DIÁRIO DE UMA MAMÃE 13 SEMANAS

25 de março de 2015

Entramos no terceiro mês, e eu estou derretida em como o Bernardo está mais esperto e sorridente. Ele é muito carinhoso, já tem um jeitinho todo meigo de olhar, todo dengoso, e eu me derreto toda, claro.

diario-nati-vozza-colikids

Ele anda descobrindo o mundo e já olha diretamente para quem está falando com ele, sabem? Segunda-feira eu resolvi parar de dar o ColiKids, por vontade própria mesmo, e me arrependo todo segundo do dia pois não sei se é coincidência ou não, Bernardo está choroso e parecendo que está com dorzinha. Muita dó. Pensei que por ele estar fazendo três meses eu poderia parar, mas acho que pensei errado. Vocês que também usam ou usaram, até quando vocês deram, me ajudem ehehe?!

Mudando de assunto…

Esses dias eu fiquei pensando sobre toda essa exposição que Bernardo sem querer já tem. Eu sempre pensei em deixar vocês participarem, pois sempre me emanaram tantas coisas boas e eu sempre me expus tanto que não acho justo chegar agora e simplesmente esconder meu filho. Eu sigo milhares de perfis de mamães e crianças no Instagram, no youtube e também blogs do tema, mas esses dias eu fiquei pensando: E quando essas crianças (incluindo meu filho!) crescerem e verem que suas vidas e seus passos foram documentados para milhões de pessoas? Tipo quando estamos vasculhando aquela caixa antiga de fotos e vemos uma constrangedora e pensamos: Poxa, mãe, pra que essa foto???? Quem nunca? Mas essa foto só havia sido mostrada para avó, tios e amigos próximos. Hoje todos os primeiros anseios, a primeira risada, a primeira papinha e inclusive com fotos do bebê todo sujinho ( que eu acho um amoooor), o primeiro xixi no piniquinho, o primeiro passo, está tudo sendo documentado e mostrado ao mundo. Essas crianças vão crescer e vão saber que são conhecidas por pessoas que elas nem imaginam quem são e que tudo isso aconteceu sem o seu consentimento.

Eu passo o dia todo vendo os vídeos, vibrando com cada nova conquista e rindo da fofura desses bebês que sigo. Pego carinho por cada um deles, sendo que eles nem mesmo sabem que eu existo. Penso que tudo isso é uma nova mudança de comportamento e que isso pode acarretar em outra nova mudança de comportamento de crianças e adolescentes, vocês também já pensaram nisso? Para toda ação tem uma reação.

Fico pensando, e se o Bernardo crescer e não gostar de tudo que eu fiz? E se ele se rebelar? E se os amiguinhos da escola souberem disso e usarem isso tudo para fazer bullying nele?

Posso estar sendo negativa, o que DE-TES-TO, mas ando pensando muito nisso tudo.

Por outro lado, quando chegar nessa fase, eles podem ter crescido em um mundo onde tudo isso seja tão normal que nem vire pauta. Pode ser, claro. Pode ser também que ele leia tudo isso e veja o amor que tinha em cada palavra e ache lindo. Pode sim, espero eu. Mas eu quero mesmo que ele seja o Bernardo, simplesmente o Bernardo, não o Bernardo filho da Nati, não o Bernardo que tinha um diário na internet, não o Bernardo que tenha milhares de fotos espalhados pela internet. Deus queira que isso seja visto apenas com olhos bons.

Não vou parar com o diário de uma mamãe, pois faço com tanto carinho e amor. Não vou parar de mostrar ele para vocês, pois vocês fazem parte da minha vida, não de apenas 1/3 dela. Continuarei firme e forte por aqui, mas essas dúvidas estão presentes em minha vida e não posso fingir que não penso nisso.

De qualquer forma, prefiro pensar que ele crescerá normalmente e achará isso tudo muito normal. Acho que tudo depende da forma e da importância que damos às coisas. De como deixamos ou não algo nos afetar. De como expomos ou de como escondemos.

