Dress Code: Corporativo

25 de outubro de 2011

 

Já fiz muitos posts com idéias de produções no mundo corporativo. Mas mesmo assim, ainda recebo muitos comentários com pedidos desse tema.

 

Não importa se a moda diz que estamos na vez de MINI ou MAXI, a grande maioria das leitoras não podem usar o que bem entendem no dia-a-dia, não é mesmo? E eu entendo muito bem, pois já trabalhei das 8:00 a.m às 18:00 p.m (não exatamente 18… rsrs) e sei a angústia que é não poder usar o que bem entende. Sei também que mesmo com toda a criatividade do mundo, é difícil encontrar fôlego e disposição para estar sempre se reinventando nos looks formais.

Mas também sei que o universo é muito maior que terninho preto e camisa branca… Saia lápis cinza e camisa branca…Calça social preta e camisa branca! Aaaaaaai, já deu né ahahaha.

Quando almoço com meu marido em algum lugar perto de seu trabalho, me canso só de ver aquelas “mulheres P&B”  todas iguais (e depois falam de nós, blogueiras! rsrs), terninho, saia lápis… Poxa gente, ninguém morreu não!

Eu já prestei consultoria para uma empresa grande, na região de Campinas, exatamente sobre Dress Code Corporativo.

E posso dizer 1 coisa:  Nesse mundo, a imagem está cada dia mais valorizada. E a imagem que transmitimos através das roupas, mostra nossa personalidade e até nível de sucesso. Ela é nada mais que nosso cartão de visita. Mesmo que você não esteja onde queira estar, não precisa se vestir como tal. Se vista para onde quer ir, não para onde está (claro, com bom senso).

Lendo uma revista (não me lembro qual) dias atrás, me deparei com: “Uma mulher elegante e bem vestida no trabalho, tem 60% mais chance de crescer dentro da empresa”. E também essa frase: “O importante é saber que no trabalho precisamos passar mensagens e nossa aparência é o caminho mais curto.”

(Sem querer, nós passamos mensagens através da nossa aparência. Podendo parecer chata, antiquada, difícil, vulgar, inexperiente, nerd. Por isso é muito importante saber qual mensagem você quer passar)

Preciso dizer mais alguma coisa?

 

Meses atrás, descobri um blog muito bacana, chamado 9to5chic (sim, o horário americano de trabalho!), e a blogueira Ahn, nos presenteia com looks mais do que inspiradores. Com uma incansável criatividade e mesmo assim respeitando certas regrinhas sociais e dress code.

 

 

 

Por isso, vim mostrar para vocês algumas produções bacanas da Ahn (Fala-se ON).

Deixando claro que cada empresa possui o seu Dress Code, então cabe à você inserir à produção no seu estilo de vida.

Ex: A saia precisa ser mais comprida? Não pode usar tantas cores? Seu dress-code é mais tranquilo?

Apenas inspire-se…

 

 

 

Linda e incansavelmente inspiradora, hein? Não sei onde ela trabalha, mas só de ver seus looks, digo que deve ter um cargo BEM alto (e não pelas bolsas grifadas, mas pela atitude confiante e produções incríveis!).

É exatamente isso que a roupa faz por você, no seu ambiente de trabalho.

Renove-se. Vista-se para onde quer chegar, não para onde está.

 

Bjs

Naty

 

 

Compartilhe:

66 comentários

Deixe uma resposta

  1. Lindos os looks, Nat, super inspiradores!
    Deu até vontade de trabalhar 9to5 em alguma empresa pra colocar as produções em prática…hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

  2. post ficou muito bem feito, parabéns!! quem trabalha em empresas que exigem produções mais formais deve “penar” um pouquinho mesmo rs..inclusive em um dos últimos looks que postei no blog disse que a segunda melhor coisa de trabalhar no seu próprio negócio é poder se vestir da forma que gosta..(a primeira é não ter chefe, claro hahaha)
    bjj
    http://trisbrasil.blogspot.com/

  3. Concordo totalmente com as suas citações!!! Em gênero, número e grau! Mas tem gente que não sabe se vestir total, em nenhuma ocasião!!!
    Como falar para o namorado que vc. não curte o jeito dele se vestir???
    Beijos

    1. ahahahaa não fale…deixe ele perceber. fale de estilos que vc gosta, compre 1 blusa aqui, uma calça aqui, e vá presenteando… com o tempo ele vai ficando do jeitinho vc gosta kkkkkkkkkkkkkk aloca.
      Bjs

  4. Parabens Naty…que post bem elaborado!!!
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    @_TipsandTrends

  5. Trabalhei no Tribunal de Justica em gabinete. Revolucionei as vestimentas das assessoras hahaha. Me recusava a usar rupa de velha. Depois q entrei no gabinete, todas as demais se sentiram mais livres para embarcar num estilo menos serio. Meu chefe nao reclamava nao, pois mantinha um traje formal mas dava uma pitada mais jovem. Com certeza da pra fazer uns looks formais interessantes. So fui chamada atencao pelo chefe uma unica vez. Fui com uma bermuda de alfaiataria comportada com meia calca preta grossa e blazer boyfrien e scarpin. Ele nao curtiu a bermuda mas todo mundo do Tribunal gostou e achou q estava super social.

  6. Parabéns pelo post! Excelente! Vou seguir as dicas! Nati qual o top de renda que vc usa com as blusas meio transparentes? Vi na Jogê e na Pop Up mas não são iguais ao seu…:(…Qual é o seu??
    Obrigada!

    1. Jogê. Um preto, retangular, de renda. Tenho 3 iguais ahahaha

  7. Nossa Nati adorei o post!
    Muitas vezes falta inspiração para se vestir no ambiente de trabalho e vemos muitos looks sem graça por ai, mas a Ahn mostra que dá sim pra ser estilosa no meio corporativo.
    Bjos
    http://www.deliriofashionista.blogspot.com

  8. ahahah…sinal que eles são bons! eheh…São aqueles sem aro né?
    Obrigada pela dica!
    Beijos.

  9. Amei esse post!!
    Voce podia dar umas ideias tambem para as pessoas que tem que usar branco no dia a dia!

  10. Ameeeiiii as dicas!! Lindos looks para o trabalho!!

    bjoo

    http://www.closetdapri.com

  11. Amei esses looks! Se algum dia eu for trabalhar numa empresa que exija trajes mais formais, vou me lembrar desse post, hehehe! Por enquanto, eu posso ir trabalhar do jeito que eu quero, ainda bem!!!
    Beijinhos!

  12. Oi Nati!
    Obrigada pelas dicas!
    Estagiei minha vida toda de calça jeans e agora vou começar em uma empresa em que preciso me vestir mais social…esse post veio em uma hora perfeita!!!Brigadaum!!!
    Beijos!

  13. Excelentes dicas Naty!!! Super inspiradoras. Realmente é complicado manter a criatividade em alta todo santo dia precisando trabalhar com looks mais “sérios”.

    Bjs bjs bjssss,

    Camilla Marins
    http://www.inventandomoda.com.br
    @blogIModa

  14. Adorei o post. Sou estudante de direito e nos fóruns e escritório o que predominam são aqueles lookzinhos sem graça preto e branco! Bom ver opções adequadas ao ambiente mais sério, porém cheios de personalidade.

  15. Naty.. adorei o post.. nao sei se vc conhece uma blogueira chamada Gi Salmazi.. ela é advogada, e os looks dela sao bem legais.. bem atuais, mas que da pra atender a formalidade de uma advogada.. pra quem quiser conhecer o blog é http://www.ouseserquemvocee.blogspot.com...
    esses dias ela esta meio off por um triste problema pessoal, mas vasculhando tem muita coisa legal por la..
    bj

  16. Nati, adoreii… muitos blogs falam sobre como se vestir, mas geralmente colocam um ou dois looks inspiradores…vc inovouu!! hehehe Colocou vários lindíssimos!! Adorei!!! um grande beijooo!
    Milena

  17. Nossa, eu amei esse blog!!! Já estou seguindo. E amei o post!

    Beijos

    http://dedodemocas.blogspot.com

  18. Adorei o post e queria dizer (infelizmente por experiência própria) que é mesmo difícil se manter “antenada” em certas ocasiões.
    Eu, por exemplo, moro em Belém (que é quente pacas… ta pela hora da morte) e estudo na universidade federal o dia todo, e tipo.. é muito difícil sair cedão de casa pegar ônibus lotado, frequentar hospital público diariamente (que nem sempre tem um ar condicionado) e ainda (UFA!!) se manter na moda.
    Fico pra morrer de ter que usar sempre a boa e velha calça jeans com sapatilha ou oxford pq não posso investir em outras opções, mas não posso fazer muito pq fica meio sem sentido eu aparecer lá toda “pronta” pra atender os pacientes do SUS e frequentar o pronto socorro, mas enfim… eu faço o que posso!!
    Claaaaro que no final de semana (na hora de sair com o gato) eu aproveito pra subir no saltão e pôr as maxi saias, os shortinhos e cia que eu to adorandooo, e ainda arrisco as blusas de manga que ficam um charme!!!

