Diário Saúde: Começando a Reeducação Alimentar

27 de outubro de 2011

 

Girls, voltamos com a tag-sucesso! rsrs. Não esperava que vocês iriam curtir dessa forma. Estou mega animada com novas Pautas, e quero ver todo mundo saudável, hein…

Como prometido, a Dra Jamila falará um pouco mais sobre Reeducação Alimentar. Pois assim, na próxima semana, ela poderá  postar um cardápio Básico. Lembrando que o correto é vocês se consultarem com um Nutricionista e acompanhar toda o programa. Ok? Mas já estou com os próximos temas aqui comigo, e posso dizer que mal posso esperar para publicá-los rsrs.

Bom, agora é com a Dra Jamila.

 

 

 

“Começando a Reeducação Alimentar.

 

No post passado crucificamos (rsrs) as dietas da moda e aquelas que prometem milagres, e falamos da tão famosa reeducação alimentar. Com ela incluiremos atitudes saudáveis no nosso dia a dia e veremos a mudança iniciar gradativamente, e os resultados durarem pra sempre!

Mas como começar a sua reeducação alimentar?? Antes de mais nada preciso reforçar que antes de começar qualquer plano alimentar, é fundamental procurar um(a) nutricionista, hein?! Ele(a) é o profissional indicado pra te ajudar a definir a sua alimentação, baseado em vários fatores pessoais que você apresenta! Cada um tem um organismo e um estado de saúde, por isso a alimentação deve ser individualizada!

 

Vamos começar a nos reeducar?

 

A reeducação é o método mais saudável e seguro para a perda e manutenção de peso.  Com ela não há sofrimento ou fome, e, a melhor parte de tudo, N-A-D-A é proibido, mas sim quantificado adequadamente! É possível curtir aquele jantarzinho com o boy ou o happy hour com as amigas sem se sentir culpada!

 

Como o emagrecimento é gradativo, os riscos em se desenvolver estrias ou flacidez são reduzidos! Mas é essencial que sejam respeitadas as quantidades e proporções dos alimentos e suas devidas substituições.

 

O principal objetivo da reeducação alimentar é garantir que a sua alimentação está atendendo às suas necessidades nutricionais! Corpo sem comida não tem energia pra gastar calorias, e acumula essas danadas como forma de proteção, para manter seu cérebro e seus outros órgãos funcionando! Por isso passar fome não adianta. É fundamental criar hábitos alimentares saudáveis, e manter esses hábitos pelo resto da vida, pra evitar ao máximo o famoso efeito sanfona. Além disso, disciplina, motivação, comprometimento, persistência e calma são fatores chave pra alcançar o sucesso!

 

Algumas atitudes básicas que podemos tomar para começar são:

1-      Diminuir sal das preparações – Sal é um dos principais causadores da retenção hídrica. Com ingestão excessiva ele auxilia no acúmulo de líquido no corpo. Além disso, seu consumo excessivo causa aumento da pressão arterial e outros problemas.

2-      Reduzir gordura das preparações – Evitar frituras e alimentos preparados com muito óleo. 1g de gordura (Lipídios) possui 9 kcal, enquanto 1g de Carboidrato e Proteína possuem 4 kcal cada. Além dessa diferença, o consumo excessivo de gordura causa aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, entre vários outros problemas. Lembrando que os lipídios são fundamentais para o funcionamento normal do organismo, por isso não se deve retirá-los, mas sim reduzi-los e substituir a gordura ruim pela boa, trocando manteigas, margarinas e gordura animal por óleos vegetais, como o de canola, e azeite.

3-      Reduzir o açúcar da alimentação – açúcar é o principal causador do terror feminino, as celulites. Seu consumo excessivo também aumenta demais a produção de insulina, o hormônio responsável pelo aumento da captação de glicose para as células. Isso se transforma em gordurinha localizada no final das contas, e ninguém quer pneuzinhos por aí, né?! Rsrs Tente colocar menos açúcar nas bebidas, evitar sucos artificiais e refrigerantes e doces e biscoitos em geral.

4-      Substituir doces por frutas – frutas possuem mais vitaminas e minerais, menos calorias, fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e não causam celulite!! Quando in natura são refrescantes, saborosas e ótimas opções de sobremesas!

5-      Incluir hortaliças na dieta – Mesmo que todas não sejam gostosas, elas são importantes. Ricas em vitaminas e minerais, aumentam a sensação de saciedade, possuem muitas fibras pro intestino funcionar muito bem, e ajudam MUITO para se obter pele e cabelo saudáveis e fortes. Comece as principais refeições com um bom prato de salada e hortaliças cruas ou cozidas, pra reduzir a fome no prato principal. Tente molhos e temperos à base de ervas naturais, azeite, limão e vinagre e evite ao máximo os cheios de gordura. Faça um prato colorido e rico! Tente começar pelas que mais gosta e vá incluindo sabores novos gradualmente!

6-      Evite sentir fome – picos de fome levam ao consumo além do necessário de comida. E nessas horas procuramos tudo que é gostoso e engorda! Tente sempre se alimentar de 3 em 3 horas, beber bastante água (no mínimo 2L/dia) e evitar descontar sentimentos na comida! Ansiedade ou nervosismo não são motivos para sair da linha! Tenha foco e determinação!

 

Além disso, praticar exercícios físicos é FUNDAMENTAL! Auxilia no maior gasto das calorias, evita flacidez e reduz o apetite.

 

E então, prontas para se reeducar?

 

Até semana que vem!

 

Beijinhos!”

 

Jamila Vital Barbosa

Nutricionista

CRN 1-7232

(61) 9294 2431

jamilavital@gmail.com

Compartilhe:

26 comentários

Deixe uma resposta

  1. Ai mas é muito difícil, pra mim a reeducação é como se fosse dieta!
    Detesto saladas, aí sempre chega um momento que eu desisto de me forçar a comer salada e volto a comer como antes!!
    E olha que já tentei muitas vezes…

  2. Eu fiz essa reeducação alimentar com uma endocrinologista e perdi 10kg em seis meses. Mesmo ainda precisando perder +6 e tendo me descuidado nos últimos meses NÃO voltei a engordar. É melhor do que qualquer remédio!!!!
    bjks
    Mel

  3. Adorei as dicas, tenho tentado ser mais regrada e prestar mais atenção no que eu como. Tenho uma dúvida que li em um blog sobre um suco verde que as celebridades tomam. Vc indica Jamila? É esse: http://docevidafashion.blogspot.com/2011/10/suco-verde.html. Obrigada!

  4. Nossa suas dicas estão sendo ótimas para mim…realmente eu estou precisando mudar minha péssima alimentação! É difícil, mas acredito que vale um esforço, neh!!
    bjs
    Gabi

    http://www.modaeestiloonline.blogspot.com

  5. Naty e Dra. Jamila, eu tenho uma dúvida!
    Eu tenho 1,70m e estou pesando entre 68,5kg ate os 70,5kg, sei que preciso emagrecer, como sempre malhei e sou alta, não sou gorda ao vivo sabe, mas tenho aquela barriguinha saliente e as alcinhas do amor (como meu noivo diz)… E tento sempre entrar numa dieta louca e desisto pois eu sei que o que funciona é a reeducação alimentar, mas o meu maior problema é a falta de coragem, toda vez que emagreço um pouco, ou que vejo alguma coisa pra me incentivar acabo com vontade de MC! Eu sei, eu sei, peco demais!
    Mas a minha dúvida é, eu posso comer fruta o dia todo? Pois eu como 2 no café da manhã, mais umas 2 a tarde e as vezes ate a noite, ela chega a fazer mal (pro emagrecimento)? Tenho uma cota por dia de fruta?
    Beijos Naty e amoooo seu blog!!!!!
    E Obrigada Dra jamila

    1. Oi Ju!!! bom, vamos lá..
      As frutas são ótimas! Aumentam a sensação de saciedade, são bem menos calóricas que um doce ou um biscoito e são muito saborosas! Mas mesmo assim, frutas tem calorias, umas mais e outras um pouco menos. O excesso delas, consequentemente, pode prejudicar sim o emagrecimento. Posso sugerir pra vc uma fruta no café da manhã, uma fruta ou um suco no lanche da manhã, uma no lanche da tarde e uma, se quiser, antes de dormir. É bom vc variar bem as frutas, até pra não enjoar. E variar a forma, como suco, salada de frutas, fruta com aveia, frutas batidas e etc.
      É bem simples, só evitar os excessos e fica bem mais fácil!! =)

      Beijinhos!

  6. Estou adorando essas dicas da Dra.
    Ótima iniciativa Nati!!
    Bjuxx!!
    (http://eleganceporceci.blogspot.com)

  7. Muito legal essa iniciativa de vocês meninas!!! (Nati e Dra)
    De falar sobre um assunto super importante e ainda mostrar o “caminho das pedras” para o pessoal se cuidar. Tô gostando bastante!
    Adoro o blog!
    Beijos

  8. Otimas dicas, vou comecar ja!

    Dicas para acabar com as estrias no peledediva.blogspot.com

  9. Oi, Nati. Tem voce no meu blog, de novo. hehe
    Espero que voce não se importe.
    Um beijo

    http://www.priscilalintz.blogspot.com

  10. Preciso! Meu problema é no final de semana…passo a semana toda fazendo exercícios e com boa alimentação..chega no final de semana, me dou o direito de comer tudo que gosto…incluindo sorvete, chocolate..hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

  11. Naty desde que vc começou com essa história de emagrecer (desde a dieta congelada) me empolguei junto e eliminei 4kg já, estou tão feliz!!!! Vc me inspirou viu! Beijão querida

  12. Gentee to amando essa tag..
    Agora me fala.. essas barrinhas de cereias.. quais seriam as mais adequadas?.. se é que são adequadas!…

    Beijaoo!

