Diário Saúde: Suando a Camisa!

9 de novembro de 2011

 

 

Meninas, chegou o tão esperado dia. Hoje a Dra Jamila vai contar um pouco mais sobre os alimentos para se consumir antes e depois do treino ou qualquer atividade física.

Aproveitando, vou contar um pouco (à pedidos!) sobre minhas atividades físicas, e o que como antes e depois. Já que é esse o tema, né.

Como sabem, nunca fui fã de academia. Ia reclamando, chorando e esperneando (literalmente). Mas quando fazemos direito, com alimentação correta e etc, o “pacote todo” faz com que você veja os resultados em pouco tempo. Com isso você vai se animando e gostando da endorfina rsrs.

Bom, estou fazendo personal de 2 a 3 vezes por semana, e meu treino é funcional (não precisa de personal para isso, você podem pedir que o treino seja dessa forma, para o instrutor da academia, que você já vai) , ou seja, sempre trabalho todos os grupos musculares no mesmo dia, com pouco peso e muita repetição. Nessa fase de perda de peso, dê preferência aos exercícios de chão (não de máquina). Isso proporciona maior perda de peso. Nos intervalos dos exercícios, faço 3 minutos de esteira, também para elevar o batimento cardíaco, e ter melhor queima de gordura. (Para quem está dentro da faixa de 20 anos, o “Fat Burn” é de 130 a 160 batimentos)

Os outros dias da semana, faço esteira. Exercício aeróbico é essencial para perda de peso. Eu não corro, pois meu batimento cardíaco sobe muito, então fico sempre monitorando para ficar dentro da zona de “fat burn (que é a zona de queima de gordura/ massa gorda). Isso é super fácil de calcular e é de acordo com a idade.

Mas estou falando isso, pois muitas pessoas acreditam que para perder peso, é preciso correr, e na verdade não é nada disso. Se você não aguenta correr muito tempo, ande. Ande com passo rápido, mas ande. O batimento cardíaco de uma andada rápida é muito mais eficaz na queima de gordura, do que a corrida em sí. Isso porque a corrida eleva muito o batimento cardíaco e com isso seu corpo acaba queimando massa magra/muscular, no lugar de massa gorda. (Estou falando na linguagem leiga. Mas é isso aí.).

Todos os dias, depois do treino ou esteira, tomo uma dose de VP2 (que é batido com água). Que é Proteína Isolada e Hidrolisada, ou seja, é uma proteída de rápida absorção. Isso nada mais é, que uma alta dose de proteína, e faz com que meu corpo não queime massa magra, no meu esforço físico (quando nos exercitamos, nosso corpo precisa de energia. Por isso precisamos de Carboidrato, antes do treino. Mas com muito esforço, o nosso corpo pode começar a usar a energia do nosso músculo. E isso não é nada bom rsrs). Ele precisa ser tomado, até 30 minutos depois do treino. Eu tomo imediatamente, na academia mesmo, já que a absorção é imediata. Como eu estava com bastante flacidez (devido à quantidade de dietas malucas que fazia, e que só me resultaram em perda de massa magra) ele está sendo um amigão, não deixo de tomar 1 dia sequer.

Bom, falei MUITO! Mas vocês estavam me perguntando em todos os posts, e senti que esse post era perfeito para responder. Ah gente, falei super leiga hein, mas é na nossa linguagem, né. Mais fácil.

Agora, vou deixar a Dra Jamila, falar com vocês!

 

 

 

 

“Suando a Camisa

 

Olá pessoal! E aí, todos se alimentando muito bem?? Rs

Essa semana vamos falar de um assunto muito importante e fundamental para que os resultados da reeducação alimentar sejam alcançados e, além de corpo magro, seja conquistado saúde e disposição!

 

Como eu disse várias vezes, a prática de exercícios físicos é importantíssima a todas as pessoas, quer queiram emagrecer, ou não. Tal prática gera incontáveis benefícios e, ao longo do tempo e se feita com dedicação, se torna um hábito saudável e muito gostoso! Pra citar alguns dos benefícios sem entrar em muitos detalhes, temos a redução da temida flacidez e gordurinhas localizadas, melhora da disposição, elasticidade, sono e alimentação, melhora do funcionamento do intestino, aumento do controle do diabetes, redução do risco e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, prevenção do risco de osteoporose, aumento da força e da massa magra, além de muitos outros benefíciosque eu poderia passar um dia citando. Quando pensamos em todas essas coisas boas, sentimos até vontade de começar a nos movimentar, não é?!

 

Antes de começar e para que o exercício gere prazer e satisfação, é importante escolher o que gosta. Não é necessário se tornar um corredor de maratona ou um fisiculturista musculoso, mas se dedicar minimamente ao que escolher. Confesso que é muito difícil abandonar a inércia e a televisão pra colocar um tênis e ir pra academia, mas quando os resultados começarem a surgir o estímulo vem naturalmente. Sendo assim pode ser dança, ciclismo, caminhada, corrida, natação, luta ou yoga, o importante é se movimentar. Se a sua grana tá curta, existem soluções simples, como uma caminhada no parque, aonde você também pode andar de patins e de bicicleta, e quem sabe até arriscar uns trotes. Caso queira um treino mais completo, basta escolher a modalidade favorita e começar a se mexer! Garanto que os resultados não demorarão a aparecer.

 

E como se alimentar quando se inclui a prática de exercícios no cotidiano é um fator importante no rendimento e resultados obtidos. NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, pense em fazer exercícios sem se alimentar. Os resultados mínimos obtidos serão tonturas, falta de energia e náuseas, sem falar do desmaio. É fundamental dar o combustível pro seu corpo funcionar da melhor forma possível. Evite também refeições grandes e que “pesam” no estômago nessa hora. Se for se exercitar de manhã, por exemplo, coma uma refeição mais leve antes, contendo sempre uma fonte de carboidrato, e coma outra depois. Eu sugiro sempre evitar o leite antes do exercício, pois ele é um alimento de difícil digestibilidade e pode gerar desconfortos gástricos durante a prática. Sugiro sucos de frutas, pão integral com alguma proteína, como queijo, presunto, peito de peru e etc. Se você toma suplementos, associar o suplemento de carboidrato com o Whey protein antes do treino é uma estratégia interessante. O importante é garantir que o seu alimento seja transformado em energia de forma gradativa, garantindo que a energia seja fornecida durante todo o treino.

