Diário Saúde: Detox Já

5 de janeiro de 2012

 

 

 

 

 

“Detox Já!!

Olá pessoal!! E aí, beberam muito no ano novo? Final de ano não dá né, são festas, encontros, happy hours e ainda vem natal e ano novo pra completar. E como é necessário tomar pelo menos uma tacinha de champagne na virada, e como é impossível resistir a um prato de natal, enfiamos o pé na jaca mesmo e curtimos sem dó. O que aconteceu em 2011, ficou em 2011.

Para recuperar seu organismo dessa farra natalina e começar o ano se sentindo leve e “limpa”, hoje vamos falar do detox, ou desintoxicação, aquela que é feita de emergência pós farras e ajuda sim, e MUITO, a recuperar o estrago e dar um gás novo pro retorno aos hábitos alimentares saudáveis. Além desse detox que falaremos aqui, também existe um plano de desintoxicação (ou destoxificação) mais completo e que é capaz de praticamente acabar com as toxinas acumuladas de anooos e transformar sua saúde. No entanto, por ser um plano muito delicado e que merece muito cuidado, só deve ser feito com acompanhamento completo de nutricionista, ok?!

A importância do detox é, além de hidratar, “limpar” o organismo e fazer tudo voltar ao funcionamento normal, auxiliar na regeneração do fígado, e pode ser feito naquele domingão pós farra que bebemos demais. O detox também não deve ser feito por muitos dias, pois restringe muito mais a alimentação que nos dias normais. Lembre-se que quanto maior a restrição, menos tempo o organismo suporta e menos deve ser feito. No máximo 1 semana para renovar o gás e continuar com a reeducação.

O primeiro ponto principal é a hidratação. Água e água de côco são aliadas na eliminação de tóxicos e ajudam a começar a faxina. Beber pelo menos 2 litros de água (como deveria ser o esperado) é especial. A água de côco, por ser um repositor hídrico natural, também pode ser usada para ajudar na eliminação das toxinas.

A alimentação nos dias de detox deve ter o objetivo de nutrir e repor os nutrientes. Um organismo não nutrido não é capaz de eliminar toxinas. Nutrientes são os principais destoxificadores do organismo. Para isso, foco principal nas frutas e hortaliças. Tente inserir pelo menos um alimento de um desses grupos em todas as refeições. Os alimentos escolhidos devem ser de fácil digestibilidade, leves e conter o máximo de nutrientes possível. Fibras sempre para regularizar o intestino novamente e nada de alimentos processados, com corantes e conservantes. Suspenda o junk food, ano novo, vida nova! Eu costumo sugerir a suspensão do consumo de leite e derivados nesses dias por serem alimentos altamente alergênicos e tóxicos. Também gosto de evitar o consumo de carne vermelha, dando preferência a peixes e carnes brancas assadas ou grelhadas. Suspenda a fritura e evite o açúcar e o adoçante. Prefira a fruta ao suco e, quando for inevitável, tome suco natural que não precisa de muito açúcar. Evite café e refrigerantes. Tome sopas de legumes (sem macarrão) e coma saladas à vontade. NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA passe fome. Lembre-se SEMPRE que nutriente entrando é toxina saindo!

Tome chás sempre que possível. Vários deles podem estimular o metabolismo, otimizando o detox e hidratando o corpo. O famoso chá verde é ótimo, além do chá de cavalinha e de gengibre e hortelã. Use chás sem medo (e sem açúcar) nesses dias.

Pratique exercícios físicos. Caminhe, pedale, corra, nade, malhe. Começe 2012 bem e se mexendo. Exercícios auxiliam e melhoram muito o metabolismo, acelerando ainda mais a eliminação das toxinas. Sue a camisa, movimente-se bem todos os dias.

Começe 2012 bem com você mesma. Estabeleça metas e objetivos reais e alcançáveis, se ame acima de qualquer coisa e faça o máximo possível pelo seu bem estar e sua saúde. A estética é conseqüência de um corpo saudável e em equilíbrio. Tenha foco e disciplina e busque sempre o melhor possível.

Que 2012 seja um ano de muita saúde e nutrido de sonhos, alegrias e esperanças. E que possamos sempre manter a boa parceria.

E comentem e tirem dúvidas!

Até breve!! =)

 

Jamila Vital Barbosa

Nutricionista

CRN 1-7323

[email protected]

(61) 9294 2431″

 

Compartilhe:

13 comentários

Deixe uma resposta

  1. Amei as dicas
    preciso emagrecer eu sempre engordo nas férias
    http://made4women.blogspot.com/

  2. To mesmo precisando de um detox, ainda estou em clima de férias, mas vamos que vamos!
    Dicas preciosas, adorei!
    Beijinhos
    http://www.smooch.com.br
    @deisedgomes

  3. Natii, adorei esse post! Alias, adoro o “diario de saúde”!!!

    http://xicabrecho.blogspot.com/

  4. Final de ano é um perigo para a saúde!
    Amei as dicas, é basicamente a mesma coisa que minha nutricionista me fala. kkk’
    Um dia eu tomo jeito! x__x
    Beijão

    http://forallkinds.blogspot.com/

  5. O fim e o início dos anos são smp assim! 2012 já começou e eu ainda to adiando minha dieta, mas depois dessa acho q vou levar mais a sério…

  6. nossaa..lendo tudo isso até me anima!! Muito legal!! Vou começar o detox djá!
    Bjuss…

  7. Nati q post legal!!! Esse seu pump ysl do post passado é confortável? Ele é lindo mas parece se desconfortável pois osalto é MTo fino!!! To errada???

    1. Ele é MTO alto, mas não é desconfortável não heheh

  8. Amei as dicas!!! Vamos aderir… Beijos.

    http://www.allsundaymorning.com.br
    http://www.lalicci.com

    @allsundaybyale
    @LalicciStore

  9. Adoro o diario de saude. Sempre muitas dicas bacanas. Nati, nao sei se voce ja contou nos comentarios antigos, mas voce conseguiu atingir sua meta de peso? E qual era mesmo a mesta? Acho que sim porque voce esta linda nas fotos e com as pernas mais longilineas e torneadas… parabens! Bjs

  10. uhuuuuuuul, até me animei lendo esse post, vou começar hoje mesmo.
    beijo meninas

  11. Estou tomando o suco detox todos os dias de manha em jejum, é muito bom. Já notei muita diferença na retenção de líquidos que eu tinha, hehe.