SAÚDE E NUTRIÇÃO: AMENDOAS

9 de janeiro de 2015

Olá meninas, tudo bem????
Eu sou a Nat Bailão nutricionista da Nati Vozza e aqui do Glam.
nati-vozza-amendoas

Nesse post vou falar sobre a amêndoa, pois ela NÃO deve faltar na alimentação das pessoas que buscam uma boa nutrição e saúde.

As amendoas são riquíssimas em nutrientes, como: fibras, gorduras boas, vitaminas, minerais, além de uma excelente fonte de proteína, sendo indicado para pessoas que não consomem proteínas de origem animal.

Quem fica longe destas gracinhas com medo do ganho de peso, pode fazer as pazes, pois ela contém boas quantidades de fibras. As fibras são de difícil digestão, e nosso corpo precisa trabalhar mais para digeri-la, aumentando então nosso metabolismo e nos dando aquela saciedade.

Um estudo feito na Espanha durante 28 meses com 9 mil pessoas, aponta que os participantes que comiam amêndoas pelo menos duas vezes por semana eram menos propensos a engordar do que os participantes que nunca ou quase nunca as comiam.

A bela também ajuda no fornecimento de energia, pois apresenta boas fontes de manganês, cobre e riboflavina que ajudam na nossa síntese de energia, além da proteção contra os tão temidos radicais livres. É uma excelente opção para os lanchinhos pré-treino 😉

Em consultório tenho excelentes resultados quando utilizo a amêndoa para pacientes que sofrem com problemas intestinais, ficando longos períodos sem evacuar. Ela apresenta beneficio prebiótico, isto é serve de “alimento” para bactérias boas e reduz as ruins de nosso intestino.

Para aqueles que são intolerantes à lactose, mas insistem no consumo de leite e seus derivados por conter altas doses de cálcio, aí vão à dica: Consuma leite de amêndoas! Ele apresenta boas fontes de cálcio, magnésio e fósforo, importante para a saúde dos ossos e dentes.

Meninas, vocês sabem fazer leite de amêndoa?  Bom …ai vai à receita!

 Leite de Amêndoa

Ingredientes:

1 copo de amêndoas cruas, com pele e sem sal

3 copos de água

1 fava de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com a água e a sementinhas de baunilha. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.

Dica: Guarde as amêndoas trituradas e consuma em saladas, sopas; adicione em suas receitas de biscoitos, bolos e pães.

Dúvidas e perguntinhas (ADORO!) me enviem aqui no Glam ou por e-mail ([email protected]).

Beijos e até a próxima.

Nat Bailão- Nutricionista

Compartilhe:

5 comentários

Deixe uma resposta

  1. Adorei! Sou vegana, uso muito amendoas, e é ótimo saber que ela faz tão bem!

  2. Qtas calorias possuem em 250 ml deste leite?

  3. Boa tarde, Nat!
    Qual deve ser o consumo diário dessa belezura?
    Quantas podemos comer por dia para usufruir dos seus benefícios sem comprometer a dieta?
    Obrigada!

  4. Adorei o post! Tenho uma duvida, como lanche pre treino, quantas amendoas podemos consumir? Pode ser junto com castanha do para e nozes fazendo um mix, ou tem que ser separado, tipo, so amendoa em um lanche, so castanha em outro, so nozes em outro? Obrigada!! beijos!!

    1. Por Camila Mosqueira Portella

      Excelente post! Eu sabia que amendoas faziam bem, mas não sabia o quanto. Vou fazer este leite de amendoas!
      Quanto à pergunta da Fernanda (acima), também tenho as mesmas dúvidas que ela. Podemos comer várias castanhas juntas ou tem que ser um tipo cada dia? E a quantidade?
      Obrigada, Bjos!