Procure sempre dar um intervalo médio de pelo menos 1 hora da refeição principal (café da manhã, almoço ou jantar) para iniciar o exercício, evitando assim os desconfortos gástricos e que a sua digestão e o rendimento do exercício sejam prejudicados.

 

Então, dando exemplos, os melhores alimentos a serem consumidos antes do treino são os que contenham os chamados carboidratos complexos, que demoram mais pra se transformar em glicose utilizada como combustível.  E para depois do treino, os alimentos escolhidos devem auxiliar na reposição do chamado glicogênio muscular, que foi utilizado durante o exercício, para que ocorra ganho de massa muscular e, consequentemente, maior gasto de calorias. Associar assim carboidratos com proteínas e até lipídios (gorduras) em pequena quantidade. O ideal é que se consuma pelo menos uma fruta até 30 minutos depois do exercício físico, para repor o necessário, e depois fazer uma refeição completa.  Quanto maior a porcentagem de massa muscular corporal, maior o gasto energético durante o dia, antes, durante e depois do exercício, simplesmente porque músculo necessita de mais energia (calorias!) para sua manutenção que gordurinhas! Ótimo estímulo pra começar a se exercitar já!

 

Dando exemplos, temos:

 

Antes do Exercício: Frutas e sucos, como banana, a minha favorita antes do treino, maçã, morango, etc. Eu adoro tomar um suco de banana com morango sem leite. Fica uma delícia e não pesa! Além disso, pães, biscoitos, barras de cereal, bolos. Suplementos alimentares somente se forem orientados por profissional.

 

Depois do Exercício: Sanduíches com queijo magro e peito de peru, ou ovo cozido ou mexido (fonte de proteína). Suplemento de proteína (caso já faça uso sob orientação profissional), sucos, iogurte, vitaminas. Se estiver próximo ao almoço ou jantar eu sempre prefiro priorizar a refeição completa, com arroz, feijão, uma fonte de proteína (carne de vaca, frango, ovo, peixe, ovo cozido, mexido, omelete,proteína de soja, etc) e salada, ou espaguete a bolonhesa ou com atum, frango desfiado ou a fonte de proteína que preferir. Caldos e sopas com alguma fonte de proteínas também são interessantes.

 

Sendo assim, escolham o exercício que mais agradar, mexa o corpo e vamos queimar calorias e gordurinhas!! O verão está chegando, já passou da hora de começar a se movimentar! Façam, sempre que possível, exercícios sob orientação do profissional de educação física e, pra não esquecerem nunca, dieta sob orientação de nutricionista! E já vamos pensando no biquíni novo, porque vamos arrasar nesse verão!

 

Continuem mandando comentários e e-mail com dúvidas, sugestões e o que acharem necessário, eles são sempre bem vindos! E prometo que vou tentar responder todos! Estamos muito felizes com os comentários!

 

Até semana que vem!!

 

Beijinhos

 

Jamila Vital Barbosa

Nutricionista

CRN 1-7323

(61) 9294 2431

[email protected]

 

 

Compartilhe:

85 comentários

Deixe uma resposta

  1. Amando essas diquinhas, tb estou tentando reeducar meu organismo!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

  2. sofro muito para tomar esses suplementos só batidos com água rsrs sou muito fresca pra comida/bebida..é uma torturaaaaa, tomo o meu quase chorando rsrs esse que você toma é bonzinho, nati?
    bjj
    http://trisbrasil.blogspot.com/

    1. Ele é o mais gostoso que já provei.. Posso dar uma dica?
      Use a dose inteira, batida só com meio copo de água e MUITO gelo. Assim, fica uma dose só de meio copo e você consegue tomar mais fácil.
      E o gelo é muito importante, ele alivia mto.
      Bjocas

  3. brigadão!!! vou testar assim rsrs bjj

  4. Estou adorando as dicas da nutricionista! Mas Nati, você deveria estudar um pouco pra falar sobre exercícios físicos, fat burn, etc, ou deixar que um profissional o faça… Entendo que foi uma opinião leiga, mas você acabou falando algumas besteiras..
    Enfim, adoro seu blog.
    Beijos

    1. Então me corrija.
      Apenas apontando o erro é fácil, quando queremos fazer uma crítica construtiva, nós além de apontarmos o erro, damos a solução.

      Se falei tanta besteira assim ( mesmo tendo consultado minha madrasta que é cardiologista, e minha personal que fez Educação física) me corrija… faça da sua crítica algo contrutivo, não algo maldoso, como pareceu.

      Bjs Rafaela.

    2. Naty.. nao vi no que vc pode ter falado de errado.. alias, vc falou exatamente o que ja li, e o que toso os meus professores da academia falam.. a unica coisa que vc nao comentou, é que, na maioria das vezes, é melhor fazer o aero depois da musculação….bjbj

      1. OI Cyntia,
        Mas eu nem disse nada desse tipo heheh. Até porque eu faço em dias diferentes. Só uso o aero alguns minutos do dia do treino para minha frequência subir. O que é normal, e faço com meu Personal, não por conta própria.
        Mas tks flor.
        Bjocas

    3. Sim sim amore.. vc nem falou nada.. eu que me meti mesmo..rs… alias, vc poderia falar pro seu personal tbem dar umas dicas né…rs.. nao precisa ser pots.. so dicas mesmo junto com o diario sei la..rs.. eu ia amarrrr!!!!!
      bjbj

    4. acho que o erro que ela quis dizer foi: “uma andada rápida é muito mais eficaz na queima de gordura, do que a corrida em sí. Isso porque a corrida eleva muito o batimento cardíaco e com isso seu corpo acaba queimando massa magra/muscular, no lugar de massa gorda”

      Isso não é verdade. Ou é uma meia-verdade. De fato se queima massa magra na corrida, mas como em qualquer exercício mais intenso, até na “andada”. Mas mesmo assim é pouco, ainda mais se tiver comido bem (bem, não muito) antes. O que acontece é que quanto mais intensa a corrida mais carboidrato e menos gordura você vai queimar na hora, seria um exercício mais anaeróbico. Mas não tem problema, porque a recuperação é aeróbica.