  13. Oi Nat! Muito legal essa tag, prova que não é só de roupas que vive uma blogueira! haha
    O mais legal é que a nutri é de Bsb, aqui pertinho.

    Beijooo

  14. To adorando essa tag!
    Eu nunca fiz reeducação alimentar, mas tenho uma alimentação bem regrada. Como muitas frutas e vegetais, não tomo leite e evito carboidratos refinados.. é um ótimo começo!

  15. Oi Nati , concordo plenamente na reeducação alimentar…ngm aguenta ficar de dieta…nunca fiz dieta na vida e tenho o mesmo peso há anos!!!No meu blog eu faço algumas receitinhas gostosas e nutritivas…Hoje eu fiz uma receita com atum e creme de ricota …Deliciosa, ótima pra comer depois da academia !!! Pode comer com macarrão, como patê, ou na salada!!!Meninas postei o vídeo hj…

    http://www.marifontana.blogspot.com

    um beijinhos

  16. Adorei as dicas, fui à minha primeira consulta com nutricista esta semana e esses posts serão um grande incentivo 😉
    ;*

  17. Muito bem , Naty! Parabéns! Muito bom vc ampliar os assuntos do blog. É falar de saúde é tudo de bom.

  18. Eu também estou mega animada kkkk

  19. Nati, voce esta bem, emagreçer para quer? Minha fia ta doida é?rsrrrsrrs tudo bem que voce está preocupada com alimentação saudavel isso é super massa. Vc está super bem, eu aqui querendo ficar assim com um corpão deste. Odeio ser um palito.

  20. nossa Nathy to amando mesmo essas dicaa da Nutricionista
    vou adotar todas ou melhor tentar adotar né kkkk , relmente esses posts são de incentivo grande pra quem tem preguiça de fazer uma dieta balanceada e de praticar exercicios (: , eu tenho 18 anos e como mts besteiras de fez enquanto oeioeie vou começar a fazer academia , tenho que cuidar mas de mim né afinal entrei para fase adulta agora e esses posts sobre saúde esta me incentivando mesmo , parabéns Nathy e continue com essas dias M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S , beeeeeeeijos ;*

  21. Oi Naty,

    Além de ser leitora do blog sou nutricionista e adorei as dicas dadas pela Jamila!

    Tanto o post sobre dietas da moda quanto esse sobre reeducação alimentar tratam da alimentação como algo para melhorar o bem-estar físico e mental, ao invés de tratá-la como um meio para atingir uma mera forma física deixando de lado o papel emocional e social que o alimento assume em nossas vidas.

    Acho que seria bacana aprofundar, de maneira descontraída é claro, essa discussão sobre imagem corporal e ditadura da beleza pois muitas leitoras se demonstraram insatisfeitas com o corpo, e se sentiram ofendidas com o fato de você querer emagrecer! Acho que seria interessante propor uma reflexão sobre essa insatisfação, pra ficar claro que o que você propoe com o “Diário da Saúde” não tem nada a ver com estímulo a magreza e sim com bem-estar.

    Fica a sugestão para a Jamila, e se precisar estou a disposição!
    Parabéns pela tag!
    Um beijo!

    1. Adorei Juliana,
      Certíssima!
      Bjossss

  22. Oi Naty,

    Além de ser leitora do blog sou nutricionista e adorei as dicas dadas pela Jamila!

    Tanto o post sobre dietas da moda quanto esse sobre reeducação alimentar tratam da alimentação como algo para melhorar o bem-estar físico e mental, ao invés de tratá-la como um meio para atingir uma mera forma física deixando de lado o papel emocional e social que o alimento assume em nossas vidas.

    Acho que seria bacana aprofundar, de maneira descontraída é claro, essa discussão sobre imagem corporal e ditadura da beleza pois muitas leitoras se demonstraram insatisfeitas com o corpo, e se sentiram ofendidas com o fato de você querer emagrecer! Acho que seria interessante propor uma reflexão sobre essa insatisfação, pra ficar claro que o que você propoe com o “Diário da Saúde” não tem nada a ver com estímulo a magreza e sim com bem-estar.

    Fica a sugestão para a Jamila, e se precisar estou a disposição!
    Parabéns pela tag!
    Um beijo!

    http://www.foodcoach.com.br

  23. Oi Naty!
    Eu amei esse post sobre a reeducação alimentar esatou há 3 semanas e no começo não foi nada fácil, agora eu ja estou me acostumando e além de perder 3 kilos eu vi muita diferença na aparenci da minha pele e no cabelo é impressionante como engloba tudo.
    Me sinto bem mais feliz, durmo melhor e tenho mais disposição.
    Que esses posts não parem
    Beijos

  24. amei as dicas quero aprende mas..bjs