Diário Saúde: A Importância das Cores

17 de novembro de 2011

 

 

“Cor é vida!!

 

 

Olá Pessoal!

 

Essa semana vamos deixar a polêmica um pouquinho de lado e vamos falar das cores. Afinal de contas, não conheço uma nutricionista que seja que não diga “Coloque cor no prato! Quanto mais colorido, mais saudável!”

 

E isso é verdade! A variação de cores tem relação direta com as vitaminas presentes na sua refeição. Abusar de cores na salada é, além de bonito, saudável e saboroso! E, assim como na moda, quanto mais cores, mais vida! Então vamos aproveitar que o verão está chegando e junto com elestodas as cores vivas e alegres no vestuário, e vamos nos inspirar no prato!

Para começar, basta observar a infinidade de cores disponíveis no supermercado ao alcance da mão. Vermelho do tomate, laranja da cenoura, verde da alface, verde escuro da couve, branco do brócolis, roxo da beterraba, e muito mais. Sem falar das frutas, que também nos fornece cores lindas aos olhos.

 

A coloração dos alimentos é caracterizada pela presença de pigmentos, que são substancias que, além de colorir, garantem proteção e prevenção ao organismo diversas doenças. Cada cor fornece assim fitoquímicos que trazem benefícios e previnem doenças. Para emagrecer com saúde, misturar as cores é fundamental, pois garante um emagrecimento saudável e uma dieta com todos os nutrientes necessários.

 

Alimentos de cor laranja, como a laranja, cenoura e abóbora estimulam inteligência, são antioxidantes e possuem vitaminas A, B e C.

 

Alimentos de cor verde promovem relaxamento, e chegam até a melhorar o humor. São boa fonte antioxidante e possuem vitamina C, potássio e proteínas.

 

Alimentos amarelos, como banana e milho são ótimas fontes de carboidratos, potássio (importante para evitar câimbra), magnésio e ferro (importante para evitar anemia).

 

Os alimentos vermelhos, como morango, framboesa, acerola e goiaba, entre outros, auxiliam na melhora da pressão sanguínea. Possuem licopeno, um pigmento altamente relacionado com a prevenção de câncer, principalmente o tomate, que é altamente associado com a prevenção de câncer de próstata, e também possuem vitamina C.

 

Os alimentos roxos são ótima fonte de antioxidantes e antocianinas, que também possuem correlação com a prevenção de câncer, além de atuarem de forma positiva no processo de envelhecimento.

 

Os alimentos marrons são ricos em fibras e vitaminas E e do complexo B. Como conseqüência, atuam consideravelmente na melhora do funcionamento do intestino. Possuem atuação positiva em casos de depressão, ansiedade e também podem estar relacionados a prevenção de doenças cardiovasculares. O feijão é um ótimo representante, além das castanhas e dos cereais integrais.

 

A indicação de consumo de frutas e hortaliças para que se alcance as quantidades necessárias de vitaminas e minerais para garantir a saúde é de 5 porções por dia. Quando abusamos das cores e da variedade, se torna mais fácil, saboroso e menos monótono buscar a saúde dessa forma! Vamos começar a olhar mais para as cores dos alimentos e pensar em todos os benefícios que eles podem nos trazer, além da beleza aos olhos.

 

O ato de comer se inicia na visão e no olfato. Por isso, pratos coloridos e bem preparados, com temperos aromáticos e ervas que conferem sabor e aroma são muito importantes!

E lembrem-se, vitaminas em cápsulas ou comprimidos NÃO SUBSTITUEM os alimentos, que são mais saborosos e bem mais bonitos.

 

Vamos nos inspirar na moda e na vida e vamos colorir o nosso prato!

 

 

Até semana que vem!

 

 

 

 

Referência: “Alimentação colorida é uma perfeita “nutricolorterapia”  – Nutrição em Foco. Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/ptbr/site.php?secao=belezaesaude&pub=9293
 
VOLP, A.C.P, RENHE, I.R.T., STRINGUETA, P.C. Pigmentos Naturais Bioativos. Disponível em http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/959/786

Jamila Vital Barbosa

Nutricionista

CRN 1-7323

(61) 9294 2431

[email protected]

 

Compartilhe:

10 comentários

Deixe uma resposta

  1. Adorei, imprimi e vou colar na geladeira hahaha!
    Obrigada Naty, bju

  2. Acho que meu prato é até colorido, só falta verde nele, HAUHAUHAUHA! Será que por isso que eu ando mal-humorada ultimamente? o.O Ou seria inferno astral?
    Beijinhos!

  3. Nati, nada a ver com o tópico, mas como ficou aquela fotodepilação que você estava fazendo? Deu certo? Parou? Gostaria de saber pois estou pensando muito em fezer também, mas tenho medo dos resultados. Beijo

  4. Nati,

    Assim como a Milena acima tb imprimi esse post! Mto bom:)

    bjs querida

  5. Adoramos o seu blog,é maravilhoso,estamos sempre por aqui conferindo todas as novidades.
    Super beijos da Glorinha.
    Desejamos a vc uma ótima sexta feira.

  6. Olá tudo bem??
    Estava passeando pelos blogs por aí e conheci o seu! Adorei!!

    Flor, tenho um blog de moda, maquiagem, decoração e fotografia e um canal de beleza que está ficando super conhecido! E acho que você adoraria conhece-los!

    O canal do Youtube é http://www.youtube.com/user/blogdareh

    Se você gostar, peço que sigas meu blog e se inscreva no meu canal do Youtube! Se vc seguir não se esqueça de me avisar com um comentário no meu blog que te sigo aqui também flor!
    Meu blog NÃO é o “Viciodemenina” (esse só sou parceira) e sim é o RE-BECAH. :)
    Beeeijooos, te espero lá no

    http://re-becah.blogspot.com

  7. Adoro o blog, e os diários de saúde têm me ajudado pra melhorar a alimentação!
    Será que é demais pedir um post com dicas para sucos poderosos!? Hehehe
    Tipo os de couve+laranja+cenoura e etc..

  8. Oi meninas! =)

    queria muito saber o que vocês pensam em relação a herbalife? Você, Dtra, acha que realmente funciona? Beijos.

  9. amei o post!
    na próxima vez que for ao supermercado vou prestar mais atenção nas cores!
    uma sugestão que eu tenho…é de falar de alimentos ou receitas saudáveis sem ser frutas e verduras e iogurt…algo que a gnt possa comer no lanche, sei la!
    bjo pras duas!