      O problema é que isso é um assunto muito polêmico, até entre especialistas. Que horas treinar, como treinar, focar só no ganho de massa, só no emagrecimento, se dá pra fazer as duas coisas simultaneamente, enfim, há muita divergência.

      Você ficou brava naty, nunca vi você reagir assim a um comentário, até assustei! hauhuahuahuhauhauhua

      adoro essa seção do blog, minha preferida!
      beijão

      1. OI Bia,

        Eu só não gostei da forma com ela falou o que queria.
        Há formas e formas de dizermos que uma pessoa está errada, concorda? A sua forma, foi sutil, educada, e eu gosto disso. Eu respondo a todos, porque gosto da nossa comunicação. Mas sou transparente, sincera e honesta.
        Eu busquei me informar, falei com cardiologista, e com minha personal, as 2 disseram isso que escrevi. Como você mesmo disse, isso é algo polêmico, pode ser que outras pessoas não concordem, mas até aí me chamar de “burra” que foi o que ela quis dizer, eu não preciso aturar, concorda?
        A sua resposta foi extremamente educada e querida, e dessa forma eu respondo com todo amor e carinho rsrs.
        Mas não é porque estou aqui, dando a cara a tapa, que preciso ser amigável com quem me desrespeita. Pois respeito é uma via de mão dupla, né?
        Mil bjsss,
        Naty

  5. Estou tentando entrar no ritmo da atividade física e alimentação mais saudável e estou adorando as dicas. Apesar de ter total pavor de academia e gostar muito de comer ehhehe!! Mas definitivamente preciso muito trabalhar minha cabeça que isso é uma coisa NECESSÁRIA!!
    bjos

    1. Vai aos poucos, e prometo que quando menos perceber, já está viciada ahaha
      Bjocas mil

  6. Nati, acho que é a primeira vez que comento aqui, mas não resisti, sou médica e não vi os erros apontados pela colega ali de cima. Dá pra saber que você buscou embasamento para as dicas. Parabéns pelo post, muito didático.

    1. Oi Vanessa,

      Obrigada, tava até dando google para ver onde falei tanta besteira hehe. Claro que falei em linguagem leiga, mas juro que procurei me informar antes de falar.
      Obrigada, viu.
      Bjo grande!
      Naty

  7. ADOREI AS DICAS NATY!!!! PRECISO TOMAR CORAGEM E VOLTAR PARA A ACADEMIA..OH PREGUIÇA! HEHE…
    E SOBRE A POSTAGEM ABAIXO… AMEI O LOOK MEGA CHARMOSO! E QUANTO MAIS LOOKS , MELHOR.. GOSTARÍAMOS DE VER ATÉ OS MAIS DIA-A-DIA ….
    UM BEIJÃO…
    http://WWW.BLOGDEMODAMESORF.BLOGSPOT.COM
    CLAU

  8. Nat, nem ligue pra essa rafaela…se ela viu tantos erros assim pq ela não os aponta? aposto q ela nem sabe oq esta falando…eu sou estudante de medicina e não notei erro nenhum no q vc escreveu, mto pelo contrario achei q vc explicou de forma simples tudo certinho! Adoro o blog e esses posts sobre saúde são ótimos!! bjinhusss

  9. Naty,

    também malho com personal de 2 a 3x por semana e com um treino bem parecido com seu! A princípio eu queria perder 5 kgs pra casar e perdi 7! Eu odiava academia mas há praticamente um ano eu frequento ( pouco ) mas frequento e já sinto peso na consciência se não for.
    O que o meu personal me passa é exatamente o que escreveu,então não se preocupe porque a RAFAELA está com invejinha das suas pernocas lindddassss!

    http://www.fashioncodebysb.blogspot.com

  10. Naty, estou super adorando o “suando a camisa”. Entrei na onda pra valer e estou acompanhando tudinho por aqui também! Estamos nessa, juntas! hahaha Também já fui adepta das dietas loucas, mas hoje, tenho mais consciência que é preciso ter cautela pra se chegar no objetivo desejado. Bom, boa sorte pra nós!!! Ahh.. A sua nutricionista é uma fofa, pois se dispôs a compartilhar conosco informações importantíssimas. Beijão e só desejo mais sucesso! ;*

  11. Ahhh.. e continua falando assim, bem simples mesmo, pois pra quem não entende de alguns termos técnicos fica mais fácil, e pra quem não entende e quer entender (RAFAELA, fica aí fazendo papel de boba! hahaha ;*

    1. Obrigada de verdade Laís!

      Se quiser sugerir temas pra posts, só dizer!! =)

      Bjs

  12. Afff…. voltei pra academia essa semana dps de 1 ano parada e 5k a mais….
    Qdo vi minhas roupas apertadas e a barriga pulando tive q voltar. E dessa vez marido indo junto comigo, tb incomodado c a barriguinha dele, e ele nunca malhou, e nem esportes praticou na vida. Com ele tem sido bem divertido pq ele é muito engraçado e qdo tô com preguiça m incentiva. E olha q hj foi o 3º dia ahsuhaus.. Estamos doídos haushuahsau, mais valendo a pena.
    Vi a alimentação básica do post anterior e foi muuuiiittttooo bom pra gente aqui. Pra comprovar q estamos no caminho certo e fazendo as coisas certinhas. Aqui em Manaus-AM tem uma variedade incrível de peixes e são deliciosos. Então estamos abusando disso heheheheh… O pão q é minha fixação, substituí pelo integral e tá ajudando muuuiiitttoooo..
    Como estou c 33 anos tenho q cuidar ainda mais, pois o metabolismo muda muito. Apesar da minha genética ser mui boa, perco medidas rápido qdo faço td certinho, mais não na velocidade de 10 anos atrás haushuahsua….
    Afff… já falei muito hasuhauhsuahus…
    Essa tag tá d+, parabéns. Valeu doutora Jamila e Nati.
    Continue com esse jeitinho maravilhoso d tratar esse espaço com a gente.

