DICAS DE VIAGEM PARA MINAS GERAIS: CIDADES HISTÓRICAS

9 de agosto de 2017

Oi, meninas. Tudo bem? Aqui é a Mari (@mariandthecity) do blog Mari and  the City. Hoje, venho com dicas de uma viagem aqui no Brasil mesmo que pode ser feita em algum feriado sem muita complicação. As cidades históricas de Minas Gerais são cheias de museus, igrejas e esculturas para serem admirados! Além disso, fazer uma viagem assim faz o viajante aproveitar os pratos da cozinha mineira e dá a chance de percorrer trilhas por paisagens cercadas por montanhas e serras para quem gosta de praticar atividades físicas em contato com a natureza.

Ouro Preto

nati-vozza-viagem-para-minas-gerais-igreja-e-serras-Ouro-Preto

Ouro Preto é a mais famosa das cidades históricas de Minas Gerais. Com ruas de pedras e arquitetura preservada pra todo lado, tem museus e igrejas que impressionam pelos detalhes e interiores banhados a ouro. Afinal, estamos falando do maior conjunto arquitetônico barroco do país! Ouro Preto exige certo preparo físico para ser percorrida a pé porque tem muitas ladeiras e, entre um museu e uma igreja, vemos bares cheios de universitários.

Mariana

nati-vozza-viagem-para-minas-gerais-igrejas-Mariana

Mariana fica grudada em Ouro Preto e não é muito difícil de ser explorada. A principal atração são suas igrejas barrocas. Fora isso, tem uma antiga mina de ouro desativada que pode ser visitada por turistas.

Tiradentes

Rua-Tiradentes

Tiradentes parece ter parado no tempo pela forma como tudo ainda está tão bem preservado! Mesmo assim, tem bons restaurantes e um calendário com muitos eventos culturais. Para quem quer apenas curtir alguns dias de tranquilidade no cenário de uma cidade histórica, é o destino mais indicado!

São João Del Rei

Igreja-de-São-Francisco-de-Assis-São-João-del-Rei

Próxima de Tiradentes, é até possível fazer a viagem de maria fumaça entre as duas cidades. São João Del Rei cresceu bastante, mas ainda preserva belas construções no seu Centro Histórico e produz artesanatos.

Congonhas

12-profetas-Congonhas

A grande atração de Congonhas é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. A Basílica, as capelas dos Passos e do Santíssimo e a Sala dos Milagres também são muito bonitas para se ver por ali, mas todas as atenções do lugar se voltam mesmo é para os 12 Profetas esculpidos em pedra sabão por Aleijadinho.

Sabará

Igreja-de-Nossa-Senhora-do-Carmo-Sabará

Sabará fica a apenas 24 km de Belo Horizonte, porém já é possível ter contato com obras de Aleijadinho nas igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo. Além disso, guarda certa riqueza arquitetônica preservada em seus casarões, chafarizes e igrejas.

Brumadinho

nati-vozza-viagem-para-minas-gerais-Ihnotim-Brumadinho

Embora não seja tão comentada entre as cidades históricas de Minas Gerais, Brumadinho também tem um Centro Histórico interessante. O destaque absoluto da cidade que atrai todos os turistas para lá, porém, é o Inhotim. Simplesmente o maior museu a céu aberto com arte contemporânea da América Latina e um passeio incrível para se fazer a partir de Belo Horizonte!

Compartilhe: