Saúde e Nutrição: Café da Manhã

10 de julho de 2013

 

Olá meninas, eu sou a Nat nutri correspondente do Glam4you e nutricionista da Nati Vozza.

Glam4You por Nati Vozza | Saúde e Nutrição: Café da Manhã

Hoje nosso tema é café da manhã, uma refeição tão importante e que é desprezada por tantas pessoas.

No consultório, por muitas vezes, atendo pacientes que relatam não gostar ou não ter tempo de iniciar o dia com uma refeição digna, que é necessária para executar nossas atividades diárias.

Preocupada com isso, escrevi esse post. É muito importante começarmos o dia bem alimentados, pois já foram comprovados benefícios para saúde e até para o processo de emagrecimento. Estudos mostram que as pessoas que iniciam o dia fazendo boas escolhas alimentares tendem a comer melhor também nas demais refeições. Já aquelas que ignoram o café da manhã tendem a descontar nas outras, principalmente no almoço.

E vocês sabem os motivos para esse descontrole? O estômago vazio manda sinais ao cérebro avisando que seus estoques de alimento estão baixos e precisam ser restabelecidos. E para essas mocinhas aí que não se alimentam, rssss… essas necessidades ficam cada vez mais urgentes ao organismo. E qual o resultado? As pessoas acabam consumindo guloseimas para tapear a fome, que na grande maioria das vezes são pobres em nutrientes e vitaminas, levando assim a um aumento de peso e ganho de gordura, principalmente na região da cintura (a famosa barriguinha, tão odiada por nós).

Outro bom motivo para darmos mais atenção a um café da manhã equilibrado é que este ajuda a acelerar o organismo. Nossa digestão aumenta em até 30% a atividade metabólica, o que leva a um aumento no gasto calórico que contribui para o peso ideal. E agora, acharam pouco importante essa refeição? Não mesmo!

Só não podemos esquecer que nosso café da manhã deve conter, em quantidades moderadas, alimentos adequados como frutas, pão integral (lembrando da diquinha do post passado) ou cereal integral, suco de fruta ou suco verde, mel, chás e para quem não apresenta intolerância e/ou alergias: leite, queijo, ou iogurte magros. Devemos ter um cardápio variado, equilibrado e evitar repetição entre os alimentos também nesta hora 😉

E ai gostaram? Espero que sim!
Dúvidas e perguntas fico feliz em responder. Escrevam-me aqui do Glam ou por e-mail ([email protected]).

Bjs, bjs e mais bjssssss
Nat

 

Compartilhe:

11 comentários

Deixe uma resposta

  1. Oi Nat, tudo bem? Se você puder “montar” um cardápio pras diversas refeições seria ótimo, do tipo: o que é melhor comer no jantar, comer no intervalo do café e do almoço, antes de dormir, essas coisas…
    Eu até tento fazer as “coisas certas” durante as refeições e comer de 3 em 3 horas, mas não tenho emagrecido e nem sentido melhoras no corpo.
    Você podia me ajudar? Beijos e obrigada pelas dicas =)

    1. Milena,
      Tudo bem?
      Existem dicas de alimentação saudáveis gerais, mas não podemos montar algo mais específico com exemplos. O cardápio é algo individualizado, onde consideramos varias questões importantes e relevantes do individuo na hora de montar esse cardápio!
      Beijinho Nat

  2. Olá!!!! acho o café da manhã uma refeição indispensável, inclusive aprendi a trocar o cafezinho por uma vitamina geralmente batida no liquidificador com aveia e duas torradinhas integral com requeijão ligth por exemplo. Me sinto mais disposta e tenho visto o quanto uma alimentação saudável nos deixam bem além de deixar os cabelos, as unhas a pele muito mais bonitos!! A sua dica tem sido fundamental!!! adorei o post!!! beijos

    1. Lívia,
      Com certeza uma alimentação saudável nos deixa 100% mais bonita, disposta e de bem com a vida 😉
      Bjssss

  3. E tudo é sempre tão corrido de manhã né? Bom mesmo é café da manhã de resort, a gente senta, desfruta sem pressa… Ahhh se todo dia fosse assim! Mas importante é mesmo não pular essa refeição, não consigo ficar sem!
    Beijoss
    http://www.smooch.com.br

  4. Adoorei o post!
    Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br

    1. Ana Beatriz,
      Obrigada!!!

  5. Eu sou dessas que “pula” essa refeição, mesmo sabendo que ela é muito importante.. Nat, sabemos que a grande maioria das mulheres querem emagrecer, mas eu, como muitas outras, sofro muito para engordar.. vc poderia dar dicas de uma alimentação saudável para quem pretende engordar? Beijoo

    1. Gisele,
      Tudo bem?
      Procure aceitar o seu corpo do jeitinho que ele é. O mais importante é se alimentar de uma forma saudável e balanceada, para manter uma boa saúde.
      Beijinhos
      Nat

  6. Muito bom! Como sempre Nat Bailão nota 1000! Beijos! =3

  7. Adoro essas dicas!!!