COMO CRIAR UM BLOG DE SUCESSO

6 de março de 2015

Quase que diariamente recebo e-mails de leitoras, entrevistas e meninas que estão começando agora com seus blogs com a mesma pergunta: Como criar um blog de sucesso?

Responder a essa pergunta sem relembrar o início de tudo é impossível, por isso hoje vim contar um pouco mais sobre a historia do blog e como tudo começou!

nati-vozza-como-criar-um-blog

Sempre trabalhei com moda, fiz faculdade – de moda – na Anhembi Morumbi em São Paulo, e no inicio trabalhei nos bastidores, já que meu primeiro emprego foi em uma marca de beachwear, na parte de desenvolvimento e produção. Depois trabalhei com alguns freelas, e também em revista, por pouquíssimo tempo. Depois de me desiludir um pouco com esse universo, nada relacionado a esses emprego em si, mas com o universo todo da moda, dei aquela broxada com a profissão, sabem?

Acabei indo trabalhar na Clube Chocolate, mas dessa vez como vendedora, – e por isso valorizo muito quem trabalha em loja/shopping, pois só Deus sabe como é puxado, principalmente em épocas de festa -. Da Clube Chocolate fui para um emprego nada a ver com moda, também por pouco tempo, até que fui para a Daslu, e foi lá que tudo começou…

Ainda desiludida com o mundo da moda (e ainda sem me encontrar profissionalmente), pois senti na pele como era difícil entrar neste meio. Ainda mais sem conhecidos, amigos, família, tanto em São Paulo, quanto nesse meio em si. Foi aí que comecei o blog, sem pretensão nenhuma e sem imaginar que isso poderia se tornar um trabalho propriamente falando. Na época não se falava em blogs como hoje e muito menos se imaginava ganhar dinheiro com eles. Fui contando aos poucos para amigos e familiares sobre o blog e a reação era quase sempre a mesma: Blog? Quê? ahahah

Quando me perguntam o que é preciso para ter um Blog de sucesso, confesso que não sei como responder, pois quando criei o Glam meu intuito era beeem diferente. Queria um “espaço” para falar o que pensava, compartilhar dicas e novidades, enfim, realmente abrir meu diário para vocês, ser remunerada por isso foi uma consequência.

Nesses milhares de emails que recebo de meninas que querem abrir um blog, quase sempre vem acompanhado da pergunta: Como faço para ter anunciantes? Como ganha dinheiro com ele?

Então antes de pensar na parte financeira, pense no amor e respeito que você deve ter pelo Blog e pelas leitoras, no comprometimento, e, principalmente, em não perder sua essência, pois o que vale aqui é a sinceridade sempre. Publicidade existe, até porque o tempo dedicado a esse trabalho precisa ser remunerado, mas lembre-se que o anúncio é você própria, é sua cara que está à tapa, e fazendo isso com verdade você com certeza conquistará seu público!

Bom, lá vou eu me estendendo novamente, mas o ponto é: não existe uma receita exata para se construir um blog de sucesso, porém existem algumas dicas que aprendi nestes anos de profissão e que podem ajudar quem pretende começar!

Vamos lá! Anotem este passo a passo, pois acredito que será bem útil caso vocês queiram ser minhas colegas de profissão! Ahahaha.

1 – ESCOLHER O NOME DO BLOG 

Antes de escolher o nome, lembre-se que você ira conviver com isso diariamente e deverá alimentá-lo com conteúdo e novidades, então procure por algo que você realmente se identifique e que tenha a ver com os assuntos abordados.

Você pode testar o nome do seu blog clicando na imagem abaixo e ver se ninguém já o escolheu.

Escolha o nome do blog

2 – DOMÍNIO E HOSPEDAGEM 

Apesar de parecer complexo, é tudo muito simples! Domínio é o nome do BLOG e Hospedagem é onde ele “mora”. No caso do Glam4you, a hospedagem é na Nuvem Hospedagem (já passei vários perrengues antes de encontrar a Nuvem, e agora não troco por nada), a qual super recomendo e vou usar os links para mostrar o passo a passo.

No mesmo link acima você já vai testar o nome e estando livre já pode pedir para seguir e registrar o domínio.

Seguindo os passos do site você contratará a hospedagem, ou seja, o aluguel do espaço onde seu blog estará. Sugiro até começarem pelo plano mais básico. Normalmente ele vai aumentando de acordo com a necessidade, ou seja, de acordo com a quantidade de acessos que você for tendo. 

3 – APARÊNCIA 

Após o registro do domínio e hospedagem a equipe da Nuvem vai lhe encaminhar um e-mail com os dados de acesso do seu painel de controle no WORDPRESS – esse é o sistema que vai usar para editar o blog (eu comecei por outro, pelo blogspot, mas era mtoooooo ruim. Depois de uns 6 meses de blog migrei para o WordPress e posso dizer que é a melhor plataforma em todos os sentidos).

Essa é mais uma das vantagens da Nuvem Hospedagem. A própria Nuvem realiza a instalação e deixa tudo pronto para vocês utilizarem o blog!

No painel do WordPress são disponibilizados inúmeros layouts (aparência do blog) free, com instalação em apenas um clique.  Olha a carinha dele ai! 

4 – PRIMEIRO POST 

Seguindo os passos do próprio painel, é só seguir com o seu primeiro post! Lembre-se de manter um mesmo padrão de imagens no post e deixar o site bem clean! A aparência é tão importante quanto o conteúdo! Lembrem-se de manter as fotos sempre no mesmo tamanho, com a mesma qualidade. O visual é muito importante.

OS: Leitoras são ganhas pelos olhos! Ahahaha.

5 – DIVULGAÇÃO

Antes de sair divulgando o seu blog, é importante recheá-lo com conteúdo legal e veja se é o que você realmente quer. Escreva os posts para vocês e suas amigas, e não se preocupe com quem está lendo, pois essa é a grande graça de um blog: diferente de um site, o blog é pessoal e deve refletir a sua opinião.

Alimentado, está na hora de divulgar o seu site! Comece pelas suas redes sociais, instagram, face e twitter e não se esqueça de abrir uma página (fanpage) para as pessoas acompanharem seu trabalho por lá! Alimentar as redes sociais do seu blog é tão importante quanto postar!

Lembre-se de criar uma linguagem própria, pois a personalidade de quem escreve está sempre implícita nos looks/posts/escrita e é ela quem fará você se destacar ou não. Não basta roupas legais e looks lindos, as pessoas precisam gostar da blogueira, como primeira pessoa também. Não copie o estilo de ninguém, essa é a forma de você se destacar, sendo você mesma.

Se depois desse “tutorial” alguém aí se animou para abrir seu próprio blog, comente aqui e mande seu Look da Leitora que também posso ajuda-las a divulgar seu site!

Ah, não se esqueçam de destinar um tempo do seu dia para responder comentários de leitoras, instagram, pois são elas as grandes responsáveis pelo seu sucesso! Com a medida que o blog for crescendo, esse tempo também vai diminuindo, e a quantidade vai aumentando, mas manter os pés nos chão e sempre se lembrar dessa regrinha, é o que te manterá sempre querida e consequentemente com acessos.

Compartilhe:

27 comentários

Deixe uma resposta

  1. Oi Naty, tudo bem!
    Adorei suas dicas! Ano passado fiz um blog pra mim pra compartilhar meu último ano acadêmico ( fiz arquitetura e urbanismo), pra mostrar meus projetos, desenhos.. minha vida! e também pra falar de moda.. afinal, arquitetura e moda andam lado a lado! Porém, com a correria do TFG acabei não dando conta do blog e deixei ele parado..
    Acebei de retomar as atividades dele.. mudei o domínio, deixei mais profissional (pois agora como arquiteta também pretendo usar ele como site de apresentação.. ter meu portifílio e etc)
    recebo muitas mensagens no meu instagram de meninas que me acompanham e sonham em fazer arquitetura mas tem medo da matemática, ou da carga horária, ou de qualquer outra coisa.. por isso senti a necessidade de voltar com ele urgente e poder explicar por lá todo esse universo da arquitetura que tanto amo!
    Espero que dessa vez dê certo! rss.
    Estou sempre te acompanhando e lendo tudo que vc posta! Adoro seu jeito e sou apaixonada pelo seu “pacotinho” <3
    Sucesso! Beijoos :*

  2. Nossa, querida, leu meus pensamentos.
    Quero muito fazer um blog, mas, a princípio, nada profissional, apesar de ser muuuuuuito chata com aparência. Sofro daquele toc estético, sabe?
    Minha intenção inicial é deixar um tempinho do meu dia para falar sobre as coisas que eu gosto.
    Um beijo grande!

  3. É por essa atitude e outras que gosto de ti.
    Simples, objetiva (mesmo com texto grande, srsrs) e sincera.
    Parabéns.