Acho que é isso, nos vemos semana que vem né? Quero muito saber o que pensam sobre isso…

Mil beijos com muito carinho,

Nati e Bernardo, 3 meses

Compartilhe:

58 comentários

Deixe uma resposta

  1. Nath, acho que você não precisa se preocupar com essas coisas, não tem como ser visto com maus olhos ou até mesmo o Bernardo não gostar do que você compartilhou aqui, pois, se um dia ele tiver a chance de ler todos esses diários, verá que você sempre tratou tudo com muito amor, carinho e zelo, isso fica claro em cada palavra sua.

    Você é uma fofa, adoro te acompanhar por aqui e fico muito feliz da maneira que você compartilha a sua vida com nós e como sempre faz questão de ser transparente e sincera.

    Continua sendo essa mãe linda e com certeza, uma das minhas blogueiras favoritas!

    beijos

  2. Acho que ele vai achar super normal :) a gente ama ele Natiiii, beijos!

  3. Oi,
    Concordo c a exposição gratuita q fazem da vida, não só do bebê, mas do adulto tb. Contudo, esse não é o caso, estais dividindo registros d crescimento d uma criança linda e saudável. Não vi nenhuma foto q no futuro possa ser considerada constrangedora ou vergonhosa… Bernardo olhará p trás e dirá poxa qtas Tias babonas torceram por mim, e nunca nem me viram pessoalmente
    Bjo e segue o coração…

    1. Fofa, eu não paro nem por decreto ehehe

  4. Nati, sinceramente, acho que você se apega a coisas que não merecem o desperdício de sua energia…há coisas na vida que não podemos ter controle e uma dessas é como seu filho reagirá às suas preocupações…não só com isso, mas com muitas outras. A única certeza é que em algum momento, você terá amor, zelo, preocupação, programação e ele, ainda sim, não reagirá bem…faz parte da vida. Aja apenas com a conciência que está fazendo o que acha correto, o que não implica que será sempre o que dará certo. Beijos

    1. Mas amor, não to apegada não hehehe. Isso é diário, e eu sou uma pessoa normal, eu só sou diferente porque eu coloco para fora e milhões de pessoas lêem o que eu penso. Mas acho que todo mundo pensa pra frente, encana com alguma coisa, depois desencana, depois encana com outra… A vida é assim, não é?

  5. olá…acho que o mundo está mudado…eu encaro a exposição na internet como uma forma de pessoas queridas, que estão longe, possam acompanhar o desenvolvimento do meu filho. só não vou colocar foto dele peladinho para evitar problemas ????

  6. Oiii, minha médica recomendou dar o colikids apenas quanfo a bebe tiver cólica! E não usar diariamente ! Bjo

  7. Nati,
    Creio que uma diferença crucial é a idade da criança. Expor um bebê é diferente de expor um menino de 7 ou 8 anos que vai achar um mico a mãe falar dele na internet! Rs
    Ele vai saber que foi exposto, mas vai entender o carinho com que vc fez isso, o contexto (o blog é seu trabalho, e blogs são muito pessoais mesmo) e a receptividade da nossa parte. Ele é lindo e nós nos derretemos por ele tb!
    Mas seu texto me fez lembrar a Cris Guerra, que expôs o filho pra curar o próprio luto e com certeza ajudou muitas pessoas (e deve ajudar até hj). Em meio à tragédia, ela optou por caminhos que a reerguessem, penso eu. E com certeza o Francisco entende isso muito bem. Outro dia eu vi fotos dele com ela no blog, uma graça (e prova de que ele não se importa).
    Bjs
    P.S.: Continua o problema do seu blog atualizar a página enquanto estamos digitando e perdermos tudo. Escrevi no Word e colei aqui depois, pra garantir.

    1. Vou ver sobre o problema tá? obrigada pelas palavras queridas, mil beijos com muito carinho

  8. Oi Naty, bom acho super normal você pensar sobre essas coisas afinal é seu filho e você quer o melhor para ele. Mas tenho que dizer peguei carinho e amor pelo Bernardo. Acompanhei tudo sobre a sua gravidez, ficava esperando os diários, ver roupinhas tudo. E agora que ele nasceu fico derretida com as fotos que você posta dele, só esperando sabe. Mas se você decidir expor menos ele entenderei também pois é um direito seu, porém o Bernardo é um fofoooooooo. Beijos tudo de bom sempre.

    1. Não vou não, era só um pensamento daquela semana, essa eu já to pensando em outra coisa heheehe. Sou meio pensativa demais

    2. Só mais uma coisinha: Reparei agora que, até enquanto estamos lendo, o blog atualiza a página e volta pro início dos comentários. Aí eu me perco… rs Mas deve ser alguma coisa fácil de resolver. Bjs

  9. Oi Nati!
    Sabe, comparando com os perfis que vemos na internet, você preserva muito bem seu filho, viu?! Com relação as fotos e tal… Aqui no Diário, além do crescimento dele, acho que esse espaço serve mais para você dividir conosco seus anseios, dúvidas e alegrias, afinal, muitas que seguem o blog também são mães e com certeza têm os mesmos pensamentos que você!
    Acredito que se continuar assim, quando ele crescer, vai adorar o que você está fazendo e o quanto ele é amado <3
    Abraços!

    1. Linda, obrigada… mil beijossss

  10. Ai nati eu adoro o diario, vc eh tao sincera, e ‘sem querer’ divide tantas coisas com a gente q le e torce por vc, mas vc ta certa em preocupar-se, mas viver eh uma eterna exposicao, as pessoas palpitam de qualquer forma, expondo ou nao, iam palpitar se vc proteje tbm. tenho uma filha e sei bem q eh isso. mas vc eh muito linda e sincera. so colhera coisas boas! mta saude e felicidade pra sua familia! bjos

    1. linda, brigada de coração… beijos mil

    2. Gente Mentiraaaa!! a nati me respondeu!! q tuuddo! best friends agora! rsrs adoro vc! fa forever!! lindaa!

  11. NATI calma. Vc esta pensando nas coisas daqui 10 ou 15 anos e ate la nem sabemos como estarao as coisas, se ate os filhos dos famosos sabem conviver com isso, tenho certeza q o Bernardo sabera e ira tirar de letra.
    Veja co o exemplo a Suri, ngm nem da mais atencaop ela, especulam a vida dela mais..nem amae dela. As coisas passam, mudam… e as criancas de hj sao taooo inteligentes q vao tirar isso de letra. Aproveite agora e deixe psra pensar em daqui 10 anos qdochegar a hora.
    bj gde
    mariana

    1. Por que calma???ahahahaha isso aqui é um diário, eu sou uma pessoa normal, eu penso, eu encano, eu penso de novo, eu desencano… acho que sou humana como todos. Duvido que ninguém pense pra frente? Pense como será daqui há algum tempo?

  12. Nati, acho que vc não precisa se culpar e nem se preocupar pela exposição do Bernardo. No futuro, isso com ctza será um presente para ele, eu já havia comentado quando vc estava grávida, e volto a dizer o quanto ele vai se orgulhar quando crescer e ler cada diário!
    Ele pode até fazer careta num primeiro momento, quando souber que a vida dele foi “exposta”, mas quando ele ler tudo o que vc dividiu, desde a gravidez, COM CTZA ele vai se orgulhar demais da mãe coruja que ele tem, pq ele vai agradecer pela mãe que se dedicou e amadureceu junto com ele sem medo algum de contar isso ao mundo, muito pelo contrário, ainda com o propósito de tentar ajudar e compartilhar emoções com outras mamães ou futuras mamães que estão ou vão passar pela mesma fase!
    Continue com seus diários sem medo algum! A gente ama, sorri, vibra e chora junto com vc! é demaais! Não tenha medo da reação dele, pq com ctza os principios e valores que vcs já estão passando a ele fará ele compreender cada passo que você da como mãe, e ter muuito orgulho disso! Parabéns por esse amor, pelo Be e por ser tão transparente, nós leitoras AMAMOS isso!

