RECEITA DE RISOTO DE MANGA E QUEIJO BRIE

17 de novembro de 2015

Mais alguém estava morrendo de saudade das receitinhas da Senhora Mesa? Pois bem, nossa chef preferida, Patricia Guimarães está volta e com muitas novidades. E que tal começarmos com uma receita de risoto dos deuses??

receita-senhora-mesa

Acho que hoje em dia na cozinha não tem nada mais prático, gostoso e versátil pra se cozinhar do que risoto. Vai bem com tudo e permite que a gente deixe a criatividade rolar solta. Eu convidei a minha amiga e chef Lilian pra fazer algumas receitas de risoto em casa. Tivemos muitas ideias e entre elas essa de manga com queijo brie. Combina muito bem com o calor do nosso país e fica muito suculento e saboroso com o queijo Brie. Na foto eu coloquei pra enfeitar o prato uma hortelã variegata, que eu tinha na minha horta antes de jogarem espuma de sabão nos pés. Por fim replantei salsinha no lugar, mas depois volto com a hortelã variegata. Mas nada pode ser colocado no prato se não for pra ser comido, portanto essa hortelã decora e acrescentar mais frescor à receita.

Ingredientes (3 pessoas)

1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli;
1 1/2 L de caldo de legumes;
2 colheres de sopa de manteiga;
1/2 cebola picada;
1 dente de alho;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
100 ml de vinho branco seco (1/2 copo);
100 g de queijo brie picado;
1/2 manga cortada em cubos.

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite, um pouco de manteiga, deixe aquecer e doure a cebola e o alho bem picadinhos. Nessa hora cuidado pra não queimar. Junte o arroz, deixe refogar, em seguida acrescente o vinho, mexa até ele evaporar completamente. Vá colocando o caldo aos poucos, mexendo sempre, até obter a consistência “al dente”, ideal para o risoto. Pra isso prove. Junte o queijo brie cortado em cubinhos, o restante da manteiga e mexa até quase derreter por completo. Desligue o fogo, acrescente as mangas cortadas em cubo, mexa para que o calor incorpore a manga ao risoto e sirva.

Dicas

1) Uma dica que aprendi e já apliquei várias vezes, sendo assim atesto que é verídica, quando você for fazer risoto pode contar 1 xícara de café de arroz cru por pessoa. Não tem erro.
2) É importante mexer o arroz enquanto vá acrescentando o caldo. Isso faz com que o arroz libere mais amido e deixe o seu risoto mais cremoso, no ponto certo.

Compartilhe: