RECEITA DE SOPA PARA O INVERNO

30 de maio de 2016

Oi meninas, tudo bem? Sou Patricia Guimarães, do Senhora Mesa e hoje vou compartilhar uma receita de sopa deliciosa com vocês. =)

Nessa época fria, as sopas são uma das receitas mais executadas em casa. Além de aquecer, a maioria delas ajuda a manter o shape, rss!! Além de muito saborosas, são nutritivas e saudáveis. Então anotem a receita e mãos a obra:

Sopa-de-espinafre-e-alcachofra

Sopa de Espinhafre e Alcachofra
(Rende seis porções)

Creme
1½ xícara (265 g) de feijão-branco cozido;
1 xícara (250 ml) de leite vegetal sem açúcar;
¼ de xícara (20 g) de levedura nutricional;
3 colheres (sopa) de suco de limão fresco;
1 colher (sopa) de vinagre de umeboshi;
2 colheres (chá) de missô branco;
1 colher (chá) de mostarda de Dijon;
Sopa
1 colher (chá) de azeite;
2 cebolas pérola picadas;
1 ou 2 dentes de alho bem picados;
2 xícaras (360 g) de corações de alcachofra em conserva escorridos ou frescos descongelados;
2 colheres (chá) de manjericão seco;
1 colher (chá) de orégano seco;
3 xícaras (750 ml) de caldo de legumes;
1 xícara (250 ml) de água;
6 xícaras (180 g) bem cheias de folhas frescas de espinafre ou 1 pacote (285 g) de espinafre descongelado;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Mini pães italianos sem o miolo, usados para servir, opcional.

Modo de Preparo

Reúna os ingredientes do creme em um liquidificador potente ou no processador e bata para obter uma massa lisa. Reserve.

Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio durante 1 minuto. Acrescente a cebola e o alho e salteie até começar a soltar o aroma e a cebola ficar levemente transparente. Junte os corações de alcachofra, o manjericão e o orégano e refogue por 2 ou 3 minutos. Adicione o caldo e a água, misture bem e tampe. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe semitapado. Cozinhe durante uns 10 minutos.

Quando estiver cozida e um pouco mais grossa, tire a sopa do fogo. Incorpore o espinafre e espere murchar. Use um mixer para bater a sopa e deixá-la com uma consistência grossa (mas não lisa). Junte o creme e não pare de mexer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo por 5 ou 10 minutos e sirva bem quente dentro dos pães preparados (se decidiu usá-los).

Servir a sopa com fatias de pão italiano é tão bom quanto servi-la dentro do pão. Para ficar ainda melhor, refogue 1 dente de alho bem picado em 1 colher (chá) de azeite. Jogue 1½ xícara de corações de alcachofra (em conserva escorridos ou frescos descongelados) cortados ao meio na frigideira e cozinhe por 3 ou 4 minutos de cada lado até ficarem levemente dourados. Espalhe os corações de alcachofra fritos sobre a sopa.

Compartilhe: