RECEITA DE CHARLOTTE COM MOUSSE DE CHOCOLATE E FRUTAS VERMELHAS

23 de dezembro de 2016

Bom dia amores, tudo bem? Sou Patricia Guimarães do Senhora Mesa e hoje venho com uma receita de Charlotte com Mousse de Chocolate e Frutas Vermelhas para o Natal. Uma torta linda, deliciosa e não se assuste com o que eu vou dizer, fácil de fazer. Basta seguir a receita direitinho, ter paciência, que sua charlotte com mousse de chocolate e frutas vermelhas vai ficar linda. Em muitas receitas você pode fazer os biscoitos champagne, porém eu usei os que encontramos nos supermercados e que tem cara de celebração. Vai dizer que ver um pacote de biscoito champagne não te faz lembrar o pavê da sua avó? Esse biscoito sempre estava na receita em alguma comemoração.

nati-vozza-receita-charlotte-de-mousse-de-chocolate-e-frutas-vermelhas

Dicas

* Você vai precisar de uma forma de 20 cm de diâmetro com fundo removível. Eu sei, quando a receita começa pedindo logo utensílios que não temos, a gente desiste de cara. Mas vai por mim, uma forma de fundo removível vai mudar a sua forma de fazer bolo. Você não vai mais precisar ficar batendo a colher de pau na forma para o bolo sair e ainda correr o risco dele quebrar. Ou você também pode tentar pegar uma forma, forrar com plástico filme pra começar o processo. Dá certo também. Mas eu prefiro a forma removível.

* Antes de começar a fazer a sua Charlotte com Mousse de Chocolate e Frutas Vermelhas separe todos os ingredientes. Assim você não perde o tempo da receita.

Ingredientes

1 pacote de bolacha champagne;
1 xícara de leite (250ml);
3 colheres de raspas de casca de laranja (use a parte fina do ralador e cuidado pra não ralar a parte branca);
2 1/2 de chá de gelatina sem sabor em pó incolor;
5 gemas;
1/2 xícara de açúcar (110ml) – peneire;
200 g de chocolate amargo (usei o 70%);
1 1/4 xícara de creme de leite fresco (300ml);
frutas vermelhas (morango, mirtilos, cerejas…).

Coloque o leite e as rapas de laranja em uma panela e leve ao fogo até quase ferver. Polvilhe a gelatina em pó sobre o leite e mexa até dissolver. Bata as gemas e o açúcar até esbranquiçar. Essa parte é muito importante, se bater pouco sua mousse fica com gosto de ovo. Coloque a misutra de leite quente aos poucos sobre os ovos com açúcar e elve novamente ao fogo, mexendo sempre até o creme engrossar. Não deixe ferver. Retire do fogo e coloque o chocolate. Coe sobre uma tigela e deixe esfriar. Quando esse creme estiver bem frio, bata o creme de leite até quase ponto de chantily, firme. E com uma colher coloque aos poucos e devagar, com movimentos de baixo pra cima, a calda de chocolate já fria.

Montagem
Misture em uma tigela 1 xícara de açúcar com 1 colher de chá de essência de baunilha.
Rapidamente passe a bolacha champagne nesse leite aromatizado e cubra o fundo da forma. Depois empilhe uma ao lado da outra na lateral da forma. Por dentro coloque a mousse e leve pra geladeira de um dia para o outro. Antes de servir cubra com as frutas vermelhas.

nati-vozza-receita-charlotte-de-mousse-de-chocolate-e-frutas-vermelhas-2

Compartilhe: