Saúde e Nutrição: Os beneficios do mel.

16 de julho de 2013

Olá meninas, sou a Nat nutri correspondente do glam e nutricionista da Nati Vozza. O tema que escolhi para este post é bem docinho e com propriedades excelentes para nossa saúde.

De uns tempos para cá o consumo de açúcar tornou-se excessivo, sendo considerado um grande vilão para saúde. O consumo excessivo de açúcar e o aumento de doenças crônicas, obesidade, colesterol e carie dental estão diretamente ligados. Preocupada com isso, elaborei este post para orientar outra fonte docinha (hummmm) e de melhor qualidade a saúde, diferente do açúcar branco de mesa que não apresenta beneficio algum a saúde, somente MUITAS CALORIAS VAZIAS.

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: Beneficios do mel

O mel tem o poder de adoção até 2x maior que o açúcar, mas devemos consumir com moderação. Cada 10g de mel tem cerca de 30-35Kcal. O mel é um excelente bactericida e anti-inflamatório, recomendado para auxiliar no alivio da tosse e irritação na garganta.

Os sais minerais mais encontrados no mel são: sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, manganês e zinco e as vitaminas que mais apresenta são B1, B2, B6, o ácido pantotênico, a vitamina C, variando dependendo da origem floral do mel.

O mel é indicado para todas as pessoas?
Não indico mel para crianças menores de 1 ano, pois o mel pode estar contaminado com Clostridium botulinum, tornando-se um risco sua ingestão principalmente para os pequenos. Para pessoas diabéticas somente indico o consumo com orientação de uma nutricionista.

Mas como saber se estamos realmente comprando um mel 100% natural e não um xarope cheio de açúcar?
Devemos observar sua coloração. Mel de boa qualidade não deve ser transparente e sim translucido e não deve ter variação de cor.

Papel e caneta na mão, vamos a uma receitinha nutritiva e muito saborosa!

Bananas assadas com mel
4 bananas com cascas
4 colheres (sobremesa) mel
4 colheres de amêndoas laminadas
Canela a gosto

Modo de preparo:
Asse as bananas até ficarem moles e suculentas (Hummmm-Adoro!). Tire-as da casca e adicione os outros ingredientes por cima e bom apetite!

Essa receita considero perfeita, pois contem mel com todos os benefícios citados anteriormente, juntamente com a banana que é rica em triptofano, que induz ao nosso hormônio do bem estar chamado serotonina, potencializando nosso estado de relaxamento e calma. Indico essa combinação para pessoas mais agitadas, com problemas de insônia e no período da TPM (período pré-menstrual).

E ai queridas, gostaram??? Dúvidas e perguntas me enviem aqui no Glam e por e-mail ([email protected])

Beijão, Nat

Compartilhe:

9 comentários

Deixe uma resposta

  1. Bom dia!! adorei a dica, eu sempre tento fazer isso só que as vezes a bana fica meio borrachuda sabe,rs tem alguma dica na hora de assar? é no microondas? e quanto tempo?? beijooos

    1. Solange,
      Uma boa dica é esperar a casca da banana ficar com uma coloração escura e, em alguns casos, ela chega a romper. Eu sempre dou preferência para o cozimento em forno ao invés do microondas.
      Bjss
      Nat

  2. Ai que dicas boas!! Vou fazer essa receita hoje antes de dormir.. gostei! Obrigada outra Nati 😉

    1. Bom sonhosssss….. 😉
      Beijinhos
      Nat

  3. Sou adepta do mel no café da manhã! Jogar um pouquinho em cima da granola fica muito gostoso, sem contar que trocar o tradicional pão por granola, leite desnatado e mel faz super bem!
    Nosso post de hoje fala sobre SHORTS ESTAMPADOS! Eles se tornaram um fenômeno do mundo fashion, com tecidos elaborados e cores brilhantes, e são uma aposta para este verão 2014. Confira o post completo em nosso site! http://www.marylebone.com.br

  4. Eu posso comer 2 colheres de mel por dia como sobremesa? Qual a diferença no quesito quantidade entre o mel de abelha e o agave?

    1. Na,
      Tudo bem?
      Vc pode utilizar o mel como sobremesa, assim como o Agave. Em relação a quantidade depende do objetivo e necessidade de cada individuo.
      Bjs
      Nat

  5. Ameeei! Vou fazer a receitinha e ensinar para várias amigas… Obrigada Nat Bailão!

  6. Olá, gostei muito do post. Ainda tenho duvidas de como saber escolher o mel. Tem emdalagem que o mel é bem liquido, outros com uma camada grossa no fundo, outros até case a boca da embalagem… ufff, por favor umas dicas de como selecionar o que é mel de QUALIDADE.

    Obrigada