    Bjcas mil lindona.

    1. Fofa!!! Que bom, continue assim que você vai colher os frutos jajá.
      Boa sorte e fôlego heeheh

  13. Nati

    Adorei a dica do VP2 . Mas tenho uma dúvida: tem que tomar depois do treino sempre? Não pode tomar se não malhar?
    Me animei: Vou entrar no May Thai (até que enfim fui na academia fazer a matricula rsrs) !!! E esteira nos outros dias:) Musculação não gosto…
    E paralelamente vou ficar acompanhando as suas dicas e da Drª Jamila aqui no Glam. Qq dúvida perguntarei pra vcs hein hehe
    Trabalho mto o dia inteirooo e noite tb, estou precisando “desestressar”…ai tomara que eu goste rs

    Bjão e essa tag é ótima!!!

    Ge

    1. desculpe escrevi errado may thai é muay thai acabei de ler no papelzinho da academia! rs tô animada!
      bj

    2. Oi Ge,
      Eu acho que só depois do treino, Muay Thay é treino, claro.
      Só não pode em dia de ócio, sabe? É isso que aprendi, mas vou deixar a Dra Jamila falar melhor, tá?

  14. Nati.. to adorando demais esses posts.. quando estamos na vibe da malhaçao, nem sempre encontramos pessoas dispostas a conversar sobre o mesmo assunto…rs

    Queria fazer uma pergunta pra Dra… eu alguns dias, vou pra academia as 6 da manha… vc disse que é necessario comer uma hora antes.. choquei…rs,,, o maximo que consigo, é comer umas 5:45… o que eu poderia comer? alem disso, ainda nao estou suplementando, como quero emagrecer muitos kilinhos, estava com medo de suplementar e engordar…rs

    1. Se não sente fome pela manhã, tome uma vitamina ou um suco ou até uma fruta nesse horário de 5:45 e vai malhar. Eu gosto muito da banana pq ela é uma frutinha bem completinha pra essas horas.. rs
      Aí, depois do treino, faça seu café da manhã completo com fruta, carboidrato, proteínas e etc.
      Se quiser o suplemento, eu gosto do whey mesmo. Mas como eu já disse, não gosto de ficar passando receitinhas aqui pq se der alguma coisa errado a coisa fica feia pro meu lado!! rrsrsrs
      Então, procure nutricionista! É bom que vc sai com o plano alimentar perfeito pra você!!

      Bjs

  15. Segundo blog que eu entro falando de exercícios físicos e alimentação saudável… Tô começando a ficar com a consciência pesada… HAUHAUHAUHA!
    Beijinhos!

  16. Adorei as dicas!!! Já venho cuidando da alimentação e fazendo caminhadas diárias. Só fiquei com uma dúvida: por ex. se eu for caminhar as 5 da tarde, devo comer alguma coisa( fruta, barrinha) quanto tempo antes? Sendo que pelas 3 da tarde faço meu lanche da tarde. Bjks e continue com essas informações todas que estão sendo muito boas e úteis!

    1. 30 minutos antes é interessante. Se quiser pode até dividir esse lanche da tarde pra maior parte as 3 e a menor antes do treino, caso não sinta fome. Se sentir, manda ver na frutinha e caminhe feliz!

      bjs

  17. Oi Naty…faz um tempinho que não posto aqui..mas com um post ma-ra-vi-lho-so desses eu não poderia deixar de comentar. Muuito bom…é isso ai….versatilidade…afinal de contas o que adianta aprender a se vestir se não tiver com um corpinho em forma e saudável né?? Adorei as dicas..já estou fazendo acompanhamento com a nutricionista e entrei para a academia, mas confesso que depois de um mês já estava desanimada master com os dois…esse post serviu pra me dar um up na animação…Bjusss Naty…arrasou!!!!

  18. Acho muito importante esse estilo de post! Nos incentiva a cuidar não só de nossa aparência, mas também da saúde, que é o mais importante. Amei, e fiquei feliz com o teu sucesso nesse new way of life! :))

  19. Naty, sensacional este post..bem didatico e explicativo!!
    Ameii
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    twitter: @_TipsandTrends

  20. Oi Naty! Quando eu voltei pra academia, meu professor falou que meus batimentos teriam que estar nesta faixa que vc falou, dai eu desesperada fazendo esteira e meus batimentos nada de subir, eu tava desiludida hhahaha. Mas dai comentei com ele que fiz natação durante 12 anos, e ele disse que poderia influenciar, que minha resistência poderia ser maior e tal…Eu não sei, mas agora corro todos os dias, meia hora, e já emagreci 5kg, comecei ali quando vc comprou a dieta congelada lembra? ai…falei demais já!
    Mas enfim, estou adoraaaando essa tag viu, parabéns pela iniciativa e é por isso que o seu blog é o melhor =) Beijão

    1. Oi Juliana, super certo! Você é mais resistente, está mais condicionada, por isso que não sobe em uma mera andada heheh.
      Isso aí, 5kgs é muita coisa uhul!
      Bjocas e obrigada, viu

  21. adorei Naty

    hj vou mudar minha série, como quero queimar,perder a flacidez e ganhar massa magra, é quase que igual a sua.

    detalhe, as coisas que vc falou batem em tudo que minha nutricionista ( especializada em esportes), me passou. Nao esta errado nao.

    Na verdade, ele me recomendou que fizesse o aerobico ( minimo de 40m, e depois a musculação/funcional)

    Muitos acreditam que para queimar/emagrecer é preciso aerobico pos trino, mas nao, antes emagrece mais.