    1. Que linda, muito obrigada pelo comentário tão querido e carinhoso.
      Mil beijos com muito carinho

  13. Nati, vc nunca posta fotos constrangedoras do Bernardo. Hoje em dia todas as mães postam algo uma vez ou outra, já é normal.

  14. Nati, entendo sua preocupação com isso, é natural, mas vc está fazendo algo lindo, algo bom e que te deixa feliz, além de nós tambem. Coisas boas sempre dão retornos bons… Acredite!

    1. É verdade, brigada pelo apoio… beijos com carinho

  15. Nati, esta foto do Ber é muuuuito fofa! Dá vontade de abraçar ele muito!

  16. Oi Nati,

    Tudo na vida é uma caixinha de surpresas. Se o Bernardo vai gostar ou não, só Deus para saber! Mas acho que é tanto carinho que o lindinho não vai achar ruim.

    Mas se as dúvidas chegam, é só postar menos fotinhas dele (para nossa tristeza, pois ele é um príncipe!!).

    Amo o diário e acompanho tudinho por aqui e no facebook!

    Beijos

  17. Nati, isso me lembrou a Carol (ela tem gêmeos e instagram dela é @mamaenoespelho), outro dia ela tava tirando foto dos filhos e eles pediram para parar, num outro só um quis aparecer na foto, no outro um quis participar do vídeo. Assim como cabe a ela respeitar o direito do filho de querer ou não aparecer em determinado momento, a nós cabe entendermos e respeitarmos também. Uma hora vai ser com você, um dia o Bê vai querer tirar foto, já no outro não. Hoje em dia essa exposição é muito normal, e fique tranquila, porque você expõe de uma maneira linda e super comedida. Quando ele tiver adolescente pode até reclamar por não ter gostado, mas quando for adulto e tiver acesso a tudo que você escreveu, vai te amar ainda mais, por tantas demonstrações de amor, carinho e cuidado que você tem por ele.

    1. Que bom, fico mto feliz!!! E super sigo a Carol, adoro =)

  18. Nati!! Não para não.. Como vamos ficar sem ver essa fofura toda?? Rsrs
    Ta cada dia mais lindo e as mudanças nesta idade são de babar..
    Que Deus abençoe hoje e sempre!
    Bjo!!

    1. Não vou parar não… o diário é onde eu falo sobre tudo, inclusive meus pensamentos e encanações heheh. Mas eu amo isso aqui

  19. Naty, essa característica dele ser tão meigo e amoroso pode ser já um indício de um um Baby capricorniano…vc não deve lembrar (pq tem milhões de comentários, normal..rs) mas quando vc estava com dúvidas em como seria um filho desse signo, eu cheguei a comentar que geralmente pessoas desse signo são meeeega carinhosas…
    Sobre essa questão da exposição, sabe que pensei nisso assim que engravidei…rsrs…acho que é preocupação de mãe…a gente quer proteger nossos filhotes, desde sempre…e olha que to longe de ser uma pessoa pública como vc….mas espero que continue com os diários…são uma delicia de ler e sentir que todas somos fortes e ao mesmo tempo tão frágeis, até as que de longe parecem as mais poderosas…rsrs

    1. sempre pensamos que a grama do vizinho é mais verde, não tem jeito hehehe.
      Brigada pelo comentário viu, amei