    Ufa… enfim acabei!!
    Era esse o desabafo.

    Adorei o post.
    Beijos

  19. Um dos melhores posts dos últimos tempos!! Adorei, parabéns!

  20. Nati, desculpa pela pergunta fora de contexto, mas tenho o corpo parecido com o seu. Por vezes uso 38, por vezes 36. Gostaria de saber se vc tem alguma daquelas calças enceradas da zara e se tiver qual a sua numeração nelas!! 36 ou 38?

  21. Post profissional, parabéns. Muito bem formulado. Beijo, http://www.priscilalintz.blogspot.com

  22. Adorei o post. Com certeza vai ajudar muita gente.
    Mas eu não consigo gostar de roupa social.
    Ainda bem que no meu trabalho posso usar roupas bem descontraídas. Sou engenheira civil e designer de interiores, então gosto de usar roupas meio moderninhas para mostrar para meus clientes que estou sempre antenada.
    beijos
    Bia
    http://viciodemoda.wordpress.com/

  23. Eu AMO esse blog! Além dela ser hiper moderna, é bastante clássica tb! Combinaçnao dificil de se fazer com tanta harmonia! Acompanho há bastante tempo e não deixo de entrar ao menos 3 vezes por semana!

  24. Nati, adorei o post! Muuito útil para mim! :)
    Obrigada!

  25. Ameiiii esse post, parabéns Nati, excelente texto e fotos, e dica :)
    Bjo!

  26. Nossa! Deu até vontade de trabalhar HAHA

    Não consigo, tenho que perguntar: VOCÊ É F*HITS AGORA? :O

    Beijos mil.

  27. MANDOU BEM, MUITO BEM NATY!!!!

    BEIJOSSS
    DANI
    http://www.danigarlet.com

  28. Naty, estou encatada com o bom gosto dessa moça! Nunca vi tantos looks formais/sociais tão lindos em uma apenas uma pessoa. E olha que já trabalhei em escriório de advocacia em que o dress code era bem formal/careta. Estou impressionada! Quero aprender com ela não apenas pra trabalhar, mas podemos adicionar idéias até pra outras ocasiões. Mandei o link do seu post para minhas tias olharem também. Amei a dica desse blog! Bjs;)

  29. Amei a dica! Já virei leitora do blog kkkkk

  30. Parabéns Naty,

    Excelente post!

    Beijos,

    Bia

  31. Obrigada, Naty. Comprei certo, então. Parabéns pelo blog. O seu é o melhor e vc é a blogueira mais linda!!!!!!!

  32. Nati, eu adoro os looks dela, sempre entro no blog dela!!!

    http://www.xicabrecho.blogspot.com

  33. Adorei o post. ;D

  34. Nati, já conhecia o blog, e realmente ela capricha nos looks!
    São muito inspiradores pra quem não pode ousar todo dia no ambiente de trabalho, ne? =)

    Um beijo!
    http://www.pautafeminina.blogspot.com

  35. Naty, adorei o post!!!
    Meu ambiente de trabalho é informal… mas decotes, saias e vestidos não são bem vindos… O que vc sugere? Bj!!

    1. Então ele é formal, rsrs.
      Sugiro exatamente isso que postei…Calças retas, curtas, com sobreposições… Apenas para sair do “lugar comum”
      Bjs

  36. Que post bacana Nati. Vou vasculhar o blog indicado por vc e por outras leitoras.
    Trabalhar sério ninguém merece.. não gosto mesmo, mas as vezes é super necessário e ficamos sem saber o que vestir..
    Beijos.
    http://marichedid.blogspot.com/

  37. Amei!! Como advogada, sofro muito com esse o dress code limitado de trabalho… Aliás, sofria! Hahahaha

    Bjos

  38. Parabéns pelo post Naty…amei demais!!!…E penso exatamente assim: “Vista-se para onde quer chegar, não para onde está”, o único detalhe q me deixa triste é que as vezes tbm somos julgadas pelo q vestimos néan…Ex.: Já ouvi muitas vezes que não preciso trabalhar, ou q só trabalho para comprar roupa…apenas por estar bem vestida, dá p. acreditar?? Mas deixa p. lá né…até pq a opinião dessas pessoas que nos julgam sem saber de nada é irrelevante…rsrs…But, dá vontade de dizer: Minha filha! Eu me visto de Primark e fico linda, já vc poderia se vestir inteira de Chanel que o estrago seria o mesmo…Hohoho…Sério!! O dia já valeu a pena p. mim, só por ter lido esse post. Obrigada e beijinhos ~.~

    http://www.diariodocoquefrouxo.blogspot.com

    @MissJota

  39. Oi Naty,

    Adorei o post! Dicas muito valiosas para o Dress Code!
    Beijos

  40. ADOREI O ASSUNTO ABORDADO, EU COMECEI A TRABALHAR COMO SECRETARIA, ESTAVA UM POUCO CONFUSA SOBRE OS LOOKS QUE DEVERIA USAR, AGORA JÁ TENHO UM PONTO DE Referência
    PARABÉNS PELO POST NATI. OBRIGADA E BJU.

  41. Otimo post, Nati… Parabéns!

    Comento pouco por aqui, mas saiba que o seu blog é o primeiro que eu leio todos os dias =)

    Bjos

  42. Nati, ha tempos esperava um post como esse dos blogs de moda que acompanho! OBRIGADA! bjão

  43. simplesmente amei o post pois eu vivo na correria 08:00 – sabe lá que hrs! Sem contar inúmeras viajens! É difícil se vestir para o trabalho de uma forma quando vc tem vontade de se vestir de outra…procuro sempre pelo menos nos acessórios colocar uma pitada de modernidade e ousadia!
    Bjs
    Dani
    http://besonderblog.blogspot.com/

  44. Um dos melhores posts que vi no seu blog. Parabéns!

  45. Nossa, me apaixonei pelo estilo desta moça, ela é linda demais!!!!!
    To devorando o blog dela hehehe,já tá favoritado.
    Obrigada Nati!!!
    bjussss

  46. Nossa, me apaixonei pelo estilo desta moça, ela é linda demais!!!!!
    To devorando o blog dela hehehe,já tá favoritado.
    Obrigada Nati!!!
    bjussss

  47. Nati, amei as dicas. Trabalho em um escritório e as vezes é tão difícil sair do obvio!!!!
    Adoro o blog. beijos

  48. Nati, sua linda !!!
    Sem dúvida esse foi um dos melhores posts, daqueles que fazem a pessoa despertar e parar para pensar onde quer chegar.
    Eu sou professora, NÃO GOSTO da minha profissão e confesso que ultimamente tenho me deixado levar pelo lado “down” da profissão e acabo escolhendo combinações confortáveis e nada fashion. Trabalho em uma escola particular em São Paulo, super conceituada, onde todas, ou quase todas as pofessoras, se vestem muito bem, por esse motivo eu deveria me vestir tão bem quanto elas.
    Mas acho que a partir de hoje vou fixar as frases do seu blog no meu mural, para lê-las, me inspirar e sempre ter em mente onde quero chegar.
    Obrigada por esse post. Foi brilhante !!!
    Sucesso
    Camila

  49. Nath, parabéns o post ficou muito legal! Trabalho como advogada e tenho essa dificuldade diariamente!

    Falando nisso, tu sabe se tem esse blazer branco na zara ainda? Beijos

  50. Nati, o post é bem legal e poderia passar a ser uma coluna semanal aqui no blog. Com dicas do dress code corporativo toda segunda-feira, por exemplo.

  51. Nati, que dica maravilhosa!
    Tenho esse problema também, e vou te dizer… não é fácil!
    Muito bom mesmo, só tenho que te agradecer por todas dicas maravilhosas!
    Bjão

  52. NATI, AMEI ESSE POST! PARABENS QUERIDA.

  53. NATI, AMEI ESSE POST! PARABENS QUERIDA.

  54. Just desire to say your article is as amazing. The clarity in your post is just nice and i can assume you’re an expert on this
    subject. Well with your permission let me to grab your feed
    to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the rewarding
    work.