    Voce ja esta no seu peso?? posso saber qual sua altura e peso?? digo, pois as vezes quando vc posta as roupas fica mais facil pra gente comprar, caso seja pela internet.

    1. Oi Mirella,
      Sim, quando fazemos o aeróbico antes do treino, elevamos nossa frequência cardíaca, então nos exercícios anaeróbicos / musculação, perdemos mais peso. De novo, leigamente, é isso eheheh.
      Hoje estou com 1,61m e 53kgs. Quero chegar em 51 mas tá difícil. Isso porque estou transformando massa gorda em massa magra, e ela pesa bastante. Mas vamo que vamo, né heeheh
      Bjocas querida.

    2. isso é uma das coisas que causa muuuita divergência! aeróbico antes ou depois do treino de musculação, para emagrecer. Eu particularmente, divido. Faço 10min antes, pra aquecer e elevar os batimentos, intercalo durante (circuito), e faço mais 10min depois. No total dá uns 40min, e fica menos chato que fazer tudo de uma vez. Mas sei lá, depois do treino me parece que o seu corpo já tá fraco e pedindo comida, aí não rendo muito. Não sou formada em nada da área, mas sou uma curiosa insaciável no assunto! uhauhauhuahuhauhuahuah

  22. Oi Nati! Acesso seu Blog todos os dias! Você é linda, elegante e muito charmosa. Nunca comentei, mas este post está demais. Malho já tem algum tempo (2 anos +/-). O meu problema é que enjôo, rsrrs…muito fácil dos exercícios. Já fiz boxe, jump, pump, RPM, musculação, treino de corrida, enfim, já experimentei de tudo um pouco. Já fiz dietas mirabolantes e loucas, como toda mulher. Tenho 1,62m, 62 Kg. Gostaria de chegar na casa dos 55kgs, mas está difícil. Tenho corpo de “brasileira”, cintura fina, pernas muito grossas, quadril avantajado,rsrsrs!!!! Por favor, me dê dicas de como deixar as pernas mais torneadas e firmes!!! Neste momento estou fazendo a dieta das notas, pois assim posso comer de tudo um pouco, com moderação!
    Bom é isso!!!! Estou aguardando suas dicas!!!!
    Beijo grande!!!
    Dani?

    1. Oi Dani,
      Se eu puder dar 1 dia, é… Esqueça dietas. Esses enjôos que você sente na academia, é por causa delas, porque seu corpo está fraco e mesmo assim você está colocando ele para exercitar. Entende?
      Faça uma reeducação alimentar, em 1 mês vc já sentirá diferença, não ficará fraca na academia…
      Vou deixar a Dra Jamila responder, mas a minha dica é essa.
      Bjocas querida

    2. kkk, Nati.. olha eu me metendo..rs, pelo que entendi a amiga enjoa dos exercicios, e nao de enjoo de vomitar..kkkk.. foi o que eu entendi..

      agora fiquei curiosa na questao do aero antes ou depois.. porque veja.. o que me passaram e que eu leio é que , fazendo depois, vc ja esta a mais de 20 min consumindo energia, e assim entra na queima de gordura.. isso foi o que me passaram, e o que ando lendo… o que seu personal fala disso?? beijocas

      1. Meu marido também sempre sai enjoado da academia, e isso porque ele faz treino muito puxado e nem sempre se alimenta corretamente para isso.
        Cyntia, vou ver de fazer post sobre isso, tá?…eu tentei ajudar, passar minhas experiências e só levei alfinetada… nem sei se vou mais contar minhas experiências ehehehehe.
        Bjocas mil querida

    3. Oi Dani. vou te dizer a mesma coisa que a Nati disse, ESQUEÇA DIETAS com nomes que inventam por aí. Sério, palavra de nutricionista e de uma pessoa que fez TODAS as dietas que você imaginar na vida! Desgaste psicológico, gera stress e geralmente desaponta. A unica dieta específica que vc deve fazer é com nutricionista. Caso contrário, se quiser melhorar a sua alimentação, siga as dicas que eu dei aqui antes e faça a reeducação.

      A dieta das notas, ou dos pontos, é bem interessante pq realmente abre um leque bom pra que vc faça o que quiser com os pontos que tem. Mas ela bate exatamente na questão “será que os pontos que eles dizem são realmente necessários pra mim??”
      Eu prefiro sempre priorizar a qualidade antes das calorias. Pq você pode comer a mesma quantidade de calorias num prato de comida e numa fatia de torta. O que importa é o reflexo do que você consome depois.

      E quanto ao corpo, a dica que eu posso te dar é pra continuar tentando encontrar o exercício que te agrada. Eu procurei vários e achei o cycling (quase parecido com spinning, to viciada e dependente das minhas pedaladas. rs
      E quanto ao seu peso, avalie bem, visualmente mesmo, qual é o ideal pra você. Tenho 1,64m e meu desejo eterno era pesar 55kg. Quando cheguei lá me senti feia, com o rosto abatido, olhos fundos cintura e braços finos desproporcionais ao meu corpo. Não gostei, malhei, ganhei 1kg e pouquinho e to mt feliz e satisfeita com os meus 56 e alguns quebrados.. Sou como você, brasileiríssima, pernas grossas, quadril, bumbum avantajadinho e cintura e braços finos. Meu objetivo é manter agora o mesmo peso e, se aumentar, só em massa magra, definir e tornear mais os musculos.

      Indico o bom senso e se sentir feliz com o seu corpo SEMPRE! E claro, com muita saúde!

      Bjs

    4. ah, e sem contar que peso é muito relativo e engloba TUDO que você tem no corpo, ossos, tecidos, órgãos, água, até cabelo. Então a avaliação do peso ideal deve ser muito cuidadosa e minuciosa!

