Saúde e Nutrição: O seu pão é realmente integral?

3 de junho de 2013

Olá pessoal,

Como vocês estão? Sou Nati Bailão, nutricionista da Nati e correspondente de Saúde e Nutrição aqui no Glam!
Hoje vamos falar sobre nosso pão integral de todo dia! rsss

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: O seu pão é realmente integral?

O consumo de pães integrais vem crescendo cada vez mais. Muita gente prefere esse tipo de pão por ser rico em vitaminas, minerais e fibras. E eles estão corretos!

A organização mundial da saúde recomenta o aumento do consumo de cereais integrais diários, pois eles ajudam na redução de mortes por problemas cardiovasculares, ajudam também no combate ao câncer e ao diabetes.

Mas infelizmente no Brasil não há legislação que garanta que pães, bolos, biscoitos e outros desses produtos contenham porcentuais expressivos de grãos integrais que realmente possam fazer diferença para a saúde. Isso quer dizer que se um produto tiver uma quantidade muito pequena de algum tipo de farinha integral ele já é considerado um alimento integral!!! E por esse motivo muuuuitas vezes esses alimentos não trazem os benefícios propostos. Triste não é?

Como podemos resolver esse problema?

Vamos a mais dicas! 😉

1- Antes de comprar seu pão integral analise a lista de ingrediente. Se o primeiro item for farinha enriquecida com ferro e ácido fólico, quer dizer que esse pão NÃO é integral. Exemplo de rótulo:

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: O seu pão é realmente integral?

2- O pão que apresentar no primeiro item dos ingredientes farinha de trigo integral e/ou farinha de centeio garante que a maior parte do pão é integral. Maravilha! Ex. de rótulo:

foto -2,5

3- Já nas embalagens que informam “100% integral” o pão deve conter somente farinha de trigo integral e/ou de centeio, sendo essa a melhor opção para saúde. Ex. de rótulo:

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: O seu pão é realmente integral?

Meninas, sempre leiam os rótulos dos alimentos que estão levando para casa de vocês, pois desta forma garantem 100% de qualidade no que estão consumindo!!!

E aí gostaram? Perguntas, dúvidas e sugestões: comentem aqui no Glam 4 you ou mandem para meu e-mail [email protected]

Super beijo e até semana que vem!
Nat

Compartilhe:

32 comentários

Deixe uma resposta

  1. Que post super bacana :)… amei e não sabia desses “detalhes” tão, tão importantes. Obrigada por sempre se preocuparem com a nossa alimentação! Beijos.

  2. ola
    sempre procuro nos mercados como vc escreveu, mas 90% dos paes, vem com farinha fortificada, fico lendo pao por pao, marca
    antes a pullman tinha um escrito 100% integral, mas tirou de linha, agora so tem uma marca com farinha de trigo integral, mas vou começar a fazer em casa. ha paes que enganan dizerm integral e nada é pois sao com farinha branca na maior e dizem integral.
    como fazer o governo criar leis duras nessa area, pois neste pais nada é verdadeiro e confiavel com rarissssssssimas exceçoes.

  3. ola ha no pao de açucar especial os paes integrais verdaeiros, mas o preço é nas alturas, e ha as marcas comuns com 1 pao com integral verdadeiro.
    caro, sim mas o pao integral e azeite de oliva extra sao 2 alimentos que nao abro mao e pediria q. as outras empresas de pao criassem paes realmente integrais e nao tentassem vender paes falsificados

  4. Eu já conhecia essa dica e sempre leio o rótulo, mas infelizmente na minha cidade não encontro pães integrais verdadeiros, qual seria a segunda opção nesse?

    Beijos e obrigada!

    1. Oi Carol,
      Vc pode preparar seu pão integral em casa ou comprar aqueles pães do tipo alemão (bem escuros), pois esses tem uma quantidade significativa de farinha integral e fibras =)

      Bjs

  5. Como sempre as dicas de um profissional são realmente A diferença!! Adorei amiga! Arrasando como sempre!
    Super beijo

    1. Carollllllll, mto obrigada!!!!

  6. Boa dicaaa…
    já vi no supermercado biscoito recheado integral, vê se pode isso?

    1. Thaise,
      Existe mesmo, mas a quantidade de farinha integral é muitoooooooooooooooo pequena!

      Bjs

  7. No DFS hoje??? :(

  8. Não fazia idéia que havia essas diferenças… Fiquei bege!

  9. Muito util essa materia. Adorei! Só nao gostei do fato de saber q o pao q acabei de comprar de fato NAO é integral. A partir de agora.ficarei atenta.

    1. Hahahahahahahah ….. 😉

  10. Adoreeeei a dica, super útil, obrigada!!!

  11. Que legal, não sabia disso, amanhã quando eu levantar vou olhar todos os rótulos dos meus pães e vou olhar sempre agora quando for ao supermercado. Valeu pela dica valiosa.
    BjoBjo????

  12. Nati, ótimo post, muito esclarecedor, nem imaginava isso !!! Vou ficar mais atenta agora !!
    Gostaria que você fizesse post similar com a soja, esses sucos e demais produtos a base de soja sao realmente bons, uma vez que são industrializados, etc.. Trazem realmente beneficios a saude ?!!
    Obrigada e um abraço !!

    1. Tatá, farei o post sim! Obrigada pela sugestão.

  13. Meninas, eu resolvi esse problema! Comprei uma máquina de pão e agora eu mesma faço pães e sei exatamente o q eles contém! Ficam deliciosos, o problema é sentir aquele cheirinho de pão assando e se controlar para não comer muito!

    1. Dani,
      Muito boa dica! Obrigada.

  14. Que dica otimaaaaa!!! Vou prestar atenção nas próximas vezes!! ;**

  15. Dicas muito válidas, visto que neste país somos enganados constatemente, e neste caso, temos que nos atentar para que isso não aconteça. Execelente nota 100000!!! Amei Nat Bailão, como sempre mandando muuuuuito bem! ;3

    1. É isso ai, Isabel!
      Bjs e obrigada =)

  16. Cheguei à triste conclusão que já comprei muito gato por lebre…Mas nunca é tarde para aprender. Obrigada pela orientação.

  17. Nossa…. Acabei de descobrir que NUNCA comprei um pão integral de verdade. :(
    Valeu a dica!! Agora vou ficar ligadíssima! hehe
    Beijos,
    Sarah Andrade

  18. Nossa! Dicas mto válidas!

  19. Bom saber…..
    Informações importantes!

  20. Nat,
    Adorei!!! Agora ninguém mais me engana.
    Estou adorando suas matérias.
    Parabéns Milllllllllllllll
    bjs

  21. Adorei as dicas do pão integral.
    Agora saberei escolher melhor o nosso pão de cada dia.
    E quero sempre receber dicas,,,obrigada
    Ate mais

  22. […] lembram da diquinha que eu dei para avaliar se um alimento é realmente integral? …Não? Então vamos recordar!  Para o cookie ser considerado integral o primeiro item dos […]