo à todas). Recomendo nesta fase ver o vídeo dela sobre os cuidados do pós-parto que as pessoas precisam ter com VOCÊ para que vc cuide do bebê, achei a lógica fantástica e bem parecido com o que você está pensando… dá uma olhadinha: https://www.youtube.com/watch?v=NnI2sCNwRfM

  30. Oi Nati, queria te recomendar um canal do yotube.. da Flavia Calina, ela é pedagoga e tem uma bebe de 1 aninho. Ela desenvolve atividades muito legais e acho a bebe dela com um desenvolvimente acima da media (aparentemente, rs) … beijos

  31. Que bom que assistiu! Bjos e que seu Bê venha bem lindo e cheio de saúde!

  32. nati acho que vc se enganou. parto humaizado nao é um “tipo” de parto. e sim um acompanhamento da gestante desde o inicio da gestacao respeitando suas preferencias

    1. me parece um tipo de parto heheeh

  33. Oi Nat, a reta final chegou urruuuu… Mas parece que passou tão rápido! Essas últimas semanas são complicadas, muitas idas ao banheiro, medos, inseguranças e ansiedade… muitaaaa ansiedade não? Eu também não entendo as pessoas ficarem perguntando sobre o parto, acho tãoooo particular, me sentia desconfortável com essa pergunta de quem não tem a mínima intimidade comigo. Infelizmente, as pessoas julgam por tudooooo! Eu optei pelo parto natural, humanizado e ouvi que era louca, por querer sentir a dor do parto.. Não deixe isso te chatear, pense que logo logo você estará com o Bê nos braços! Já ouviu falar sobre lua de leite? Vou deixar aqui o link que fala disso, os primeiros dias com recém-nascido são inesquecíveis, uma deliciosa aventura. Se cercar de pessoas que cuidem você e de todo o resto para que você possa estar bem para cuidar do baby. Beijos com carinho e boa hora! https://amaequequeroser.wordpress.com/2014/07/02/lua-de-leite/

    1. Parabens Vanessa! com mais informacao com certeza muitas brasileiras vao dar preferencia pelo parto normal como o resto do mundo!

  34. Ooi, Nati!! Adoro seus diários por toda a sinceridade e sentimento que você deposita neles!! Sei que o assunto parto normal ou cesárea é muito pessoal e ninguém melhor que a mãe do bebê e seu médico para fazer essa escolha.. Concordo também que o tipo de parto não define a qualidade da mãe, a minha por exemplo fez duas cesarianas e foi mãe exemplar! Porém não podemos fechar os olhos para o altíssimo número de partos cesarianos que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos (o número chega a 88% dos casos na rede privada, quando o indicado pela OMS é de 15%). Esses altos índices decorrem principalmente do modo de vida imediatista que nós vivemos e da influência da indústria da cirurgia cesariana. Não sei quem são as pessoas que você chama de “patrulheiros do parto normal”, mas talvez elas estejam tentando apenas esclarecer os riscos do uso indiscriminado dessa cirurgia!! A cesariana é uma cirurgia maravilhosa que já salvou a vida de milhares de pessoas quando indicada da maneira correta! O uso desnecessário de qualquer tipo de cirurgia trás diversos riscos para o paciente, por isso ela deve ser bem orientada! Se tiver interesse assista o filme “O renascimento do parto”, pois é muito esclarecedor!! Boa sorte nessa reta final da gravidez, que seu filho venha com muita saúde!!

    1. Izabella, eu entendo você. Mas eu sou cercada de médicos, confio no meu, expliquei aqui inúmeras vezes sobre isso… Acho realmente que cada um faz o que quiser. Acho muito complicado a pessoa tentar falar a forma de gerar uma vida que a outra escolheu… Gente, isso é demais!

      1. Parabens Isabela.
        concordo plenamente
        é inacreditável o quanto ignorante as grávidas e o quanto gananciosos os médicos são no Brasil.
        desculpas , mitos , lendas … lamentável “arrancar” o bebê da barriga sem real necessidade !!

  35. Conheça essa pagina no facebook https://www.facebook.com/orenascimentodoparto?fref=ts
    e assista o documentário deles, é ÓTIMO! O doc. mais visto de 2013!

    Temos que pensar na criança tbm, na hora do nascimento!!

    1. acho que vc não leu o meu texto,né? heheeheh

  36. Oi Nati! Também é a minha primeira vez comentando no seu blog. Tenho tentado te acompanhar… desde que minha filhinha nasceu (hoje com 8 meses) a vida anda meio corrida mas muito mais feliz. Li seu diário e me lembrei de como estava no finalzinho também… são muitas coisas na cabeça… mas td dará certo! Seja feliz e siga seu coração. O que importa é vcs estarem bem!
    Escreve uma carta pro Bê contando como vc está se sentindo! É muito bacana lê-la quando tudo passou! :)
    Uma ótima hora! Bjos

  37. Oi nati! Adorei a sua explicação sobre a escolha do parto! Também não entendo a interferência das pessoas em um assunto tão íntimo pois acredito que nenhuma mãe faria uma escolha que prejudicasse o bebê e a si mesma ne? Cada um sabe o que faz, e como é melhor! Muita luz e felicidade no seu parto e após ele… Que Deus te abençoe e te ilumine! Curta muito o seu bebê!!! Beijos!!!!!