  20. Nati, eu penso demais nisso!! E olha que nem tenho meus filhos ainda minha vida não é pública! Mas eu amo psicologia, amor entender como a gente funciona e os outros também.. Há pouco tempo lendo uma pesquisa, eu vi que não é bom nem a gente mostrar as fotos que tiramos da criança para ela, agora não porque o Bernado é muito bebê, mas quando ele tivesse um pouco maior. Eu acho que essas coisas nós não vamos saber das consequências agora, somente quando essas crianças crescerem, e acho que vai ter aqueles que vão sempre se rebelar (como tem uns hoje), como aqueles que vão saber lidar, como tem gente hoje que sabe lidar. Essas coisas vão surgindo aos poucos, e hoje, o que a gente pode fazer é acreditar que tá fazendo o certo é viver em paz com isso. Eu nunca consegui chegar a uma opinião formada sobre isso, única coisa que eu acho que pode dar problemas é o exagero. A criança sentir toda hora filmada e não viver em paz sabe? Porque tem mãe que cada passo é um filme. E quanto mais cresce, mais entende das coisas e mais a gente tem que disfarçar, porém, no final, tudo da certo! Parabéns pelo Bernardo, ele tá lindo demais! Você é uma excelente mãe :) Bernardo vai sentir muito orgulho..

    1. É verdade.
      Muito obrigada pelas palavras queridas, mil beijos e obrigada pelo comentário

  21. Naty, com o diário, conhecemos mais você como pessoa, e fiquei encantada, pois, além de bonita por fora, você é uma pessoa linda por dentro: pé no chão, humilde, carinhosa, uma leoa com o Bê!!! Não sou de comentar, mais fiquei com vontade de deixar essas palavrinhas pra você: você é uma inspiração!!!
    gde beijo

    1. MUITO obrigada mesmo… mil beijos com carinho

  22. Sua fofa!!
    E esse Bernardo é a coisa mais lindo do mundo, como pode gente!!!

  23. Noooossa, ”Bernardo filho da nati”, a famosa !!

    1. Por pessoas como você que penso em parar… mas aí, vem mais milhões (sim, já que você acha que eu me acho, vou realmente me achar e falar que recebo milhões, sim milhões de leitoras por mês) de leitoras no mês e me fazem ver que você é apenas 1%, ou seja, nada =)

  24. Boa noite Nati, primeiramente, ADORO seu blog, te acho o máximo, e o que me faz amar segui-la, é o fato de você repetir peças, afinal de contas roupa não é algo descartável, rsss… isso torna seu blog algo real…. hehe. Bom vi seu comentário sobre o ColiKids, e eu soube desse remedinho através da minha vizinha que tem um bebê de 3 meses, mas li um pouco sobre ele também, e sei que ele está há pouco tempo no Brasil, e de acordo com estudos feitos para testá-lo, obtiveram um resultado de 95% de melhora nas cólicas, e acredita que também li em alguns artigos que os outros remedinhos mais populares que os médicos costumam receitar como simeticona por exemplo não apresentam nem 10% de melhora??? Tipo.. “placebo” sabe?? rsss Bom o recomendado por alguns pediatras é que a criança tome o remédio até o último dia do terceiro mês, então como o seu bebê entrou no terceiro mês por agora, seria interessante
    que ele continuasse tomando, mas enfim, tudo conversado com o pediatra dele é claro rsss.O pediatra da minha filha, disse que ele realmente é muuuuito bom, e atua mais na prevenção da cólica, fazendo com que o intestino do bebê se desenvolva melhor pois tem lactobacilos, onde
    só pode ser encontrado no leite materno. Interessante né? Desde que comecei a dar para minha filha, as colicas diminuiram bastante e hoje em especial ela simplesmente NÃO TEVE cólicas! Um beijo pra vc!!!!!!! PS: Qualquer dia desses te mando um “look da leitora” kkkkkkkk eu mesma
    desenho meus looks rsss

    1. Adorei super obrigada pelo comentário viu

  25. nati, eu adoro l.er o diario, mas vc expoe demais seu filho. asei que vive do blog, mas acho q ele nao precisa ser um realitty de sua vida. naosei o q seu marido acha, mas nao acho q vc deveria falar sobre tudo. ele e muito pequenino, deve ser preservado, sim.

    seu eu fosse ele, ficaria chateado sim… esse mundo e doido…. e muita exposicao. pense nisso. sua vida virou um big brother.,

    1. respeito sua opinião apesar de achar que você poderia falar a mesma coisa de forma diferente. Mas vejo que 98% não pensa como você, então fico feliz

  26. Nossa que triste entrar aqui e não ter seu diário, não tem como foi sua semana, se esta com alguém pra te ajudar! Peninha Nao ter nada! =( acho que tem que ficar um pouco menos preocupada com poucos coisa, saiba hoje a tecnologia é outra todo mundo esta exposto seja no face ou insta! Normal!!!