  23. Olá Nati!!!!
    Adorei este post, pois exercício físico faz parte da minha vida há 5 anos, tenho 30 anos, e aos 25 eu era um palito de dente, pesava 57Kg p 1,73m, mas a partir desta idade o metabolismo mudou e ví a ponteira da balança disparar no 65Kg, imagina né… roupas apertadas, me senti uma balofa…Kkkkk!!!
    Agora peso 62kg, tenho músculos, pouca gordura, enfim, o peso até aumenta com a musculação, mas a gordura some…Uso 38/40 e sou muito feliz com este corpo!
    Quero agradecê-la por responder meu e-mail com as dúvidas de Miami!!!! Você é muito atenciosa e eu adoro seu blog!!! Bjão

  24. Simplesmente ADOREI o post…. eu tinha pedido esse tema no post anterior e, pra mim, foi muito útil. Ainda fiquei com uma dúvida e espero que vcs possam responder…
    Quanto ao leite de soja, ele também é tão difícil de digerir quanto o leite de origem animal?
    Antes de ir para a academia eu como granola com banana e um pouquinho de leite de soja e não e me sinto mal na hora da atividade. Também é bom para fazer a vitamina, pra não ficar tão sem gosto quanto com a água somente.
    Eae, será que dá pra substituir???
    .
    Beijos Nati

    1. Olá Débora!

      A soja tem uma digestibilidade melhor que o leite de vaca sim. Na verdade os “problemas” do leite de vaca são bem maiores, e podemos até falar disso num post futuro. Na minha conduta profissional eu tento evitar ao máximo indicar leite, pela infinidade de probleminhas que ele pode causar.

      Mas além da soja (que eu também não gosto de indicar consumir todos os dias) exitem muitos leites disponíveis no mercado. Tem de arroz, aveia, amendoas, e outros, que tem sabor agradável e boa digestibilidade.

      Bjs

    2. Muito bom o post. Também gostei muito da ideia do post sobre o leite de vaca, aliás não sabia que ele pode trazer vários probleminhas. E quanto aos derivados do leite, como o iogurte? Sou viciada em iorgute com granola, até fiquei preocupada agora rsrs.
      Beijos!

  25. Adorei as dicas Nati!! Todo mundo tinha que malhar com monitor cardíaco, né? É um investimento fundamental, no meu ponto de vista. Dá para achar bons aparelhos com preço em conta. Vejo gordinhos e gordinhas se matando de correr na esteira e mal sabem eles que estão, muitas vezes, queimando músculo e não gordura. Quando sobem na balança e veem o número diminuir ficam felizes da vida achando que estão tendo bons resultados. Falo isso porque sempre fui muito magra (trauma!) e malho há 12 anos, só que sempre fiz spinning, por gosto mesmo. Nunca tive monitor cardíaco e comprei há uns 2 anos. Quando fui fazer aula e vi meus batimentos indo a 200 por minuto descobri porque não ganhava massa muscular mesmo pegando forte na musculação! Tava queimando todo o trabalho no spinning! Affff!! Agora é só musculação e uma caminhadinha leve de 10 minutos. Sempre monitorando o coração. Meu objetivo é ter pernas como as suas Nati! Hahahahaha Bjosss, adoro o blog.

    1. Lu,
      É exatamente isso. Quando os batimentos passam da “linha”, nós queimamos massa muscular. E tem muita gente por aí, correndo e correndo e não entendendo pq não emagrecem. Foi isso que quis dizer no post.
      Isso aí xuxu.
      Ahhhh, e eu quero pernas mais finas ahahah
      Bjocas linda.

  26. Adorei as dicas deste post, informativo claro, preciso e altamente acessível aos leigos como eu (massa gorda)….muito bom!!!!! Bj

  27. Adorei!!! A Dra Jamila dá ótimas dicas, falando a nossa língua, sem complicações!!!
    E ela falou tudo que eu precisava saber! Faço mta ginástica e estava me sentindo fraca, tendo um pouco de tontura durante os exercícios, e já descobri o pq! Eu não dispenso um leite com Nescau pela manhã, mas vou tirar já do meu cardápio, pq realmente fica pesando no estomago! Valeuuu,ajudou mto.
    E Naty, adorei a dica do VP2 , vou falar com a minha personal… morro de medo de tomar essas coisas, mas me pareceu mto interessante!
    bjaooo

  28. Oi meninas, tudo bem?

    Estou adorando os posts relacionados a saúde, principalmente agora que estou firme e forte na academia.

    Como sou vegetariana, sempre tenho muita dificuldade em substituir a proteína da carne nas refeições, e apesar de ser relativamente magra, nunca consegui enrigecer meu corpo. Acredito e muito que isso esteja relacionado a falta de proteína……. Bom é isso, gostaria de pedir um post especial de alimentação vegetaria x academia :)

    Obrigada.
    Bjus

  29. oiii eu quero ganha massa muscular .. to fazendo academia mais nao tenho condicao de ir numa nutricionista .. to comendo numa forma saudavel .. eu nao tenho problemas na saude .. quero saber se posso tomar depois de malhar Whey protein ?? e q quantidade .. eu peso 47 kg 1.60 cm. Obrigadaa

    1. Olá Fátima!!
      Bom, não gosto muito de fazer isso por aqui e td mais, mas assim, poder tomar vc pode. Depois do treino. como não te conheço, posso te indicar uma medida padrão de uma média de 30 a 40g, a medida indicada, com água.

      Mas Lembre-se que é uma média, não tem como especificar nada sem te conhecer!

      Beijos

  30. Naty,

    você é linda, super talentosa, carinhosa e super atenciosa com suas leitoras! Acompanho seu blog a muuuuito tempo, te sigo no twitter …enfim, te adoro! Como tambem sou mulher te entendo, nunca estamos satisfeitas, mas menina, você já esta linda linda linda e magrinha…amo suas dicas, tenho que confessar que fico com preguiçinha de comentar, mas depois de ver q vc tinha dado um tweet falando das criticas construtivas, resolvi dar uma olhada no que estava acontecendo! Minha irmã é formada em educação fisica e nutrição, perguntei pra ela e você está TOTALMENTE certa, melhor ainda, falando a nossa lingua, assim entendemos melhor! Acredito que ciritcas sempre são bem vindas para o nosso progresso e melhoria, desde que falado com educação e de forma construtiva, como vc tinha falado. Enfim, desculpa por fazer um coment grande, mas não comentava a muito tempo e te adooooooro e AMOOOO suas dicas de alimentação 😉

    beeeeeijão Naty!

