Saúde e Nutrição: O Ovo da Vez!

23 de janeiro de 2014

Olá queridas, tudo bem?

Eu sou a Nat Nutri da NatiVozza e correspondente aqui do Glam.

nativozza-glam4you-blogdemoda-saúde-beneficiosdoovo-ovocaipira-ovoorganico-salmonella

Hoje quero conversar com vocês sobre um mocinho que já foi considerado por muito tempo vilão, pois diziam que ele era um dos grandes responsáveis pelo aumento do mau colesterol e dos riscos de doenças relacionadas ao coração.  Hoje, graças aos grandes estudos, foi comprovado que as informações não são bem assim. O ovo não aumenta o colesterol a ponto de causar problemas relacionados ao coração, mas seu consumo deve ser controlado.

O ovo apresenta grande quantidade de nutrientes, entre eles: acido fólico, proteína, fósforo, manganês, potássio, além do ferro, zinco, selênio, vitamina A, do complexo B, E, K, D, onde apresentam as famosas substancias antioxidantes. Mas a lista não para por ai ……

Gostaria de comentar em especial da COLINA, ela faz parte das vitaminas do complexo B e, também, é encontrada nos ovos. Atua na redução da absorção do colesterol ruim, reduz a fadiga muscular (SHOW!) e é um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para formação de novos neurônios. O ovo pode ser recomendado até para pessoas com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Eu adoro comentar estudos científicos e pesquisas com alimentos aqui em meus posts, pois são matérias SÉRIAS com resultados excelentes para a nossa saúde. Vamos a dois estudos recentes:

O Journal of the American College of Nutrition publicou estudos com indivíduos que ingeriam ovos pela manhã,  se sentiam mais satisfeitas e acabavam consumindo menos calorias ao longo do dia. E não para por aí: outra pesquisa, realizada na Bélgica e publicada no Journal of Nutrition também apontou que o ovo é capaz até mesmo de diminuir o nível de ansiedade – o que, de quebra, facilita o controle alimentar e a manutenção do peso corporal =)

DICA DA NUTRI! Os ovos caipiras e orgânicos possuem mais vitaminas e nutrientes, mas atenção! na embalagem que os ovos são armazenados devem conter o selo com o registro de ovo caipira e/ou orgânico.

Meninas, por favor, NUNCA consumam ovos com sua gema e clara cruas, pois apresentam risco da contaminação de uma doença perigosa chamada SALMONELLA. OK?!

Dúvidas e perguntas que enviem aqui no Glam ou por e-mail ([email protected]).

Beijos

Nat Nutri

Compartilhe:

12 comentários

Deixe uma resposta

  1. Muito bacana o post, gostei muito. Só pra esclarecer e continuar na vibe de desmistificar idéias equivocadas e ser fiel à ciência séria: NÃO SÃO USADOS HORMÔNIOS NA AVICULTURA BRASILEIRA!!!! Nem para aves de postura, nem para frangos de corte. Isso é um mito, assim como de que “ovo faz mal”, “carne suína é muito gorda” e afins.
    Um beijo! 😉

  2. Quantos ovos por semana sao recomendados?

  3. Oiii Nati, sou frequentadora assídua do seu blog, gosto muito! Sou zootecnista, quero aproveitar o espaço para fazer uma correção no texto da nutricionista: Desde 18 de junho de 2004, com a Instrução Normativa n° 17 está proibida a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß-agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar. Ou seja, não existe HORMÔNIOS na alimentação de aves. O desenvolvimento precoce, alta produção, ciclo rápido das aves, se deve as pesquisas relacionadas a genética, nutrição e sanidade animal.

  4. Por favor, se INFORME antes de veicular uma notícia! NÃO EXISTE HORMÔNIO NAS DIETAS DE POEDEIRAS E FRANGOS DE CORTE! Sou zootecnista, trabalho com isso e tenho o dever de esclarecer. Adoro o blog, mas esse tipo de informação realmente deixa qualquer profissional da área nervoso.

    1. CALMA MAÍRA,

      já vamos arrumar, até revista de veiculação nacional às vezes erra. Obrigada por compreender.

  5. Oi Naty,sou veterinária e gostaria de ressaltar o comentário da zootecnista Juliana.bjs

  6. Nati Nutri, já que você adora comentar estudos científicos, segue um que você deveria ter lido.
    “Os resultados do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes para produtos de origem animal (PNCRC/Animal), divulgados no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, demonstraram a inexistência da utilização de hormônios na criação de frangos do Brasil.”

  7. Por Ivy tancredi Campo Dall'Orto Villalobos

    Adorei!!!!

  8. Na verdade, Salmonella é uma espécie bactéria… ela causa disenteria ou até diarreia, dependendo da pessoa o quadro pode agravar para desnutrição e desidratação, mas Salmonella não é o nome da doença propriamente dita!

    Sei que as vezes é meio chato corrigir bobeirinhas, mas isso faz com que aumente a qualidade dos posts. Adoro seu blog e leio sempre! Sucesso!

  9. Nati, ha informação errada ai… sou veterinaria e trabalho com frangos de corte em uma grande empresa. Tenho conhecimento sobre toda a cadeia produtiva e posso lhe afirmar que não são utilizados hormônios na criação destes, o que resulta no crescimento rápido do animal eh o melhoramento genético, manejo e nutrição. Cuidado ao repassar informações erradas! Beijo

  10. Notícia boa! Adoro um ovinho….

  11. Naty, que dicas ótimas… Vou mudar o café lá de casa!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://fashionandotherthings.com