SAÚDE E NUTRIÇÃO o bom e nosso açaí

10 de abril de 2014

Olá meninas, eu sou a Natália Bailão Nutricionista da Nati Vozza e aqui do Glam =)

glam4you-nativozza-acai

Nosso bate papo desta semana é sobre uma frutinha 100% brasileira, o açaí que é nativo da Amazônia e considerada a fruta mais nutritiva cultivada na região.

Mas seus benefícios não são poucos mesmo; ele é rico em antocianidinas, que ajuda a prevenir o envelhecimento de nossas células e dos órgãos. Para vocês terem uma ideia o açaí é dez vezes mais protetor do que a própria uva. Contém boas quantidades de vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, além de ajudar a diminuir os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Para praticantes de atividade física ele é excelente, pois contém altos teores de proteína e carboidrato. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Os carboidratos são essenciais para o fornecimento de energia, que aliado ao aminoácido do açaí tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico após a atividade física.

Mas atenção, assim como todos os alimentos devemos sempre ter cautela no seu consumo, pois grande parte do açaí que consumimos hoje é adoçado com xarope de guaraná, riquíssimo em calorias e açúcar. Preste atenção nos complementos do seu açaí, pois esses podem somar ainda mais calorias e pouca qualidade nutricional. Eu recomendo o consumo do suco de açaí composto somente pela polpa congelada e isento (Sempre verificar seu rótulo!) do tal xarope de guaraná, rico somente nas substancias maravilhosas do próprio açaí.

Meninas, o açaí pode ser uma excelente opção em preparações salgadas, eu adoro e super recomendo. Então, aí vai uma das minhas receitas com açaí. Espero que gostem ……. Hummmmmmmmmmmmm=)

Anchova com molho de açaí

Ingredientes:

• 6 unidades de anchova limpa

• Sal e pimenta do reino a gosto

• Suco de um limão

• Azeite de oliva para regar

Molho:

• 1L de polpa de açaí

• Sal e pimenta branca a gosto

• 10 colheres de sopa de amido de milho

• 2 colheres de sopa de salsinha fresca bem picadinha

Modo de Preparo:

Tempere o peixe com o sal, a pimenta, o limão e o azeite. Coloque em uma assadeira e leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Em uma panela acrescente a polpa do açaí, o sal, a pimenta e o amido de milho e mexa até engrossar. Quando o peixe estiver assado, coloque-o em uma travessa e cubra com o molho e salpique com salsinha.

Dica: Anchova pode ser substituída por pescada branca, San Pietro, atum ou outro da sua preferência.

Dúvidas e perguntas, fiquem a vontade para enviar aqui para o Glam ou para o meu e-mail ([email protected]).

Beijo grande!

Nat Nutri

Compartilhe:

4 comentários

Deixe uma resposta

  1. Adoro esses posts….

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  2. Que delícia!!! Amo açaí!!!!

    Bjs, Va!
    http://www.limarose.com.br
    Acessórios Femininos – FRETE GRÁTIS

  3. Receitinha anotada!!!!

  4. Que delicia! Vou tentar fazer!