  31. Nati, adorei o post de hoje!
    a cada semana vou me identificando mais e me ajuda na motivação!
    beijos linda

  32. Oi Nati….olha eu de novo!!! Eu quis dizer que enjôo dos exercícios, rsrrs. Mas tudo bem!!!! Do jeito que escrevi ficou ambíguo!!rsrsrs
    Agora quero saber: como sei a frequência máxima? Como descobrir meu “fat burn”? Tenho 31 anos!!!! Tô adorando isso aqui!!! Beijos

    Dani…S2

    1. Vamos ver se eu consigo responder! Rs

      Geralmente eu faço essas avaliações na academia. Na internet mesmo você encontra tabelas com faixas do batimento cardíaco de acordo com a idade, Mas pra saber especificamente o seu limiar aeróbio, só fazendo avaliações mesmo. E isso varia muito se você é ativa, capacidade respiratória e td mais.

      Espero que tenha acertado! rs

      Beijinhos

  33. Oi! Gostaria de saber como é feito o suco de banana com morango que a nutri indicou, nunca pensei misturar essas duas frutas, é só bater com água???
    Quanto aos batimentos cardíacos, você disse que devemos saber conforme a idade, tem algum site que informa isso?
    Obrigada!

    1. Oi Joana!
      Sim, é só bater as duas frutas! Eu geralmente vou no olho mesmo pra mim, mas geralmente dá uma média de uns 4 ou 5 morangos e uma banana prata. Quando não é época de morango eu uso a polpa de fruta mesmo, sem problemas. Eu bato com água, adooro tomar antes do treino.
      Ah, e não precisa colocar açúcar e muito menos adoçante, hein?! As duas frutas são bem doces e tem um sabor muito bom. E é bom ir se acostumando com o sabor natural das frutas, quanto menos açúcar usar em tudo, melhor. sem falar nada do adoçante né, que é artificial e faz mal.

      Bjs

  34. Adoreiii o post!Tb estou nessa maratona…Vou testar tomar esse concentrado de proteina após o treino.Quero ficar com as pernas da Nati Vozza!rs

    Bjs

  35. Naty…adorei esse post!!!

    Também quero pernas finas, o que faço? Corro, ou ando rápido na esteira? E mesmo querendo pernas finas é bom tomar proteína depois do treino?

    Beijoss

    1. OI Marianna,
      Eu acho que o certo mesmo, é você falar com o pessoal da sua academia, fazer avaliações e etc. Se você for bem condicionada, a corrida pode ser ótimo para vc. Mas isso, você precisa ver na academia, com um instrutor, e monitorando seus batimentos, ok?
      Cada corpo é um corpo xuxu.
      Bjo grande,
      Naty

  36. AHHHHHHHHHH! Então é por isso que eu perdi 1 kg de massa magra da última vez que eu fiz avaliação física na academia.. pq a bonita aqui tá fazendo spinning duas vezes por semana e meus batimentos ficam na faixa dos 180, sendo que eu tenho 23 anos e peso 47 kg! Kkkkkkk! Quero abaixar o meu percentual de gordura de 18% para 16%, como eu faço Dra. Jamila e Naty? Será q eu tenho que ficar andando na esteira? Nunca achei que fosse fazer isso! Rs! Ahh.. e eu tomo whey protein todo dia depois do treino e detalhe… vou pra academia as 6 da manhã e faço musculação pesada! =)

    Beijos!

  37. Esqueci de falar, perdi 300 gramas de massa gorda! Quero ficar sequinha, sem barriga nenhuma, help me!

  38. Oie, muito bacana as dicas da nutricionista e suas tbm Nati!
    Procuro comer um carboidrato antes do meu treino (normalmente acontece pela manhã) que acaba sendo um pão integral com cream cheese…essa é minha dúvida: Qual é o melhor substituto do “queijo magro” já que eu não moro no Brasil??? Os queijos aqui na Califórnia são MEGA gordos e confesso que ultimamente estou comendo um pãozinho francês com butter, só pra matar a saudade do Brasil e sei que não é o mais recomendável. Depois do treino como uma fruta ou um iogurte mas juro que sofro com a falta de opção no café da manhã.
    Bjsss

  39. Nati e Dra. Jamila,
    Tenho uma dúvida, minha nutricionista me receitou a proteína isolada para depois do treino, acontece que malho na hora do almoço. Então antes de malhar como alguma coisa (barra de cereais, biscoito integral, fruta, etc) e depois da academia vou para casa almoçar. Ainda assim devo tomar a proteína ou não?
    beijos

    1. Oi Mariana!!

      Pode tomar sim, assim que terminar o treino. O ideal é tomar até 30 minutos depois. Então vc toma quando sai ou no caminho pra casa e depois almoça normalmente.

      Bjs

  40. Oi meninas!
    Tenho aproveitado muitoooo esses posts. Eles são mto mais próximos da minha realidade e tem mais a ver com o que eu realmente me preocupo antes de tudo, que é saúde e bem estar do corpo =)

    Queria fazer uma pergunta: minha rotina de exercícios é bem puxada.
    2X na semana faço aula de sapateado (que é bem aeróbico) e, em seguida, pilates, o que dá 2 hrs de exercício, com 30min entre um e outro. E em outros 2 dias da semana, faço 1h30 de aula de jazz (que mistura alongamento, força e aeróbico).
    Porém, como isso sempre ocorre a noite (entre as 19h e as 22h), saio das aulas sem fome. Chego em casa e quase nunca tenho vontade de comer, e se tenho, nunca sei o que devo comer. Não sou acostumada a comer coisas mais pesadas a noite.
    Antes dos exercícios eu costumo comer 1 ou 2 frutas, com iogurte e as vezes uma bolachinha salgada. Está correto?
    E o que devo comer ao final dos exercícios??

    Muito obrigada e parabéns pela TAG Naty. Acho exceleeeeeente =)
    bjos!

    1. Olá Karin,

      É MUITO importante vc comer depois dos treinos. Seu corpo precisa repor os tecidos e a energia que vc gasta durante o treino, e se preparar pro sono. Enquanto dormimos passamos várias horas sem comer, e isso é uma situação de stress pro organismo, que gera várias reações fisiológicas que ocorrem. Se não se alimentar depois do treino vc vai se sentir fraca e não vai conseguir aproveitar o máximo que o exercício pode te oferecer, sem contar que seu ganho de massa muscular vai ficar comprometido e pode haver até perda.

      A sua alimentação de antes do treino está muito boa! Vc está abastecendo bem o corpo pras horas de exercicio. Quanto à alimentação após o treino, eu entendo perfeitamente seu caso. Também treino a noite e não sinto muita fome depois. Vc pode tomar o suplemento de proteína associado com um maltodextrina, por exemplo, e quando chegar em casa tentar comer melhor. Não sei se vai querer jantar, se vai se sentir bem. Então nesse caso poderia ser um bom sanduíche com pão integral, um queijo, atum, frango ou carne e alface e tomate, uma cenourinha. Eu tb gosto muito de fazer uma salada com uma massa integral e atum, gosto do cottage e grão de bico.

      Espero que tenha ajudado.

      Bjs

  41. Naty,
    Quero te parabenizar pelo post! Muito legal vc compartilhar suas dicas de exercícios e dieta, até pq em
    super pouco tempo vc “secou” e está com uma aparência super saudável, linda mesmo!
    Acho impressionante que ainda há quem diga que vc nao sabe do que está falando, poxa, são dicas suas, quem quiser pode seguí-las ou não, certo? Ah, não esquece de fazer um post com produtinhos para cabelos? Adooooro!
    Bjss

  42. Nati, eu acho você incrivelmente carinhosa com suas leitoras, você não pode também deixar falar o que bem entendem, e da forma que querem, sem uma resposta a nível! Se realmente valorizam o seu trabalho e a deticação que tem conosco a pessoa teria o mínimo de educação com as palavras e seria mais sutil! Mas enfim, cada um é cada um, infelizmente não podemos mudar os outros!Seria incrível né?! hahahaha mas com certeza sofreríamos mudanças também! Continue essa pessoa linda por dentro e por fora, adoro o Blog!
    Beeijos

    1. Eu sou transparente Camila hehehe. Até demais.
      Se eu sou fofa, com todas, é porque realmente sou e quero ser. Mas se algo me tira do sério, não vou fingir ser quem não sou, não é mesmo? Respondo mesmo, pois acho que respeito é uma via de mão dupla. Se faltou de um lado, não preciso abaixar a cabeça e continuar fofa. heehehehe. Eu sou assim, e quero sempre ser o mais transparente possível para vocês =)))
      Mil bjs lindona, obrigada pelas palavras carinhosas.

  43. acompanho o blog ha tempos….e pela primeira vez não resisti em comentar!
    to amando esse tema no blog e ta me motivando muito a começar a praticar alguma coisa…
    nunca fui gordinha, mas nunca fiz atividade fisica tb, tô toda molenga!!!
    valeu naty, não deixa a poeira abaixar não! queremos mto mto mto mais dicas…suas e da Dra.

    to dentro!

    1. Isso aí Thaís,
      Vamos nos mecher, melhorar nossa saúde e nos sentir bem com a gente!
      Bjocas mil

  44. oiii gente ……… amei esse assunto!! queria saber a diferenca entre whey porteina e whey isolada ?

  45. Nati e Jamila, vcs estão super de parabéns!!! Estou adorando as dicas, principalmente sobre esta de alimentação!! Estão sendo muuito válidas e super motivacionais!!! Obrigada por acrescentarem coisas boas para nós!

    E Nati, não dá bola, infelizmente interpretação não é o forte de muitas por aqui!! Tu faz a tua parte dando as tuas opiniões e as tuas dicas, se as meninas querem algo mais profissional é só elas procurarem alguém especializado no assunto, não é?! Querem as coisas a bangú e ainda ficam corneteando…assim não dá! hehehehe

    beiiiijos gurias e parabéns pelo ótimo trabalho!!

  46. Complementando a discussão mais um tipo de treino muito falado aqui no Rio para perda de gordura: intervalado.
    http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/nutricao/qual-o-melhor-treino-para-queimar-gordura/

  47. Naty,sei que já faz um tempinho do post,mas é que fiquei com dúvida no seguinte(só descobri seu blog hj e tô amando):
    Sempre achei que para emagrecer p ideal é o exercício aeróbico,mas não entendi qdo vc disse que quem fica com os batimentos cardíacos muito elevados não deve correr mas sim caminhar.Porque estou pensando em entrar num grupo de corrida e meus batimentos sobem mas só quando corro.Caminhando é bem difícil acelerá-lo.E ai??Faço o que??Porque preciso reduzir 10 kg e a endócrino que fui me aconselhou pelo menos nesta fase inicial,a priorizar os aeróbicos.Nossa escrevi demais!
    Obrigada,beijos e parabéns pelo blog,amei mesmo!

  48. AH!!E Feliz Aniversário.mil beijos,que Deus te abençoe!

  49. Oi Nati!

    É linda essa seção do blog! Além de tirar algumas dúvidas, sua determinação é gás pra todo mundo tbm!

    Sou sagitariana tbm, sei como é não aguentar ficar calada… Acho que a menina não quis te ofender, mas somando o comentário dela ao fato de vc ter corrido atrás das informações corretas antes deve ter te estressado. Podia ficar anos e anos falando do quanto é importante respirar fundo nessas horas, pra ninguém se magoar, mas em 2012 eu vou ser mais sucinta rsrsrsrsrs

    Enfim, o blog é lindo!

    Beijinhos e amor