Diário Saúde: Final de Ano em Forma!

19 de dezembro de 2011

 

Muito feliz que essa Tag voltou com tudo…

Hoje a Dra Jamila vai dar uma “mãozinha”, para a Dieta não ir por água baixo com as comidinhas de final de ano…

 

 

 

 

 

 

 

 

“Fim de ano em forma!

 

Olá meninas!! Primeiramente quero pedir desculpas pelo sumiço breve, e dizer que estamos de volta com nossos posts de saúde e alimentação! Porque o verão tá aí e ainda dá tempo de entrar no biquíni com aquele sorrisão e aquele corpão!

E como chegamos em dezembro, o mês das confraternizações, não poderíamos deixar de falar na quantidade de tentações que sofremos todos os dias com as reuniões, festas, amigos ocultos, cocktails e jantares todos os dias! Nessa época que todos confraternizam e adoram inventar uma desculpinha pra sair do trabalho mais cedo e dar aquele pulo no happy hour, o cuidado com as tentações tem que ser dobrado!!

Começando pelas confraternizações de fim de ano do trabalho, que sempre envolvem bebidinhas e comidinhas de montão, é muito importante cuidado! Todos os petiscos com queijos, fritos e massas folhadas envolvem uma quantidade excessiva de carboidratos e gorduras indesejados! Quando associados com álcool, que possui também muitas calorias (1 grama de álcool tem mais calorias que 1 grama de carboidrato!!) são certeza de calorias a mais. Tente reduzir a quantidade de álcool ingerido pra uma ou duas doses. Se quiser ainda ser mais saudável, tente limitar-se a um cálice de vinho. O vinho é bastante calórico, mas uma taça por dia auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e possui diversos fitoquímicos e alguns antioxidantes excelentes! Quanto aos petiscos, prefira os que sejam a base de tomatinhos, queijos magros, sempre que possível opte por uma salada e evite as frituras. Se a festa tiver frutas, aproveite! As frutas da época são deliciosas e leves. Tente também manter a rotina de exercícios sempre que possível. Intensifique os aeróbios e dê atenção especial à musculação, já visando a praia do verão! Rs Se os compromissos forem no horário da malhação, não desista! Tente manter a rotina por pelo menos duas vezes por semana.

Na ceia de natal ninguém que ficar sem provas as delícias, não é verdade?! Como muitas vezes acontecem os petiscos e vinhos antes da ceia, tente manter a linha com as castanhas e frutas secas! Elas são saborosas e fazem bem à saúde, mas a quantidade recomendada de castanha do Pará, por exemplo, é de 2 por dia. Elas são alimentos do grupo das oleaginosas e possuem bastante lipídios (óleos) em sua composição. Tente fazer um mix com algumas amêndoas, nozes, castanha de caju ou até pistache e avelã com passas e comê-las antes da ceia. Se preferir optar por frios, limite-se a um peito de peru e um queijo magro. Evite os queijos gordos com azeites e torradinhas com pastas. Entre as frutas secas, o ideal é limitar-se a passas (o ideal é manter uma porção com uma média de 10 unidades pra não sobrecarregar) ou damasco. Eu gosto bastante de damasco, ele é pouco calórico e pode ser ingerido sozinho ou em sobremesas ou entradinhas.

Abuse das frutas!! Ameixa e nectarina são excelentes e pouco calóricas, ricas em fibras (aumentam a sensação de saciedade a auxiliam no funcionamento do intestino) e deliciosas. Controle as uvas, pois são muito calóricas. Uma porção pode conter aproximadamente 10 unidades. Melão também é pouco calórico e ótima opção.  Mas se quiser economizar bem nas calorias, reduza as entradinhas e espere pela ceia!

Na ceia, comece pela salada pra ir reduzindo a sensação de fome. Entre os pratos principais, prefira preparações que contenham pouco molho branco ou a base de queijo e batatas. Opte pelo bacalhau em postas e evite o cremoso. Entre as aves, prefira os cortes do peito e sempre retire a pele. O salpicão é uma das coisas MAIS CALÓRICAS da ceia, portanto coma com moderação! Existem muitas receitas mais leves de salpicão light! Vou tentar coletar algumas e colocar aqui pra vocês!

Na sobremesa, tente evitar os doces. Aproveite os lindos arranjos repletos de frutas e abuse das cores e sabores! Fibras e vitaminas aos montes pra tornar seu natal mais saudável!

No dia seguinte, hidrate-se e compense os abusos da noite! Controle os panetones, que são cheios de frutas secas calóricas, além de muitos carboidratos, e prefira as frutas.

É importante manter a linha nas festas de fim de ano! São apenas dois dias que podem colocar a perder meses de esforço e de projeto! Persista nos exercícios e compense os exageros queimando calorias!

Todas as dicas dadas aqui são para tornar seu fim de ano mais leve e saboroso de maneira prática! Mas claro que, como sempre, podem colocar suas dúvidas nos comentários ou por e-mail, sempre que possível eu vou tentar responder!!

 

E então, desde já um feliz natal para todas! Saúde de mais e gordurinhas de menos!

 

Até breve!

 

Beijos!

 

Jamila Vital Barbosa

Nutricionista

CRN 1-7323

(61) 9492 2431

[email protected]

Compartilhe:

5 comentários

Deixe uma resposta

  1. Ótimas dicas!
    Já estou aqui sofrendo só de pensar nas tentações, temos que ficar atentas mesmoo!!!
    Beijos
    http://www.smooch.com.br

  2. Nossa, muito bem vinda essa tag de volta!!!
    Preocupada estava, pq em Manaus as ceias são bem calóricas ahushaushua…
    Hj msm vou perguntar o cardápio que minha amiga oferecerá no Natal e aproveitar pra dar uns pitacos pra me ajudar no dia ahsuhuahsuhaushauhs…..
    Afinal os resultados estão aparecendo e não quero perdê-los.

    Bjcas mil lindonas!!!!!

  3. É muito bom ter o supervisionamento de um nutricionista, cuidar da saúde não é brincadeira e essas “dietas milagrosas” não fazem nada bem!
    Muito legal as dicas!
    kkk’
    Beijao

    http://forallkinds.blogspot.com/

  4. Adoro a tag sobre alimentação e gostaria de saber se a cereja tbm é calórico como a uva.

  5. Adorei as dicas para as Festas, agora que entrei de férias da faculdade/estágio, comecei a comer mais certinho, estava comendo muito “porcarias”..
    Gostaria de saber, trocar os alimentos normais por light faz muito diferença?? Por exemplo, no dia a dia, nem sempre pra mim é possível consumir os light, então acabo ficando com os normais, faz muita diferença pra perder uns kilinhos? ahah