Beleza das famosas: óleos para cuidar dos fios.
Olá, meninas, tudo bem? Para quem não me conhece, sou Amanda, jornalista e colunista de beleza do Glam4You! Se quiserem me seguir no instagram é @amandagfigueiredo. Com certeza vocês já ouviram falar nos óleos capilares, que viraram febre nos salões e prometem deixar os cabelos hidratados, macios e com mais brilho. Depois da onda do óleo de argan, as grandes marcas passaram a investir em mais produtos que trazem um mix de ingredientes para tratar o cabelo. Uma das maravilhas do óleo é que ele pode ter muitas funções: ser usado como finalizador, como hidratante, aplicado com os fios secos ou molhados, antes e depois da escova e até ser combinado com outros produtos…
Lauren Conrad e Penélope Cruz: fãs assumidas de óleo de argan!
Retoquei minhas luzes recentemente e decidi procurar um óleo capilar para ajudar no tratamento dos fios: fiquei pasma – e confusa – com a quantidade de produtos diferentes disponíveis no mercado e decidi pesquisar os benefícios de cada produto e qual o mais indicado para cada tipo de cabelo. Claro que fiz um guia para compartilhar aqui com vocês! Vamos lá?
Meu cabelo antes e depois das luzes
Recuperar cabelos danificados por tintura
Cabelos tingidos precisam estar sempre hidratados, pois a beleza da cor depende muito da saúde dos fios. Quer fazer sua tintura durar muito mais tempo, sem desbotar nem ressecar? Seus óleos devem ser argan, abacate e coco, que possuem quantidades significativas de triglicerídeos e vitaminas, que garantem a hidratação necessária para os fios coloridos, ou de ojon – ele tem proteção contra os raios ultravioletas, o que dificulta o desbotamento da cor e garante o brilho!
Combater o frizz e as pontas duplas
Para proteger os fios, selar as cutículas e combater o frizz, use um óleo leve para nutrir e recuperar a fibra capilar, como os óleos de cálamo, buriti e kendi.
Reconstruir os fios e hidratá-los profundamente
Nesse caso é preciso melhorar a elasticidade dos cabelos e restaurar sua flexibilidade natural sem deixar os fios muito pesados. Os melhores óleos são macadâmia, oliva, urucum, uva e manteiga de karité – uma gota de óleo de manteiga de karité antes da escova garante brilho e luminosidade.
Recuperar os fios de efeitos químicos agressivos – como progressiva
Cabelo com processos químicos agressivos perde sua oleosidade natural e fica com aspecto ressecado, cheio de fios espetados. Para reparar as madeixas danificadas, use óleo de macaúba, lótus ou argan: esses produtos hidratam e trazem a maciez de volta!
Óleo Avorganic Magic, N.P.P.E/ Elixir Ultime, Kérastase (contém óleo de pracaxi, argan, de gérmen de milho e de camélia/ Óleo finalizador de Jasmin, Oscar Blandi/ Óleo kendi bamboo smooth, Alterna/ Óleo de argan, linho e de cípero, Orofluido (é ótimo!!)/ Mythic oil, da L’oreal (contém óleo de abacate e de semente de uva)
Óleo Extraordinário elseve, da L’oreal (fórmula rica em 6 óleos de flores raras da natureza)/ Óleo concentrado de macadâmia, Yenzah/ Óleo de argan, Inoar/ Óleo de buriti orgânico da Floresta Amazônica, Amazonia Viva/ Óleo Spray Reparador leave-in, L’Occitane (com 5 óleos essenciais: angélica, lavanda, gerânio, ylang-ylang e patchouli/ Óleo Ultra Hidratante monoï e argan Nativa SPA, Natura
Dicas finais:
• Para não acordar insatisfeita com as madeixas: antes de dormir, esquente o óleo no microondas, uma quantidade de acordo com o volume do seu cabelo, por 15 segundos, e em seguida aplique nos fios. Quando acordar, suas madeixas estarão bem mais disciplinadas! Se necessário, lave, caso contrário, pode deixar nos fios! (essa dica eu aprendi com a expert Bianca Andrade, do Clinic Hair – @clinic_hair – ela sabe tudo sobre cabelos!!).
– O óleo pode ser prejudicial se usado em excesso ou próximo à raiz, pois há risco de entupir os folículos capilares. O ideal é aplicar apenas algumas gotinhas, da metade do comprimento para baixo.
– Se quiser usar o óleo como protetor térmico, espalhe algumas gotas na palma das mãos e aplique no cabelo antes de usar o secador ou a chapinha.
– De duas a cinco gotas aplicadas nos fios úmidos substituem o leave-in.
– Se não tem nenhum problema com os seus cabelos, mas você quer um óleo para chamar de seu, escolha o óleo de jojoba, que pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e é considerado o mais leve no mercado (esse também aprendi com o @clinic_hair).
Gostaram meninas? Estão usando óleo nos cabelos também? Qual? Mandem dúvidas, sugestões e dicas por e-mail ([email protected] ) ou via instagram ( @amandagfigueiredo)
Bjocas e até semana que vem!
18 de junho de 2013 at 16:16
Mas a Amanda é antenada mesmo, gente! Estava exatamente com esse dilema: queria um óleo, mas não sabia qual e para que usar! Adorei, adorei…. vou começar com esse de jojoba! Muito obrigada! Beeeejos
18 de junho de 2013 at 16:17
Estou viciada em oleos para o har tb! Meus preferidos são argan e ojon! Vale muuuuito a pena…
18 de junho de 2013 at 16:18
Tenho esse da Inoar e amoo!!! Tenho o óleo e o creme! Não troco por nada! Amanda arrasa!
18 de junho de 2013 at 16:19
O da Kerastase mudou minha vida! Meu cabelo ficou muito macio depois que comecei a usar, virou outro cabelo, muito muito melhor!
18 de junho de 2013 at 16:21
Amandinha linda e diva! Naty maravilhosa bombando com esse blog, o mais completo de todos! Bjo pras duas, que são a cara do luxo!
18 de junho de 2013 at 16:44
fofinha…
tks mil
18 de junho de 2013 at 16:22
Ai, quase quase comprei esse orofluido outro dia! Estou muito afim de um óleo mesmo! ótimo guia, amandinha! Vou até imprimir para qdo for comprar o meu óleo! hihihihihhi bjusssss
18 de junho de 2013 at 17:26
Oi, Naty
Gosto muito do seu trabalho… acho bacana as inspirações usáveis que vc posta aqui! É moda, é moderno, mas é real! Isso é algo que admiro muito no nosso universo!
Além de tudo, curti muito tudo o que rolou com relação ao que estamos vivendo no Brasil. Senti verdade… senti um ser humano real, ouvindo pontos de vista e mudando de opinião! #quemnunca
Aliás, quem nunca mudou, precisa rever tudo… ninguém está só certo, não é mesmo?
Queria muito participar do Look da Leitora! Até pq estou atualmente trabalhando no meu blog pessoal, inspirado nas cores da Natureza. Já estou com 6 mil fãs no Face! Adorei! E eu queria muito contar com sua força divulgando um look meu! Adorei seu último post dizendo que vc gosta de dar força para novas blogueiras! Bacana. Sincero. Amigo!
Sou empresária. Tenho o primeiro Nail Bar do Brasil que, aliás, é no seu bairro! Moema. É o Bistrô DETRICH (blog.detrich.com.br). Sei que vc é super cliente de outro espaço, mas você é minha convidada para conhecer o salão quando quiser. Sem post, sem nada… só para conhecer mesmo. Vai ser um prazer recebê-la!
Beijos, Ju
18 de junho de 2013 at 20:03
Não vivo mais sem meu óleo de argan! Ainda não experimentei outros, mas minhas amigas que estão usando ojon estão amando! Bjusss
18 de junho de 2013 at 20:31
O oleo ultra hidratante de monoi e argan é o boticario e nao natura!!
19 de junho de 2013 at 09:55
Medo de usar óleo de argan e deixar meu cabelo mais oleoso do que já é.. :/ põe dicas de shampoo e tratamento pra cabelos oleosos? Eu já fui na dermatologista, mas não custa ter outras cartas na manga hahha beijinhos
19 de junho de 2013 at 11:14
Amei !
19 de junho de 2013 at 11:56
Amandinha, linda!!! Sempre um prazer participar!!!! Amei o post! Vc é 1000, grande Beijo
19 de junho de 2013 at 13:00
Adorei as dicas…post super completo. Parabéns !
19 de junho de 2013 at 13:36
O último óleo Nativa/spa é da O Boticário e não da Natura! =)
19 de junho de 2013 at 14:33
O óleo NativaSpa é do Boticário e não da natura. Kisses…
19 de junho de 2013 at 15:19
Amanda, eu uso e amo o óleo de argan da Tutanat. Você já usou? O cheiro é igual ao do perfume J’adore.
19 de junho de 2013 at 17:00
Eu amei o óleo Elseve e o Yenzah. Tenho o cabelo ondulado e com muitas luzes, o q acaba deixando super seco. Meus cabelos são outra coisa depois q comecei usar os dois sempre intercalando. Ah, eu uso eles junto com meu leave-in, tipo duas ou três gotinhas com o creme leave-in fica maravilhoso…. bjs Manu (Amei seu app pra Iphone, já baixei no primeiro dia, kkkk)
19 de junho de 2013 at 23:53
Amanda vc fez um programa no multishow chamado “Nos 3″ ? adorei as dicas!
21 de junho de 2013 at 21:15
óleo de pequi… já ouviu falar?
24 de junho de 2013 at 18:43
Passar óleo no cabelo e depois chapinha não é nada recomendável, que eu saiba isso dá uma boa fritada no cabelo, assim como passar o óleo muito quente para dar banho de óleo nos cabelos.
Eu tenho o cabelo ondulado, com frizz, fino e eleoso. O óleo de argan e o de oliva não deram certo no meu cabelo,pois ficou pesado e poroso. Mas o de coco ficou ótimo, usei para dar banho de óleo. Queria provar o de amendoa e uva. Alguém já usou?