  27. Oi Naty , por favor gostaria de saber onde você comprou o forro preto e branco para o carrinho do Bê . Estou tentando encontrar um legal e achei esse ótimo .
    Bjs

  28. Nati, meu bebê está com 13 semanas e há uma semana com refluxo bem forte. O Bernardo tinha dor também? Ou vomitava e ficava tranquilo?
    Aí como eu tô sofrendo com isso. Morro de dó do meu filhote.
    Obrigada desde já!

  29. Receita do Kolikids caseiro :.

    formula da Ìtamana:
    (manusear com maos bem limpas)
    15% de oleo de girassol (sem traços de soja)
    15% de oleo de dendê
    70% de yakulte ligth (1/4 do pote)

    colocar em um vidrinho esterilizado com tampa,
    sacudir bem na hora de usar;
    guardar na porta da geladeira (Lugar frio sem exageiro).

    dar ao nenem, 0,2 ml (10 gotinhas) de manhâ e 0,2 ml de tarde. (usei uma seringa pequena “de 1 ml” sem agulha,que já tem a marcação “Coloca na marca de 20″, colocar só a pontinha, com muito cuidado entre o seio e na boquinha do nenem enquanto está mamando e dar devagarzinho) .
    Para regular a digestão no intestino, Diminuiu a cólica e xoxorô),
    Tambem dar na xuquinha, um pouco de chá de erva doce,sem açucar. sempre que possivel ,para sair os gaases.

    Minha nenem tem 1 mês , nasceu com 2,5 Kg ; Estava esticando e endurecendo as perninhas , ficando com o rosto vermelho, de tanta cólica, no momento nao tinha o remedio na regiao, e o chazinho nao estava resolvendo,
    comprei no supermercado os ingredientes.(Claro que nao é a mesma, mas procurei me basear na formulação original)

    no primeiro dia ainda sentiu colica porem mais branda, (fez bastante cocozinho) no outro dia jah acordou com sorriso, e sentiu um pouco de colica ainda, e nos dias seguintes, ela tem dormido bem a noite toda,e acorda sorrindo. acorda as 5:00 para mamar,,,

    Sempre que ela fica fazendo força para fazer o cocozinho, procuro incentivar (Faço a torcida organizada) com palavras carinhosas, mostrando para ela que ela esta fazendo a coisa certa, trabalhando o psicologico da nenem. (E quando necessario seguro as 2 perninhas dela dobradas perto do peito cuidadosamente por alguns segundos,(quase minutos) que ela solta pum e faz cocozinho tambem).
    colocar ela no braço, de barriga para baixo deixando a agua do chuveiro morninha cair no bumbum e costas tambem alivia a colica quando ela esta muito nervosa.
    outra coisa,,,,, a pediatra me falou para não deixar a bebê na cama de barriga para baixo nunca, ela pode sufocar e ficar asfixiada.
    Resumindo,com a minha nenem , tem funcionado muito bem assim. ela não está mais sentindo colicas , e está mamando muuuito por isso postei para divulgar.

  30. Ai cada comentário nada a ver, haja paciência!!
    Preocupação super normal a sua, mas dará tudo certo e o Bernardo vai sentir todo o seu amor. Bom, a dúvida q tbm tenho e q foi a sua pergunta tbm, não consegui encontrar! Até quando dar o ColiKids. Esperar a próxima consulta p perguntar. Bjo Bjo

  31. oi gostaria de saber se poso usar luftal ou semiticona com colikids