  4. Adorei o post! Só acrescentaria que é possível hospedar o blog de forma gratuita, com o Blogger ou WordPress. http://www.alemdolookdodia.com

    1. Legal como se pode hospedar gratuitamente?

  5. oi nati, o sucesso é algo tao natural, envolve tanto merecimento que nao tem uma formula simplesmente tem que se dedicar <3 mais realizaçoes lindaa
    gilvaniaevans.com

  6. Adorei este post, e tenho o blog com 2 amigas há 1 ano, e temos muitas dúvidas, e foi super esclarecedor. Agora me ajuda a divulgar !!!!???? Beijos Renata

  7. Nat como eu gosto de vc viu!! Eu acompanho faz tanto tempo seu blog . Vc e sensacional e queria muito muito te conhecer. Adoro muito ! Um bjo Camila

  8. Amei o post Nati!
    Amo meu blog que este ano completa 6 anos (julho).
    É uma hora dividir um pouco do meu dia… meu estilo, com amigas e leitoras. Uma alegria que não tem preço é receber recadinhos carinhosos, dizendo que inspiramos… muito bom ler/ouvir isso.
    Amo seu blog e é uma das minhas visitas diárias.

    Ah… vou mandar foto do look da leitora heim?!
    Beijos no seu coração!

  9. Adorei o post, Nati! Você arrasa sempre! Super didático!… Beijo grande e fica com Deus!

  10. Oii Nati!!
    Ameeei o post! Achei muito esclarecedor, pois confesso que sou leiga em assuntos de hospedagens e afins. Nunca pesquisei, na verdade, para saber qual empresa seria boa ou não.
    Já tive vontade de ter blog há alguns anos, mas me contive em tumblr e blogspot, sem domínio, sabe?
    Agora, essa vontade está voltando, mas ainda não me encontrei, porque AMO moda e tudo relacionado à ela, mas escolhi arquitetura como profissão, estou no 4 ano e amo também.
    Então, não sei se um blog com “2 temas” seria algo bacana ou teria que optar por um, para não ficar um “tend tudo”.

    Adoro você Natii.. Acompanho em tudo! ???? beijo grande pra vc e pro Bêzinho.

    1. claro, é ótimo ter 2 ou mais temas, assim vc abrange mais e mais pessoas =)

  11. Olá! Estou conhecendo seu blog hoje, mas já me apaixonei pelo Bê!! Que coisa mais linda! Desejo que ele tenha muita saúde! Eu criei um blog ano passado e agora estou querendo dar uma reformulada! Falei muito sobre viagem e agora quero colocar coisas sobre moda também! Gostei muito das dicas que você deu, principalmente sobre a fanpage!
    Parabéns pelo trabalho!

  12. Nati você é a melhor. Te admiro muito! Melhor blogueira sempre!! Merece todo sucesso do mundo!!

  13. Oi Nati! Foi bom ter lido seu post! Eu ainda uso o blogspot :(
    Queria poder migrar. Mas não entendo, sou amadora nisso de blog. E queria saber como faço…Vou perder meu blog(conteúdo)…? Também não sei de valores $$$ a ser pago pra ter o domínio/hospedagem. Bjins. Obrigada.

    1. não vai perder conteúdo não, eles migram tudo… e sobre valores, tem vários, converse com eles

  14. Oi Nati, muito obrigada pelas dicas, te sigo e amos suas postagens. trabalho com moda a 8 anos e também sou um pouco decepcionada com a área, por isso gostaria de ter um blog para ter um lazer. Sou de SP capital, porém hoje moro em uma cidade pequena onde mal tem eventos, restaurantes, lojas, por isso fico em dúvida de fazer o blog, o que você acha? Que dicas poderia me dar?
    Bjus!!!

  15. Muito obrigada pelas dicas. Vc poderia me ajudar a estruturar o meu blog? Como posso lhe enviar as minhas ideias?

  16. Muito legal mesmo o artigo, bem completo e informativo.

    Se alguém quiser mais dicas pode visitar meu site http://www.guiadohost.com

  17. Queria fazê um blog de moda e nutrição falando sobre o que eu gosto estilos e saúde. Mas naum sei nem por onde começar

  18. Legal Naty. A hospedagem paga-se mensalmente?

  19. ola gostaria muito que me ajudasse a ter um blog que as pessoas tenham interesse

  20. Nati, adorei esse post! Estou lançando um curso para blogueiras que assim como suas leitoras, querem profissionalizar o blog. Por lá passo dicas sobre otimização, divulgação, parcerias, etc. Sou apaixonada por esse universo! :)
    Beijão